sexta-feira, 9 de novembro de 2012

Sábado de boas atrações




As atrações deste sábado, em Uberaba, começam cedo. Os alunos da "classe de harpa" do Colégio Cenecista Dr. José Ferreira apresentam o "Sarau Harpa", às 10h30, na Alternativa Cultural (rua Major Eustáquio, 500. Esse trabalho é desenvolvido pela harpista carioca Tenara Gádara que após 20 anos de estudos, no país e no exterior, foi convidada a assumir o curso do núcleo de música do colégio. O sarau será uma oportunidade para o público conhecer tão raro e tão antigo instrumento que há milênios exerce fascínio e curiosidade aos apreciadores da música instrumental.


No Santa Brasa, no Shopping Uberaba, a partir de 14h, João Neto e Peixinho, com participação especial de André Fernandes (violão), Edmilson Morais (baixo), Kelvi na bateria e Marcos Oliveira (sax). Imperdível!





No Teatro Sesiminas, mais uma exibição da peça Monólogos da Vagina, com Fafy Siqueira, Chris Couto e Adriana Lessa. Tonico Carvalho, mais uma vez, presenteia Uberaba com um espetáculo de primeira! 





E mais:



Brunna Pocket Show
20h - Petiscaria Mineira (rua Antonio Borges de Araujo, 1179)
Muito Indie Rock Blues em versão Folk One Girl Band!!
http://soundcloud.com/brunna


Soundtrack 
A noite mais nostálgica do Triângulo Mineiro!!
Trilha sonora de filmes, seriados, desenhos e games misturada com muito rock'n roll
22h - Dexter Pub - Av. Santos Dumont, 2301


Arrocha Cowboy Fest
22h - Casa do Folclore
Info.- (34) 9217-7919

quinta-feira, 8 de novembro de 2012

Exposição destaca conceito open-studio




Agradeço ao artista Antonio Faria o convite para a exposição The land of the lost loser irá estar aberta ao público nos dias 17,18, 24 e 25 de novembro, entre 15h e 19h, na rua Eduardo Brazão, em Lisboa/Portugal. A iniciativa enquadra-se no conceito de open-studio, congregando vários artistas que expõem trabalhos no espaço que partilharam ao longo de cerca de ano e meio. Integram a exposição António Faria, Carlos Conceição, Ema Névoa, José Miguel Figueiredo, Miguel Cravo, Manuel Diogo, Ricardo Ferreira e Rita Pereira Marques. Trata-se de um grupo de artistas com percursos acadêmicos distintos, tendo em comum a passagem pela escola de arte AR.CO. 
À margem de qualquer linha programática, os trabalhos apresentados manifestam uma heterogeneidade (desenho, pintura, escultura, fotografia e vídeo-instalação) que pode ser livremente apreciada no campo alargado da visualidade, convocando o espetador para uma proliferação de imagens que dialogam entre si, no silêncio de um espaço habitado por cada olhar singular que as venha (a)colher.


Artista de Uberaba expõe em Paris



Aldo Luís Pedrosa seguiu para Paris, onde fará a exposição de seu vídeo “Olho Mágico”, na Galeria de Artes Michel Jouniac, na Panthéon Sorbonne e participará de ciclo de debates na mesma universidade. A abertura da exposição parisiense será neste sábado, 10, e o clico de debates com todos os artistas pesquisadores no dia 16. Pesquisador e professor de artes do Instituto Federal do Triângulo Mineiro – Campus Uberaba,  Aldo exibirá sua pesquisa poética “Olho Mágico: dispositivo para mediação do Olhar”,  trabalho de mestrado concluído em 2012 na Universidade Federal de Uberlândia (UFU), e levará parte de um trabalho desenvolvido em parceria com alunos bolsistas do Programa Arte Educação do IFTM – Campus Uberaba.


Este vídeo já participou de exposição individual do artista, realizada em Uberaba,  no Centro de Cultura José Maria Barra – SESI, em fevereiro deste ano. Mais informações pelo telefone  (34) 8878-3407.

Uma versão compacta do vídeo “Olho Mágico” pode ser conferida em:http://www.youtube.com/watch?v=c_ocuKU-YoYDemais produções do artista podem ser vistas em seu canal do Youtube:http://www.youtube.com/aldoluispedrosa.


Lançamento de livro marca esta sexta


A psicanalista, consultora e palestrante Fátima Alves, autora do livro Mudar é possível. Ser feliz: uma escolha, estará na Alternativa Cultural, nesta sexta-feira, 9, às 19h, para sessão de autógrafos e bate-papo com os leitores, com entrada livre. No livro ela conta a própria história e todo o percurso de dificuldades e superações em sua busca pelo autoconhecimento, com narrativa simples e bem humorada.


Entre as muitas histórias retratadas no livro, o leitor vai encontrar assuntos como medo de dirigir, perdas financeiras, depressão, dificuldades de relacionamento com pai e mãe, entre outros e como foi possível superar e dar a volta por cima. "Acredito que eu tenha sido muito corajosa ao me expor de forma tão clara, mas penso que deva ser assim, pois trata-se de um pedaço da minha vida marcado nestas páginas", confessa. 
Fátima concilia suas atividades com o blog que mantém no endereço www.mudarepossivel.com.br, em que posta textos muito interessantes sobre vários temas que resultam em motivação e estímulo para elevar a autoestima do leitor. 

quarta-feira, 7 de novembro de 2012

Arte Explanada destaca choro nesta quinta


Grupo ChoroCultura e os convidados Marvile Palis, Rodrigo Oliveira, Isabela, Cecília Ramos, e Carlos Humberto "Boi", interpretarão, nesta quinta-feira, 8, às 20h, no Teatro Sesiminas, no projeto Arte Explanada, os mestres que foram suas referências no início da trajetória musical de cada um, como Joubert de Carvalho, Antenógenes Silva, João Tomé, Domingos Ramos, Adolpho Martins, além de composições de músicos que fazem parte do cenário atual do choro e suas variantes: valsas, maxixes, polcas, como Fausto Reis, Marvile Palis e Gibinha. O público conhecerá um pouquinho da vida e obra de cada um dos homenageados. Na semana passada, a Roda de Choro, no Centro Cultural Joubert de Carvalho, foi um primor.


O acompanhamento nesta quinta, caberá ao ChoroCultura, formado por Reinaldo de Vito (violão de 7 cordas), Fausto Reis (cavaquinho) e Osmar Baroni (pandeiro).








terça-feira, 6 de novembro de 2012

Missa celebra Jubileu de Ouro da ALTM


          O saudoso monsenhor Juvenal Arduini é um dos fundadores da ALTM

Recebo com felicidade o convite enviado pela educadora e escritora Terezinha Hueb de Menezes, para as comemorações do Jubileu de Ouro da Academia de Letras do Triângulo Mineiro (ALTM), no próximo dia 15 de novembro (quinta-feira). A programação inclui missa, às 10h30, na Capela da Betânia, na rua José Bonifácio, 1371, bairro Abadia, seguido de almoço festivo por adesão na Churrascaria Cupim Grill, no interior do Parque Fernando Costa.

* Sobre a ALTM
A Academia de Letras do Triângulo Mineiro foi fundada em 15 de novembro de 1962. Um grupo de intelectuais uberabenses percebeu a necessidade de que fosse criada uma entidade que reunisse pessoas da cidade e da região, em torno da cultura. 
Das suas quarenta cadeiras, os 27 primeiros acadêmicos são considerados fundadores: José Mendonça, Santino Gomes de Matos, Victor de Carvalho Ramos, Padre Prata, monsenhor Juvenal Arduini, Ruy Novaes, Ari Rocha, padre Thomás Fialho, César Vanucci, Antônio Edson Deroma, Raimundo Albuquerque, João Cunha, Augusto Afonso Neto, Maurílio Cunha Campos, George de Chirée Jardim, Lúcio Mendonça, Quintiliano Jardim, João Henrique Sampaio, Lauro Fontoura, Mário Palmério, D. Alexandre Gonçalves Amaral, Jacy de Assis, Soares de Faria, João Édison de Melo, Pereira Brasil, Licídio Pais e Edson Prata. Posteriormente, completou-se o quadro com os seguintes acadêmicos: João Alamy Filho, Eurico Silva, Leonard Smeele, João Modesto, Edelweiss Teixeira, Frei Francisco de Uberaba, Gabriel Toti, Severino Muniz, Valdemes Menezes, Marçal Costa, José Bilharinho, Dom José Pedro Costa e Guido Bilharinho.
Inicialmente, as reuniões eram realizadas ora na ABCZ, ora no escritório do Dr. Edson Prata, ou na Aciu, Jockey Club, todos solidários com o novo movimento cultural. Um dos importantes aspectos ligados à Academia de Letras do Triângulo Mineiro é a aceitação mútua: apesar da divergência de estilos e gostos literários, a convivência e o intercâmbio entre os acadêmicos são de respeito pela produção literária de cada um, dentro de sua ideologia e de sua preferência estética.

* Informações que constam de artigo de Terezinha Hueb de Menezes, membro da ALTM, publicado em 28 de fevereiro de 2009, no Jornal da Manhã.

Série homenageia Nelson Cavaquinho




A série Aos Mestres com Carinho homenageará, nesta sexta-feira, 9, às 20h30, no TEU, na rua Padre Zeferino, 998, bairro Fabrício, o sambista Nelson Cavaquinho. Mais uma vez, o ótimo cavaquinista Fausto Reis, o grupo Novos Bambas, o cantor Eduardo Carioca e convidados fazem show irretocável para uma plateia de extremo bom gosto. O ingresso antecipado custa R$ 10 e pode ser adquirido por meio do telefone 9171-4608.


A série, que lota o TEU, já homenageou Cartola, Ataulfo Alves e Ary Barroso. O encerramento, em dezembro, destacará Noel Rosa. A promoção é da Fundação Cultural e a produção musical é de Fausto Reis.

Alternativa sedia Sarau Harpa


Os alunos da classe de harpa do Colégio Cenecista Dr. José Ferreira apresentam o Sarau Harpa, neste sábado, às 10h30, na Alternativa Cultural (rus Major Eustáquio, 500), com entrada franca. Este trabalho é desenvolvido pela harpista carioca Tenara Gádara que após 20 anos de estudos no país e no exterior foi convidada a assumir o curso do núcleo de música do colégio. O sarau será uma oportunidade para o público conhecer tão raro e tão antigo instrumento que há milênios exerce fascínio e curiosidade aos apreciadores da música instrumental.

segunda-feira, 5 de novembro de 2012

Comédia foca mulher com a própria sexualidade


                                                                                                                    Foto Marco Mauximo


                     Fafy, Chris e Adriana estrelam a peça que é um fenômeno mundial

Comemorando 12 anos no Brasil com sucesso absoluto de público e crítica, a comédia Os Monólogos da Vagina, atualmente estrelada por Fafy Siqueira, Chris Couto e Adriana Lessa,  chega a Uberaba para curta temporada, neste fim de semana, dias 9 e 10 (às 21h), e 11 de novembro (19h), no Teatro Sesiminas. Produzido em mais de 150 países e traduzido  para mais de 50 idiomas o espetáculo tornou-se fenômeno mundial. Depoimentos verídicos de mais de 200 mulheres colhidos pela autora em todo o mundo abordam de maneira extremamente bem humorada, direta e livre de preconceitos uma reflexão sobre a relação da mulher com sua própria sexualidade. A realização em Uberaba é de TC Produções.


                                                                                                               Foto Caio Galucci


 A genialidade de Miguel Falabella na adaptação e direção do texto o tornou o primeiro diretor no mundo a escalar três atrizes para, ao mesmo tempo, encenarem as narrativas das entrevistas originais colhidas por Eve Ensler. Com ingressos esgotados em todas as apresentações, o espetáculo transformou-se em fenômeno de público e crítica no Rio de Janeiro e em São Paulo, ganhando cinco prêmios Qualidade Brasil: Melhor Espetáculo (Rio e SP), Melhor Direção (Rio e SP) e Melhor Atriz (Zezé Polessa).

Peça foca educação fiscal








Professores e alunos de quatros escolas de Uberaba apresentam nesta quarta-feira (7), a peça “Cidadania em Cena”, no teatro do Centro de Cultura José Maria Barra, a partir das 19h. A ação faz parte do encerramento das atividades do Projeto Aprender a Transformar do Instituto Agronelli de Desenvolvimento Social (Iades), que tem como parceira a Secretaria de Estado de Fazenda de Minas Gerais, Secretaria da Receita Federal e o Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM). Participam do projeto as escolas estaduais Professor Chaves, Leandro Antônio de Vito, Frei Leopoldo de Castelnuovo e a escola municipal Olga de Oliveira. Com entrada franca, a peça “Cidadania em Cena” é aberta a toda a comunidade.

domingo, 4 de novembro de 2012

Começa temporada de bazares solidários


Começa a temporada de bazares em benefício de entidades que fazem a diferença em Uberaba. Nesta segunda-feira, dia 5, é a vez do evento que beneficiará o Asilo Santo Antônio, das 14h às 17h, na sede da entidade, na Praça Thomaz Ulhôa, 210, ao lado do Colégio Nossa Senhora das Dores. Mais informações pelo telefone (34) 3332-1747.


E na terça-feira, dia 6, o convite vem das voluntárias do Instituto de Cegos do Brasil Central (ICBC), na foto com o diretor ,para o bazar, às 15h, no Edifício Di Cavalcanti, na rua Major Eustáquio, 662. Os produtos, todos artesanais e produzidos pelas próprias voluntárias durante o ano, encantam a todos com diversos itens desde produtos para cama, mesa, banho e decoração. O valor arrecadado no bazar do ano passado foi de R$ 15.502,00.


Até o dia 10, em prol da Vencer, está bombando no Shopping Uberaba, o Bazar da M.Officer.


O bazar de Natal da Oasis, organizado pelos voluntários, sob a coordenação de Maria da Graça Martins de Camargos, será nesta quarta-feira, dia 7, a partir das 14h, na sede da entidade, na rua Miguel Abdanur, ao lado do Conservatório Estadual de Música Renato Frateschi. Os participantes ainda concorrerão a uma bela mesa natalina. Imperdível!

São Domingos
Na quinta-feira, dia 8, mais opções para presentear e, ao mesmo tempo, ajudar a quem mais precisa, com o Bazar de São Domingos, a partir das 14h, na Paróquia.


AVHC
A Associação dos Voluntários do Hospital de Clínicas da UFTM promove na sexta-feira, dia 9, das 13h30 às 21h, na sede da AVHC, na rua Constituição, 1.032, no bairro Abadia, o  tradicional Bazar de Natal. Todo o material, um trabalho artesanal dos voluntários, foi confeccionado na sede Associação., Atualmente, a AVHC conta com 150 voluntários em atividade. 
Segundo a presidente Maria Helena Vaz Frange Miziara, toda a renda será revertida para a compra de medicamentos destinados a pacientes com queimaduras, crianças em tratamento de quimioterapia e fitas para medição de glicose em crianças com diabetes. 
“Também adquirimos material para confecção de enxovais para recém-nascidos e para o projeto "Cheirosinho", que inclui corte de cabelo e barba, além de kits de higiene destinado aos pacientes internados no HC e várias urgências”, afirma Maria Helena. 

Bazar Lions
Também no dia 9, a dama uberabense Teresinha Cartafina, convida para o Bazar Lions Club Uberaba "Nair da Silva Oliveira", das 9h às 17h,  na rua Sete de Setembro, 97, no bairro Estados Unidos.