sábado, 29 de setembro de 2012

Músico de Uberaba em Paris



                                                                          Rosana Vaz

O uberabense Carlos Walter, filho do saxofonista Álvaro Walter (do Grupo Chorocultura) e da artesã Giselda Walter, e ex-aluno do violonista Sérgio Ramos, realizou recital em Paris, na Maison du Brésil, na semana passada, e lançou o livro "O violão e as linguagens violonísticas do choro", um temário geral sobre o imaginário violonístico comercializado pelo Clube de Autores, nas Jornadas de Abertura da
Temporada 2012-2013, do Clube do Choro de Paris, dirigido pela pianista uberabense Maria Inês Guimarães, com apoio do Edital de Intercâmbio do Programa Música Minas, parceria entre a Secretaria de Estado de Cultura e o Fórum da Música de Minas Gerais. 
Carlos Walter ainda ministrou Oficina sobre Choro para o projeto Intercommunal Choro - L'âme de la musique brésilienne a convite do Cebramusik (Centro Eurobrasileiro de Música), localizado na 18 Rue Mozart, Antony, Île-de-France. 
                                                                                   
                                                                                             Rogério Saraiva

Tocaram com ele o trombonista Marcos Flávio, professor da Escola de Música da UFMG, e o violonista de 7 cordas Sílvio Carlos, fundador do Grupo Flor de Abacate, com quem ele montou o 13 Cordas (duo de violões criado para difundir as linguagens violonísticas do choro).




Tiê canta em Uberlândia dia 10


                                                                                                                   Daryan Dornelles

Já postei aqui sobre Tiê, cantora e compositora paulista, que está em alta nos grandes centros alcançando merecido sucesso de crítica e público. E agora recebo a excelente notícia de que ela se apresentará na região, no dia 10 de outubro de 2012, às 19h30, em show acústico e com entrada gratuita. É demais!!!! Ela é a convidada especial para fechar a terceira e última edição do ano do projeto Uberlândia Cultural, no Uberlândia Shopping. A cidade integrará a turnê do disco “A coruja e o coração”
Tiê fez grandes shows nesta turnê. Depois de se apresentar no festival SWSX, no Texas, e em Nova York, lançou o álbum em São Paulo com um show no Auditório Ibirapuera, e no Rio com uma apresentação no Teatro Rival. O segundo trabalho da cantora vem com participações de nomes como Jorge Drexler, Marcelo Jeneci, Karina Zeviani e Hélio Flanders, além de parcerias e versões de Thiago Pethit, Dorgival Dantas e Tulipa Ruiz, outra que também adoraria assistir por aqui. É de Tiê a doce voz que entoa Piscar o  olho, tema de Cida (Isabelle Drummond) na novela que terminou hoje, Cheias de Charme.

Destaque
Acompanhada apenas de violão flamenco e palmas, Tiê apresenta sua versão dramática para “Você Não Vale Nada”, clássico composto pelo músico Dorgival Dantas e popularizado pelo grupo sergipano de forró eletrônico Calcinha Preta. Em “A Coruja e o Coração“, Tiê também celebra os compositores de sua festejada geração com versões de “Só Sei Dançar Com Você”, de Tulipa Ruiz, e “Mapa-Múndi”, de Thiago Pethit. Marcelo Jeneci, outro expoente da turma de novos compositores, apresenta aqui seus dotes de instrumentista com um inspirado acordeon que redesenha a canção de Tulipa ao lado da voz da anfitriã.

Sobre Tiê
Neta de Vida Alves – atriz que protagonizou o primeiro beijo da TV brasileira, na também primeira novela nacional de TV –, a cantora cursou Relações Públicas na FAAP, estudou canto em Nova York e foi dona de um brechó/restaurante em São Paulo. Foi no Café Brechó que Tiê conheceu duas figuras importantes para sua carreira na música: Dudu Tsuda e o compositor Toquinho, com quem gravou sua primeira música e viajou por todo o Brasil e Europa em turnê antes de lançar seus álbuns.

Confira:
http://www.youtube.com/watch?v=fx-Hd5pheYk&feature=related
http://www.youtube.com/watch?v=Rhsivy3DEdM&feature=related
http://www.youtube.com/watch?v=ACaJt2Npf08&feature=related


Uberlândia Cultural – Tiê
Data: 10 de outubro 2012
Horário: 19h30
Local: Praça de Alimentação do Uberlândia Shopping
Evento Gratuito



Fonte: Serifa Comunicação

Música brasileira em destaque


                    Quarteto de Cordas com o contrabaixista convidado Diócles Ribeiro


A série Arte Explanada traz novamente ao Teatro Sesiminas Quarteto de Cordas de Ribeirão Preto, formado pelos violinistas Giliardi Reis e Fábio Baldo, o violista Jeziel Paiva e o violoncelista Arthur Villafañe para um concerto em homenagem aos compositores brasileiros que fizeram a música brasileira tornar-se reconhecida universalmente. No programa obras de Alberto Nepomuceno, Carlos Gomes, Villa-Lobos, Guerra Peixe, Tom Jobim, Pixinguinha, Mignone, entre outros. Músico convidado: Diócles Ribeiro (contrabaixo). O espetáculo será na quinta-feira, 4 de outubro de 2012, às 20h. Será uma verdadeira aula de arte no segmento artístico mais abrangente.

Mostra investiga Uberaba


A artista plástica Marlette Menezes  convida para a mostra Cartografia dos Sentidos em que expõe ao lado das talentosas Ana Rocha e Patrícia Chavda. Abertura será na quinta-feira, 4 de outubro, às 19h, na Galeria de Arte do Centro de Cultura José Maria Barra. Trabalho investiga Uberaba sob diferentes pontos de  vista. Munidas de seus instrumentos perceptivos, Ana, Marlette e Patrícia agem no território a partir de uma experimentação relato-corporal. Imperdível!





Teatro infantil invade Uberaba

                             Cia. Rogê apresentará o espetáculo Beatles das Crianças


Seis espetáculos de palco e um de rua trarão a magia do teatro para encantar crianças de todas as idades durante três dias em Uberaba, 3, 6 e 10 de outubro, no Teatro Sesiminas e na praça Jorge Frange. Trata-se da A segunda edição da MUTI – Mostra Uberabense de Teatro Infantil com programação abrangente incluindo grupos locais e vizinhos, trabalhos de cursos livres, escolas de cultura e companhias profissionais. Uma grande festa de criança, com muita arte e diversão através do mágico e transformador universo do teatro.







Praça do Quartel recebe "Minas ao Luar"


A Orquestra Jovem do Colégio Tiradentes abrirá, neste sábado, 29, às 20h30, o projeto “Minas ao Luar”, na praça Governador Magalhães Pinto, a praça do 4º Batalhão de Polícia Militar (BPM). O evento é uma realização do Serviço Social do Comércio (Sesc) e da Federação do Comércio de Minas (Fecomércio) em parceria do Sindicato do Comércio Varejista de Uberaba com a Fundação Cultural de Uberaba. 


                                                                                Lilian Macedo

A cantoria já passou por mais de 500 cidades do estado. Em 18 anos do projeto, mais de dois milhões de espectadores assistiram ao “Minas ao Luar”, que produziu dois discos. O grupo de seresteiros a se apresentar é formado pelo cavaquinista Waldir Silva e o Conjunto Musical, com participações especiais da intérprete Lívia Rosa e do guitarrista André Abi-Saber.

O “Minas ao Luar” integra o Fórum Empresarial. O evento inicia-se no sábado, às 9h, na praça do quartel com a unidade móvel de medicina preventiva do Sesc. São oferecidos serviços de aferição de pressão arterial, dosagem de glicemia capilar, avaliação de peso e altura, identificação de grupo sanguíneo e fator RH, orientações sobre saúde bucal e estilo de vida saudável. O atendimento estará disponível no sábado e de segunda-feira à quarta-feira, das 9h às 17h. No domingo, entre às 9h e 13h.

Eustáquio Paiva: exemplo de empreendedor


Eustáquio Paiva é um nome forte e que está na história de Uberaba como uma das importantes personalidades na arte da beleza. Com uma trajetória de 22 anos, ele sabe de tudo um pouco: corte, penteado, escova, coloração, tranças, maquiagem, e por aí vai... Dificilmente seu talento passa despercebido... 

Ainda garoto, apesar de estar há mais de duas décadas na lida, este profissional merece uma homenagem jornalística. E eu me proponho a isso porque 
de cliente passei a ser amiga e admiradora dele. 

Eustáquio Paiva tinha 17 anos quando começou a trabalhar, mas em uma área completamente diferente. Bonito, bem-humorado e extremamente carismático, foi contratado pela loja O Tremendão, na época funcionando na avenida Fidélis Reis, como vendedor. Deu certo! Fazia boas vendas e era sempre muito procurado pela clientela. Um belo dia estava com um amigo, quando o famoso Cláudio Cabeleireiro convidou os dois pra fazerem um curso de corte de cabelo. O amigo desistiu, mas Eustáquio continuou. Saiu-se tão bem que deixou a loja para dedicar-se à nova arte. Mas não durou muito. Viu que financeiramente não compensava trabalhar como empregado em salão de cabeleireiro, pediu o emprego de volta na loja e foi aceito. Lá ficou por mais uns dois anos, quando desocupou um imóvel em frente à casa em que morava e decidiu retomar a atividade de cabeleireiro, desta vez, sozinho. 

