sábado, 29 de setembro de 2012

Eustáquio Paiva: exemplo de empreendedor


Eustáquio Paiva é um nome forte e que está na história de Uberaba como uma das importantes personalidades na arte da beleza. Com uma trajetória de 22 anos, ele sabe de tudo um pouco: corte, penteado, escova, coloração, tranças, maquiagem, e por aí vai... Dificilmente seu talento passa despercebido... 

Ainda garoto, apesar de estar há mais de duas décadas na lida, este profissional merece uma homenagem jornalística. E eu me proponho a isso porque 
de cliente passei a ser amiga e admiradora dele. 

Eustáquio Paiva tinha 17 anos quando começou a trabalhar, mas em uma área completamente diferente. Bonito, bem-humorado e extremamente carismático, foi contratado pela loja O Tremendão, na época funcionando na avenida Fidélis Reis, como vendedor. Deu certo! Fazia boas vendas e era sempre muito procurado pela clientela. Um belo dia estava com um amigo, quando o famoso Cláudio Cabeleireiro convidou os dois pra fazerem um curso de corte de cabelo. O amigo desistiu, mas Eustáquio continuou. Saiu-se tão bem que deixou a loja para dedicar-se à nova arte. Mas não durou muito. Viu que financeiramente não compensava trabalhar como empregado em salão de cabeleireiro, pediu o emprego de volta na loja e foi aceito. Lá ficou por mais uns dois anos, quando desocupou um imóvel em frente à casa em que morava e decidiu retomar a atividade de cabeleireiro, desta vez, sozinho. 

Com pouco mais de 20 anos de idade, Eustáquio se encontrou na profissão e percebeu que esse era o seu dom e que permaneceria no ramo, mas com atualização permanente, ou seja, sem parar no tempo. Começou a fazer cursos nos mais variados centros de treinamento nos grandes centros. Conheceu Celso Kamura, Marco Antonio di Biaggi, Wanderlei Nunes, fez cursos com eles e outros bambambans. Foi para o exterior, fez inúmeras reciclagens e atualizações em Londres e até em Paris. 

Seu profissionalismo o transformou no número 1 em Uberaba. Chegou a patamar que jamais sonhou. É claro que esperava atingir o sucesso na profissão, mas nunca imaginou que chegaria tão longe. “Minha maior alegria é ter construído um patrimônio bacana com a força do meu trabalho”, diz. 

Do bem, Eustáquio faz questão de enfatizar, sempre, que sua história não seria tão cheia de êxito se não pudesse contar com uma equipe de profissionais competentes e muito talentosos. Ele não cita nomes, até porque ao longo de 22 anos muitos chegaram, aprenderam e alçaram voos, alguns até para o exterior. “Os que estão comigo hoje desempenham com talento e me ajudam a continuar a escrever minha história”, cita. Para quem o acompanha há tantos anos, sabe que Eustáquio é um empregador extremamente simpático, tanto quanto é exigente. Com ele a galera não brinca em serviço. 

Há 15 anos, o seu Tanoar Cabelo & Cia., em local nobre de Uberaba, rua Doutor José Ferreira, 56, é um referencial de competência. Que o digam suas belas e fieis clientes! Hoje Eustáquio está mais quieto, já não viaja tanto em busca de aprendizado. Humilde, diz que hoje ainda não sabe tudo, mas não há algo que ele tenha necessidade de aprender, porque com os anos de janela fez de tudo um pouco. Optou por centrar suas atenções ao corte, mas se vira bem em todas as áreas. “Agora só viajo quando há algo muito diferente e interessante”, revela.

Na entrada do Tanoar há painel lotado de fotos que contam um pouco da sua trajetória. No meio delas há muitas celebridades, entre elas Xuxa, então no auge da carreira como apresentadora. Lá também estão clientes anônimas belíssimas que farão parte de sua vida para sempre. Ver nos seus olhos o brilho de quem venceu com trabalho, suor e muita ralação, não tem preço!

Parabéns Eustáquio! Parabéns a você e a toda a sua equipe!






Nenhum comentário:

Postar um comentário