sexta-feira, 22 de novembro de 2013

Cinetema debate O Menino do Pijama Listrado






O curso de Psicologia da Uniube convida para mais uma edição do projeto Cinetema – Psicologia e Cinema. Desta vez, o enfoque destaca a banalização da violência, o estigma e o preconceito em questão. Será exibido o filme O Menino do Pijama Listrado, dirigido por Mark Herman, neste sábado, 23, às 14h, no anfiteatro da biblioteca central do campos Aeroporto.
Haverá debate a cargo do cientista social professor Gilson Marcos da Silva e do professor Gregório Kazi, esquizoanalista.
O filme conta a história de Bruno, que tem nove anos e não sabe nada sobre o Holocausto e a Solução Final contra os judeus. Também não faz ideia que seu país está em guerra com boa parte da Europa, e muito menos que sua família está envolvida no conflito. Na verdade, Bruno sabe apenas que foi obrigado a abandonar a espaçosa casa em que vivia em Berlim e a mudar-se para uma região desolada, onde ele não tem ninguém para brincar nem nada para fazer.
Da janela do quarto, Bruno pode ver uma cerca, e para além dela centenas de pessoas de pijama, que sempre o deixam com frio na barriga. Em uma de suas andanças Bruno conhece Shmuel, um garoto do outro lado da cerca que curiosamente nasceu no mesmo dia que ele. Conforme a amizade dos dois se intensifica, Bruno vai aos poucos tentando elucidar o mistério que ronda as atividades de seu pai. O Menino do Pijama Listrado é uma fábula sobre amizade em tempos de guerra, e sobre o que acontece quando a inocência é colocada diante de um monstro terrível e inimaginável.

Nenhum comentário:

Postar um comentário