Com pouco mais de 20 anos de idade, Eustáquio se encontrou na profissão e percebeu que esse era o seu dom e que permaneceria no ramo, mas com atualização permanente, ou seja, sem parar no tempo. Começou a fazer cursos nos mais variados centros de treinamento nos grandes centros. Conheceu Celso Kamura, Marco Antonio di Biaggi, Wanderlei Nunes, fez cursos com eles e outros bambambans. Foi para o exterior, fez inúmeras reciclagens e atualizações em Londres e até em Paris. 

Seu profissionalismo o transformou no número 1 em Uberaba. Chegou a patamar que jamais sonhou. É claro que esperava atingir o sucesso na profissão, mas nunca imaginou que chegaria tão longe. “Minha maior alegria é ter construído um patrimônio bacana com a força do meu trabalho”, diz. 

Do bem, Eustáquio faz questão de enfatizar, sempre, que sua história não seria tão cheia de êxito se não pudesse contar com uma equipe de profissionais competentes e muito talentosos. Ele não cita nomes, até porque ao longo de 22 anos muitos chegaram, aprenderam e alçaram voos, alguns até para o exterior. “Os que estão comigo hoje desempenham com talento e me ajudam a continuar a escrever minha história”, cita. Para quem o acompanha há tantos anos, sabe que Eustáquio é um empregador extremamente simpático, tanto quanto é exigente. Com ele a galera não brinca em serviço. 

Há 15 anos, o seu Tanoar Cabelo & Cia., em local nobre de Uberaba, rua Doutor José Ferreira, 56, é um referencial de competência. Que o digam suas belas e fieis clientes! Hoje Eustáquio está mais quieto, já não viaja tanto em busca de aprendizado. Humilde, diz que hoje ainda não sabe tudo, mas não há algo que ele tenha necessidade de aprender, porque com os anos de janela fez de tudo um pouco. Optou por centrar suas atenções ao corte, mas se vira bem em todas as áreas. “Agora só viajo quando há algo muito diferente e interessante”, revela.

Na entrada do Tanoar há painel lotado de fotos que contam um pouco da sua trajetória. No meio delas há muitas celebridades, entre elas Xuxa, então no auge da carreira como apresentadora. Lá também estão clientes anônimas belíssimas que farão parte de sua vida para sempre. Ver nos seus olhos o brilho de quem venceu com trabalho, suor e muita ralação, não tem preço!

Parabéns Eustáquio! Parabéns a você e a toda a sua equipe!






terça-feira, 25 de setembro de 2012

Festival homenageia Milton Nascimento



                                Final terá show de Milton Nascimento em Itapetininga 

Até o dia 10 de outubro, o SESI-SP recebe inscrições para o Festival Ars Brasilis SESI-SP, concurso inédito de âmbito nacional voltado para arranjadores instrumentais. A competição, que homenageará o cantor e compositor Milton Nascimento, é direcionada a estudantes e músicos (arranjadores e regentes), industriários e comunidade em geral de todo o Brasil com idade a partir de 18 anos.
A programação do festival, que acontecerá de 26 de novembro a 1º de dezembro no SESI Itapetininga (170 km de São Paulo), inclui apresentações musicais, debates, oficinas e workshops. Todas as atividades são abertas ao público e gratuitas. A grande final acontece no dia 1º de dezembro com show de encerramento de Milton Nascimento – que em 2012 comemora 50 anos de carreira, 70 anos de vida e 40 anos do movimento musical mineiro Clube da Esquina.
A ficha de inscrição, formulários e o regulamento do concurso estão disponíveis no site www.sesisp.org.br/cultura/editais.

Dudu Viana toca no Archi



No dia 1º de outubro, o ótimo pianista, compositor e produtor Dudu Viana é o convidado do Archimedes Choperia, em Uberaba, para a Segunda Jazz, programa imperdível para quem aprecia o estilo. Saulo Kikuchi conta que Dudu já tocou ao lado de Hermeto Pascoal, Marcelo Martins, Dudu lima, Stanley Jordan, Paulinho Trompete, Mamão (Azimuth), Marcio Bahia, Jean Pierre Zanela, Marcos Suzano e Orquestra Rio Jazz.
Em 2009, Dudu participou da peça Filhos do Brasil da Cia. Mulungo de Oswaldo Montenegro que ganhou seis premiações na 16ª edição do Festival de Teatro do Rio, nas categorias de Melhor Texto, Melhor Iluminação, Melhor Direção, Melhor Espetáculo pelo júri oficial e  voto popular, alem do Prêmio Especial pela trilha sonora, da qual participou gravando piano, acordeon, vocal, teclado e escaleta.

Não dá pra perder!

"O Palhaço" pode estar no Oscar






O premiado O Palhaço, de Selton Mello, é o representante brasileiro na disputa por uma indicação ao prêmio de Melhor Filme Estrangeiro no Oscar 2013. A decisão foi tomada pela Comissão Especial de Seleção, formada por membros da Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura. A lista com os cinco filmes estrangeiros que disputarão a categoria será anunciada em janeiro de 2013 e em fevereiro acontece a maior festa do cinema mundial.
Depois de estrear no Festival de Paulínia em julho de 2011, com sessões esgotadas, O Palhaço levou quatro prêmios (direção, ator coadjuvante para Moacyr Franco, roteiro e figurino) e agora desbancou 15 produções nacionais para concorrer como o Melhor Filme Estrangeiro no Oscar.
Além de dirigir, Selton também interpreta o papel do protagonista, Benjamim, um palhaço de circo que se sente deprimido e começa a questionar se aquela é sua verdadeira vocação.

Luís Bulcão, do Rio de Janeiro

Atualizando - No Grande Prêmio do Cinema Brasileiro, realizado na noite desta segunda-feira, no Theatro Municipal, no Rio de Janeiro, segundo a Veja, "O Palhaço", de Selton Mello venceu 12 das 13 indicações recebidas, incluindo as de melhor ator coadjuvante, para Paulo José, melhor ator, para Selton Mello, e melhor longametragem de ficção.

domingo, 23 de setembro de 2012

Rock de Frejat atrai milhares à Uniube

                                                                     

O show de Frejat e Banda no Domingo no Campus, projeto universitário da Uniube,  ontem, já começou muito bem com a canção Você não entende nada, seguida de Por que a gente é assim. Show atraiu público eclético e de todas as faixas etárias. 


                                                                                                                          Fotos Fred Andrade

Como propõe o projeto idealizado pelo reitor Marcelo Palmério, que por sinal compareceu ao show e deu as boas-vindas à plateia: um programa para a família! Não havia quem não sentisse certo arrepio a cada música. 



Em Segredos Frejat contou com um coral de aproximadamente sete mil pessoas. Em Malandragem, composta por Frejat e Cazuza, a emoção tomou conta da maioria, o mesmo acontecendo com Amor pra recomeçar e Por Você. Depois a galera relembrou o Barão Vermelho, grupo fundado por Frejat, com Maior abandonado, Ainda é cedo, Bete Balanço/Adivinha o quê, e, literalmente, Puro Êxtase. Uma delícia a interpretação para Malandragem dá um tempo e o encerramento com Exagerado. Um espetáculo grandioso de letra, música e interpretação. Sem falar na elegância primorosa de Frejat e os integrantes da sua banda. Sem dúvida, evento para marcar o calendário cultural da Uniube e, naturalmente, de Uberaba.
                                                                               Foto Divulgação

As três primeiras edições do Domingo no Campus focaram a música clássica instrumental com o pianista Arthur Moreira Lima (foto), Sivuca e Glória Gadelha, e a Orquestra de Ribeirão Preto. 

                                                     Fotos Rose Dutra
As duas seguintes destacaram a MPB, com Jair Rodrigues e Oswaldo Montenegro e Madalena Salles

                                                       Fotos Rose Dutra


Todas as edições receberam público expressivo, mas a quantidade de pessoas que estiveram no campus para ver Frejat parece ter sido recorde.

                        Neste ano, o projeto optou por dar vez ao rock nacional

Viola House agita Sacracity




Primeira edição da festa Viola House, no Mundial Show Bar, em Sacramento, sábado, 22, arrebentou! Balada começou com apresentação da dupla Borges & Vianna  (os brutos de Uberaba) interpretando os principais sucessos do sertanejo universitário e mandou algumas próprias também, além dos modões que encantam a moçada. 

                               Depois, o Dj Vinny Depp comandou a pista ...

                               ...lotada de gente bonita até as quatro da matina

                                Com o Dj Vinny, galera que curtiu a festa que veio pra ficar