sábado, 28 de julho de 2012

Sábado Espetacular




                                                  DJ Vinny Depp abre a noite na cidade



Balada boa é o que não falta em Uberaba, neste sábado, 28 de julho de 2012. No Caramanchão Santa Brasa tem DJ Vinny Depp, com seu bom gosto e elegância dando o play na noite que promete! Na Casa do Folclore, em área especialíssima das piscinas, a partir das 23h, a festa que comemora os 17 anos da Pró Eventos, sinônimo de qualidade em realizações consagradas pelo público de Uberaba e de fora também. Oito profissionais mostrarão talento na festa Paradise.

                                          Trio  Christian Stilck, DJ Hugo Gazola e Rodrigo Borges






O trio do projeto NICE2MEETU, formado pelo DJ e produtor Christian Stilck, DJ Hugo Gazola e o músico e percussionista Rodrigo Borges; as integrantes do projeto Blush DJ Violin, com Luiza Bernardi na pick up e Bia Cervellini ao violino, e, é claro, os DJs Fabiano, Julinho de Oliveira e Renato Carneiro. A Pró merece aplausos por sempre abrir espaço para os DJs uberabenses valorizando os talentos locais. Quer saber mais? Ligue (34) 3312 1947.

No Empório do Chopp tem Marcinho Baltazares soltando a bela voz em repertório bem cuidado e que deixa o público encantado. A banda Capitão Pinga Loca faz tributo ao Red Hot Chile Peppers. Na pista discotecagem de Roger Dubom.



                            No Weekend Club StudioPop: DJ Iran Bellato + DJ Raphael Montandon

Archimedes traz Eduardo Machado Trio


                                             Eduardo Machado traz seu trio a Uberaba

Eduardo Machado Trio é o convidado da Choperia Archimedes para a sua tradicional Segunda do Jazz, depois de amanhã, 30 de julho de 2012, a partir das 21h. Eduardo Machado (foto) começou tocar baixo aos 12 anos. Durante dois anos foi aluno do renomado baixista Celso Pixinga, no Baixo Mania. Também estudou no Bass Institute Technology/ MI, em Londres, e se formou em MPB e Jazz no Conservatório Dramático e Musical Dr. Carlos de Campos, de Tatuí. Músico profissional há 24 anos, Eduardo é dono de uma versatilidade ímpar, passando por diversos estilos musicais com destreza e musicalidade. Programa imperdível para quem curte o estilo! Até lá!

sexta-feira, 27 de julho de 2012

Poetisa de Uberaba ganha prêmio

A poetisa uberabense Oneida Matos foi indicada e teve seu nome aprovado para receber o prêmio de Destaque do Ano com o Troféu Carlos Drummond de Andrade, outorgado em Itabira (MG). A 47ª Festa de Destaques do Ano será realizada no dia 4 de agosto de 2012, a partir das 22h30, no auditório do Centro de Ensino Superior de Itabira (Censi).

 Entre os homenageados com o troféu, além de Oneida, estão inúmeras personalidades de cidades mineiras e de todo o Brasil. Parabéns!

Uberaba na Exposição de Arte das Américas


“Esmolé”, pintura de Eduardo Lima, estará presente na 1ª Exposição de Arte das Américas, que será realizada do dia 6 de setembro de 2012, no consulado argentino, na Galeria Antonio Berni, na praia de Bota fogo Nº 228 S/L no Edifício Argentina no Rio de Janeiro. A organização estará a cargo do Saber Cultural. A pintura esteve recentemente, em Uberaba, na 1ª Exposição de Arte Transcendental, na Escola Adolfo Bezerra de Menezes, ao lado de outras pinturas religiosas e algumas instalações de Arte Sacra. Parabéns!

quarta-feira, 25 de julho de 2012

Arte Explanada destaca Romantismo



A próxima edição do projeto Arte Explanada, no dia 2 de agosto, às 20h, com ingressos a R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia), vai destacar A Arte do Romantismo, em uma realização do Centro de Cultura José Maria Barra e ACUAS, com a participação do Quarteto de Cordas de Ribeirão Preto, mais um contrabaixista. No concerto interativo contando com projeções cinematográficas e músicas ao vivo, o público saberá um pouco mais sobre as manifestações artísticas do período.

Peafo expõe em agosto



A Galeria de Arte do Centro Cultural José Maria Barra/Sesiminas, no mês de agosto, sediará a exposição Inusitados, do artista plástico Pedro Afonso Ricciopo – Peafo, apresentando um trabalho instigante.Vernissage será no dia 1º e a mostra permanecerá na galeria até o dia 16 de agosto.

Sesiminas recebe Os Santimbancos


Musical inspirado no conto “Os Músicos de Bremem” recolhido pelos Irmãos Grimm e adaptado por Sergio Bardotti e Chico Buarque de Holanda, com músicas de Luiz Enriquez Bacalov, Os Saltimbancos é o programa imperdível do Centro de Cultura José Maria Barra desta quinta-feira, dia 26, às 19h, no Teatro Sesiminas, com entrada franca.  O espetáculo é apresentado pelos jovens alunos do Projeto Kabuki dos cursos de Teatro e Música, com direção geral de Helena Bueno, acompanhado pela Orquestra Homero Barreto, sob a regência de Jeziel Paiva, que assina a direção musical.

Arraial das Letras homenageia Jorge Amado



A abertura do 2º Arraial das Letras – Feira Literária de Uberaba, que homenageia o escritor Jorge Amado pelo seu centenário no dia 22 de agosto, no Teatro Augusto Cesar Vanucci, contará com a presença da agente literária e jornalista Luciana Villas-Boas (foto), em bate-papo com moderação de representante da Academia de Letras do Triângulo Mineiro. Ela foi diretora do Grupo Editorial Record nos últimos 17 anos, do qual saiu para fundar sua agência literária, com representações no Brasil e nos Estados Unidos. Antes de se dedicar ao segmento de livros, Villas-Boas trabalhou para a BBC de Londres, revista Veja, Jornal do Brasil e TV Globo. Evento realizado pela Fundação Cultural por meio de recursos da Secretaria de Estado de Cultura de Minas Gerais, prosseguirá até o dia 24, com programação gratuita, e inclui concursos literário e cultural, com inscrições abertas até o dia 5 de agosto. O jornalista, cantor e escritor infantil cearense, residente em Brasília (DF), Tino Freitas, abordará o tema Contação de Histórias e o arraial também contará com a participação do Grupo Fluistória. Confira mais no link www.uberaba.mg.gov.br/portal/acervo/fundacao_cultural/EDITAL%20CONCURSOS.doc.


segunda-feira, 23 de julho de 2012

Shopping Uberaba promove Revoada de Pipas





As férias no Shopping Uberaba ganham incremento coloridíssimo: é a Pipamania – Revoada de Pipas com José Teixeira Fraga, conhecido como Zeca das Pipas, neste fim de semana, dias 28 e 29. De acordo com a coordenadora de Marketing do Shopping Uberaba, Camila Marcela Amaral Pires, toda a estrutura do evento estará sob a responsabilidade do Rogério Izzo, e será mais um entretenimento interessante que unirá crianças e adultos para que aproveitem os últimos dias de férias.
Zeca das Pipas é considerado o maior pipeiro do Brasil com destaque internacional, como pode ser observado na reportagem publicada pelo jornal Martigues, na França (http://zecadaspipas.multiply.com/journal/item/14/14). Para Teixeira, a pipa é a mais alegre forma da expressão popular. Ao longo de quase cinco décadas, Teixeira não faz outra coisa senão pipas transformando o passatempo preferido em trabalho artesanal altamente lucrativo. E ele coleciona troféus ganhados em participações em festivais e concursos. Nos últimos tempos, depois de tantos prêmios, deixou de concorrer e passou a dedicar-se a ministrar oficinas colocando a imaginação para funcionar ao mesmo tempo em que preserva esse brinquedo milenar.

História - As pipas nasceram na China antiga. Sabe-se que por volta do ano 1200 a.C. foram utilizadas como dispositivo de sinalização militar. Os movimentos e as cores das pipas eram mensagens transmitidas à distância entre destacamentos militares. No décimo segundo século, na Europa, as crianças já brincavam com pipas. Vale a pena notar também o papel desempenhado pela pipa como aparelho de medição atmosférica. O político e inventor americano Benjamin Franklin utilizou uma pipa para investigar e inventar o para-raio. Hoje, a pipa mantém a sua popularidade entre as crianças de todas as culturas.

domingo, 22 de julho de 2012

Gilberto Rezende lança entidade para preservar cultura popular



 Lançamento da Associação Cultural Casa do Folclore oficializa e dá prosseguimento ao trabalho de mais de quatro décadas de Gilberto Rezende para manter vivas as mais diversas manifestações folclóricas. A entidade tem o propósito de estimular as tradições e contribuir para preservar a cultura através de iniciativas particulares e de projetos incentivados.



 Na noite de lançamento, em 21 de julho de 2012, os convidados foram brindados com a apresentação dos grupos de catira Borges, Teles, Tradição, Raízes, Paulo Cury e do Corpo de Bombeiros.  Dinha Resende, em seu pronunciamento, destacou que a Associação Cultural Casa do Folclore, que preside, tem a expectativa de, além de preservar as tradições, difundir o rico patrimônio cultural da cidade e região.  "É possível continuar criança, ainda que na alma, fazendo como o nosso pai: mantendo o coração cheio de entusiasmo à base de muita transfusão cultural", disse. 
Gilberto Rezende, agente cultural raro, fez questão de evocar o nome de Wagner do Nascimento, prefeito que colocou a cultura popular como uma das prioridades de sua gestão.  Lembrou, também, dois grandes agentes culturais: Edelweiss Teixeira e Erwin Pühler, "pilares de sustentação de nossas tradições".  Gilberto salientou que a Associação nasce com o objetivo de dar continuidade aos trabalhos de inúmeros agentes culturais, bem como de proporcionar condições de destacar os valores culturais de Uberaba e região, sempre em consonância com o poder público para que a memória dos antepassados e de suas tradições possa ser sempre cultuada.
A experiência acumulada de Gilberto ao contribuir para a manutenção das tradições por meio de recursos próprios e de registros de gravações das mais diversas manifestações folclóricas, ocorridas nas últimas décadas, credencia a nova entidade para se inserir na área de projetos culturais buscando apoio aos governos municipal, estadual e federal e também recursos incentivados das organizações privadas, através da Lei de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet). Vale citar as apresentações de ópera e de Folias de Reis, no Cine Vera Cruz, e o Festival de Catiras, realizado pela Casa do Folclore, que receberam o patrocínio da Cemig e da Petrobras.