segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Fernando Calixto volta a Uberaba

O Teatro Sesi do Centro de Cultura José Maria Barra receberá, no dia 8 de fevereiro (quarta-feira), às 20h, o concerto do pianista uberabense Fernando Calixto, formado pela Universidade de Brasília (UnB) e hoje residente na Rússia, patrocinado pelo empresário paulistano Paulo Bilyk. Calixto tornou-se mestre em piano pelo Conservatório de São Petersburgo (Rússia), onde hoje cursa doutorado. Confira o repertório!

 Recital Fernando Calixto/Quarta-feira (8 de fevereiro), às 20h, no Teatro Sesiminas. Mais informações: (34) 3322-2021





Fernando Calixto atualmente cursa Doutorado em piano pelo Conservatório de São Petersburgo N.A.Rimsky Korsakov-São Petersburgo Rússia, uma das mais tradicionais instituições de ensino do mundo, e o primeiro conservatório aberto na Rússia.Mestre em piano pela mesma instituição, em maio de 2010 ele foi condecorado pelo Conservatório, com o diploma vermelho, este dado apenas aos estudantes que tem todas as notas máximas nos exames federais finais, além de uma média de 75% de notas máximas durante todo o curso.
Formou-se na classe de piano de Nadezhda Eysmont, música de câmara com Ivan Mikhailov e prática de acompanhamento com Irina Kusonskaya.
Bacharel em Piano, pela Universidade de Brasília, na classe da pianista Alla Dadaian (Rússia), onde também estudou com os professores Daniel Tarquínio e Jaci Toffano. Natural de Uberaba-MG, estudou no Conservatório Renato Frateschi, com o professor Sílvio Robazzi, e, em Frutal-MG, com Eliane Lacerda.

Em outubro de 2010 foi convidado a ministrar Máster classes na Universidade Mayor , em Santiago(Chile), aonde também se apresentou na Temporada Internacional 2010, Bicentenário Chile y el Mundo.

Em dezembro de 2010 teve seu trabalho em russo”Villa Lobos:Choros n 5 (Alma Brasileira)” publicado pelo
Conservatório de São Petersburgo.

Durante o bacharelado ainda no Brasil, fez concertos a dois pianos em parceria com Alla Dadaian (Rússia), gravou, com a soprano Della Henry (USA), o CD “Encantadas”, fez também gravações ao vivo para a TV Senado e para a Brasília Super Rádio FM.

Além de diversos prêmios em concursos de piano, recebeu também diversas bolsas integrais de estudos com a
pianista Araceli Chacon,na Fundação Magda Tagliaferro-São Paulo(Classe Professor Armando Fava Filho, e com Miguel Proença(Rio de Janeiro), com o qual se aperfeiçoou em 2005. Entre abril e julho de   2007,quando esteve na Rússia pela primeira vez apenas para estágio,após exame no conservatório, foi aceito direto no terceiro ano, fato raro naquela instituição, para continuação dos seus estudos lá. Além disso, fez concertos nas cidades de Viburg,Selenogorsko e São Petersburgo e foi convidado pela Rachmaninov Gallery para concertos, tendo feitos dois concertos solos em outubro de 2007, um com obras de Chopin e Liszt, e outro com Villa-Lobos e Rachmaninov,selando a parceria entre os dois países.

O pianista tem voltado seu repertório para os românticos e, principalmente, para os compositores russos, tendo feito, em 2006, uma série de concertos só com música russa, entre outras cidades, Teatro Nacional Cláudio Santoro (Brasília-DF) em Campos do Jordão, no “Festival dos Mellos” no qual foi artista convidado, na sala Cecília Palmério em Uberaba MG.

Atualmente, patrocinado pelo empresário paulistano Paulo Bilyk, Fernando reside na Rússia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário