domingo, 22 de julho de 2012

Gilberto Rezende lança entidade para preservar cultura popular



 Lançamento da Associação Cultural Casa do Folclore oficializa e dá prosseguimento ao trabalho de mais de quatro décadas de Gilberto Rezende para manter vivas as mais diversas manifestações folclóricas. A entidade tem o propósito de estimular as tradições e contribuir para preservar a cultura através de iniciativas particulares e de projetos incentivados.



 Na noite de lançamento, em 21 de julho de 2012, os convidados foram brindados com a apresentação dos grupos de catira Borges, Teles, Tradição, Raízes, Paulo Cury e do Corpo de Bombeiros.  Dinha Resende, em seu pronunciamento, destacou que a Associação Cultural Casa do Folclore, que preside, tem a expectativa de, além de preservar as tradições, difundir o rico patrimônio cultural da cidade e região.  "É possível continuar criança, ainda que na alma, fazendo como o nosso pai: mantendo o coração cheio de entusiasmo à base de muita transfusão cultural", disse. 
Gilberto Rezende, agente cultural raro, fez questão de evocar o nome de Wagner do Nascimento, prefeito que colocou a cultura popular como uma das prioridades de sua gestão.  Lembrou, também, dois grandes agentes culturais: Edelweiss Teixeira e Erwin Pühler, "pilares de sustentação de nossas tradições".  Gilberto salientou que a Associação nasce com o objetivo de dar continuidade aos trabalhos de inúmeros agentes culturais, bem como de proporcionar condições de destacar os valores culturais de Uberaba e região, sempre em consonância com o poder público para que a memória dos antepassados e de suas tradições possa ser sempre cultuada.
A experiência acumulada de Gilberto ao contribuir para a manutenção das tradições por meio de recursos próprios e de registros de gravações das mais diversas manifestações folclóricas, ocorridas nas últimas décadas, credencia a nova entidade para se inserir na área de projetos culturais buscando apoio aos governos municipal, estadual e federal e também recursos incentivados das organizações privadas, através da Lei de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet). Vale citar as apresentações de ópera e de Folias de Reis, no Cine Vera Cruz, e o Festival de Catiras, realizado pela Casa do Folclore, que receberam o patrocínio da Cemig e da Petrobras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário