domingo, 16 de dezembro de 2012

Língua Afiada: Tinha chegado ou tinha chego?



Há erros de uso da língua portuguesa que se tornaram populares e comuns. No entanto, é preciso evitá-los e esta é a proposta da coluna: colaborar com dicas a partir de pesquisa em publicações especializadas.


Não há regra sem “excessão”.
O certo é “exceção”.
Veja outras grafias erradas e, entre parênteses, a forma correta:

“beneficiente” (beneficente)
“previlégio” (privilégio)
“vultuoso” (vultoso)
“frustado” (frustrado)
“impecilho” (empecilho)
“entitulado” (intitulado)
“envólucro” (invólucro)

Fique atento!

Ele foi um dos que “chegou” antes.
Um dos que faz a concordância no plural:
Ele foi um dos que chegaram antes (dos que chegaram antes, ele foi um).
Era um dos que sempre vibravam com a vitória do time.

Vive  “às custas” da família.
O certo: Vive “à custa” da família.

Use também em via de, e não “em vias de”:
Espécie em via de extinção. /Trabalho em via de conclusão

O processo deu entrada “junto ao” STF.
Processo dá entrada “no” STF. Igualmente:
O jogador foi contratado do (e não “junto ao”) Milan.
Cresceu muito o prestígio do jornal entre os (e não “junto aos”) leitores.
Era grande a sua dívida com o (e não “junto ao”) banco.
A reclamação foi apresentada ao (e não “junto ao”) Procon.

Sentou “na” mesa para comer.
Sentar-se (ou sentar) em é “sentar-se em cima de” -
Normalmente você não senta em cima da mesa para comer, não é?
Veja o certo:
Sentou-se à mesa para comer. / Sentou ao piano, à máquina de escrever, ao computador.
O fato passou “desapercebido”.
O certo é:
O fato passou despercebido, não foi notado.
Desapercebido significa desprevenido
Ao meu ver.
Não ocorre artigo nestas expressões do verbo Ver. Assim:
A meu ver, A nosso ver, A seu ver

Dúvida dos leitores
Tenho alguns colegas de trabalho que sempre me corrigem quando digo que tinha chegado atrasada. Eles sempre querem que eu use tinha chego atrasada. Qual é o certo?
Luciana de Souza

“Chego” não existe, Luciana. Você está correta. O certo é:
Tinha “chegado” atrasada

O verbo “trazer” e “chegar” apresentam somente as formas regulares do particípio: trazido e chegado.
Eu tinha chego atrasada. (Errado)
Eu tinha chegado atrasada. (Certo)
Eu tinha trago minhas roupas para arrumar. (Errado)
Eu tinha trazido minhas roupas para arrumar. (Certo)

Envie sua dúvida para o e-mail rosemdutra@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário