domingo, 27 de outubro de 2013

Cia. UNO de Uberaba se apresenta em Araxá




Luiz Hozumi, Mayron Engel e Rodrigo Chagas, que formam a Cia. UNO, encenarão nesta segunda-feira, 28, às 21h, no Teatro Sesi de Araxá, o espetáculo "O Cachorro de Três Pernas", que tem direção, preparação corporal, cenografia e figurino assinados por Fábio Furtado e texto de Eid Ribeiro. A iluminação cênica é de Alexandre Galvão e Diógenes Marques. A Cia. foi selecionada pela curadoria do 23º Encontro Sesi de Artes Cênicas, com a indicação do Teatro Sesi Uberaba.  
A peça marca o encontro entre Rafa e Rufo, dois palhaços aposentados dos picadeiros, numa clínica de repouso. Entre lamentos da vida, doenças e crises da experiência vivida, os personagens constroem diálogos tragicômicos. Nos solitários bancos da clínica, recordam os tempos na lona do circo e, em meio a exames, remédios e lembranças, surge a história de um cachorro de três pernas. 
Em 2013, o evento foca o tema “Arte que transforma o mundo, mundo que transforma a arte” e de 26 de outubro a  1° de novembro, apresenta 29 atrações, como espetáculos de rua, palco, oficinas e shows. Todas as apresentações são gratuitas. Confira a programação completa: http://www5.fiemg.com.br/admin/BibliotecaDeArquivos/Image.aspx?ImgId=41470&TabId=13672



A abertura do Encontro foi feita pela banda Pato Fú, com o show Música de Brinquedo. Além da Cia. UNO,  há vários grupos teatrais, entre eles o Grupo Primeiro Ato apresenta o espetáculo “Pequenos atos de rua” e Espanca! discute o ofício do teatro em “O líquido tátil”. Já “O homem travesseiro”, com Tonico Pereira, aborda a história de um escritor acusado de transformar suas narrativas em realidade. A Casa do Beco, com “O morro do pássaro falante” trata dos conflitos numa comunidade. Dentre outras tantas atrações, há, ainda, a artista plástica e performer Paola Rettore, que, com suas roupas-esculturas, transforma os espaços por onde passa.


Foto Alexandre Galvão

Sobre a Cia. UNO

Com desejo de conciliar as experiências em teatro e circo, os artistas Mayron Engel e Rodrigo Chagas fundaram em 2007 a Cia Uno. Dessa união formou-se um núcleo de pesquisa e criação voltado para realização de atividades artísticas, educacionais e empresariais. A Cia. Uno continua seus aprimoramentos em teatro, circo, dança, música, dando continuidade à busca de uma formação em diversas áreas para fomentar e desenvolver um processo cênico com maturidade, conteúdo e técnica.
Em 2012, convidou Fábio Furtado (Galpão Cine Horto – BH) para enfrentar o desafio de dirigir um espetáculo que fosse o início de uma nova fase, o amadurecimento da Cia. Furtado, já desenvolvendo um treinamento físico específico, trouxe um texto inédito do consagrado Eid Ribeiro (BH), e junto à responsabilidade de tornar este texto o espetáculo que a Cia. buscava na sua trajetória. Assim convidou Luiz Hozumi, produtor e ator, para fazer parte da família UNO.


Sobre o Encontro 
O 23º Encontro Sesi de Artes Cênicas é uma realização do Sesi-MG e conta com patrocínio da Companhia Brasileira de Metalurgia e Mineração (CBMM), através da Lei Federal de Incentivo à Cultura, e apoio cultural da Prefeitura Municipal de Araxá, Fundação Cultural Calmon Barreto, Localiza e TV Integração, com produção da Cuia Cultural. Acompanhe notícias do Encontro pelo Facebook: www.facebook.com/encontroaraxa




Nenhum comentário:

Postar um comentário