segunda-feira, 25 de novembro de 2013

Força dos Tambores mostra talento



O Colégio Cenecista Dr. José Ferreira se destaca no interior brasileiro como precursor da inclusão de música e artes cênicas em seus conteúdos permitindo que seus alunos recebam mais do que formação escolar, mas também elementos que podem ir além, afinal, a arte transforma. É inegável que esta iniciativa traz aos alunos a oportunidade de conhecer e de manter os valores essenciais da vida ampliando a sua visão de mundo ao mesmo tempo em que eleva sua autoestima e potencializa suas relações interpessoais.


Um dos exemplos é o Grupo de Percussão Popular, coordenado pelo professor Rodrigo Quintino Pereira, que marcou a vida de muitos ex-alunos e permanece fazendo a diferença. Várias apresentações fazem parte da história deste grupo criado em 2001. O público terá a oportunidade de rever ou conhecer o talento dos mais de 60 percussionistas no dia 13 de dezembro, no show A Força dos Tambores, às 19h30, no Centro Cultural Joubert de Carvalho, com entrada liberada a quem doar um quilo de alimento não perecível. Os músicos prometem contagiar a todos com um repertório alegre e com bastante ritmos. 


                            Em recente evento o Grupo foi elogiado pelo dançarino Carlinhos de Jesus



O grupo tem como base o batuque africano, manifestação popular afro-brasileira, que teve sua origem na época da escravidão, resgatando também ritmos da cultura brasileira e músicas da MPB. Utiliza instrumentos percussivos de diversos timbres que, aliados aos utilizados tradicionalmente nos grupos de percussão do Brasil, permitem a criação de arranjos com outros ritmos, como samba-reggae, congada e afoxé. Com movimentações cênicas coreografadas, o grupo cria no espetáculo uma dinâmica corporal que vai além dos movimentos necessários para tocar os instrumentos. O Grupo tem como objetivo a percussão, de modo especial, mas não descarta a possibilidade de unir ao ritmo instrumentos não percussivos. Além disso, conta com participações especiais que podem ser de voz, de instrumentos harmônicos e melódicos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário