segunda-feira, 14 de outubro de 2013

Língua Afiada: Entre eu e ela ou entre mim e ela?




O ator Ricardo Tozzi, na novela de Walcyr Carrasco, Amor à Vida,  interpretando Thales, escorregou no português no capítulo desta segunda-feira. Ele disse à Leila (Fernanda Machado): "O assunto é entre eu e ela" se referindo à Nicole, vivida pela atriz Marina Ruy Barbosa. Ele deveria ter dito entre mim e ela porque não há verbo após o pronome. O professor Sérgio Nogueira explica que no caso da expressão “entre MIM e você”, há a preposição ENTRE antes e não há verbo após o pronome. Isso significa que deve-se usar o pronome oblíquo “MIM” em vez do pronome reto “EU”.
O pronome pessoal “EU” é do caso reto, por isso deve ser usado fundamentalmente na função do sujeito (ou predicativo do sujeito): “EU e ela estamos apaixonados”; “O preterido fui EU”; “Ela pediu pra  EU fazer”; “Ela terminou antes de EU começar”; “Ela cozinhou por EU estar ocupado”.
Nestes exemplos há uma preposição antes do pronome “EU”. Mas a presença de um verbo no infinitivo após o pronome caracteriza uma oração reduzida: “…para EU fazer  (=para que EU faça)”; “…antes de EU começar (=antes que EU começasse)”; “…por EU estar ocupado (=porque EU estava ocupado)”. Nos três casos, o pronome “EU” exerce a função de sujeito.

Dicas de concordância


Sempre é possível perceber que há muitas dúvidas na hora da concordância, por exemplo quanto a dia da semana. Ouvem-se muitos dizerem hoje são dia 10. Hoje é um dia, neste caso, o uso deve ser no singular, ou seja, hoje é dia 10. No caso de horas, quando não há sujeito (=referindo-se a tempo ou a espaço), deve concordar com a palavra seguinte: “É uma hora da tarde.” “SÃO duas horas da tarde.” “SÃO treze horas.” “DEVE SER meio-dia e meia.” “PODERIAM SER doze horas e trinta minutos.” “ERAM dez para as três.” “SÃO treze quilômetros até o centro da cidade.”
Se o sujeito estiver no singular e o predicativo no plural (ou vice-versa), a concordância se faz de preferência no PLURAL: “Tudo SÃO sonhos.” “O difícil ERAM as dores.” “O resultado da pesquisa FORAM números assustadores.” “Esses dados SÃO parte de um relatório elaborado pela comissão especial do Senado.” “As cadernetas de poupança ERAM a melhor garantia para o futuro.” “Estas providências FORAM a salvação da empresa.”

Um comentário: