segunda-feira, 15 de outubro de 2012

Feira de Frankfurt 2013 homenageia Brasil



O presidente da Fundação Biblioteca Nacional e do Comitê Frankfurt 2013, Galeno Amorim, recebeu o “bastão” da Nova Zelândia, país homenageado da Feira do Livro de Frankfurt 2012. A solenidade marcou a oficialização do Brasil como o convidado de honra da feira em 2013 e o encerramento da maior feira de livros do mundo, que começou no último dia 14.
O que será feito, no ano que vem, do ponto de vista da literatura, será reflexo da multiplicidade de vozes do Brasil, ressaltou o escritor brasileiro Milton Hatoum, escolhido para representar o Brasil no momento solene. Ele leu um trecho de seu romance “Dois irmãos”, arrancando aplausos do pavilhão que estava lotado. Hatoum citou Oswald de Andrade para explicar a cultura brasileira e o conceito da participação do Brasil em 2013, “só a antropofagia nos une, devemos digerir o que há de melhor na cultura estrangeira para produzir uma cultura brasileira”.
Na cerimônia, foram anunciados os 16 grandes nomes da literatura nacional que serão homenageados na Feira de Feira de Frankfurt 2013. São eles: Ferreira Gullar (foto), poeta; Oswald de Andrade; Bernardo Carvalho; Haroldo de Campos, poeta; Clarice Lispector; Guimarães Rosa; Hilda Hilst, poeta; Mário de Andrade; Raduan Nassar; João Cabral de Melo Neto, poeta; Milton Hatoum; Manuel Bandeira, poeta; Olavo Bilac, poeta; Carlos Drummond de Andrade, poeta; João Ubaldo Ribeiro; e Machado de Assis.
Os cenógrafos e diretores Daniela Thomas e Felipe Tassara foram conhecer o pa­vilhão reservado ao país homenageado. A dupla será responsável pela criação da ocupação brasileira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário