quarta-feira, 11 de setembro de 2013

Uberabense brilha nos Estados Unidos



Veículos de comunicação dos Estados Unidos, como o jornal Brazilian Times e o site AcheiUSA, destacam o ginasta uberabense Lucas Mendonça, filho de Nora Tormin e Renato Mendonça, neto do doutor Odo Tormin. Ele integra o elenco do espetáculo Odysseo, a nova versão do famoso Cavalia tendo como diretor artístico um dos pioneiros do famoso Cirque de Soleil, Normand Latourelle. O sucesso tem sido tão grande que o espetáculo teve sua temporada em Miami prorrogada até meados de abril 2014.

Em entrevista exclusiva ao AcheiUSA, Lucas revela a maior alegria da carreira nos palcos: “A melhor sensação é quando você termina o show e sente a energia forte do público. O agradecimento do público aos artistas e o nosso para eles. Não há maneira de explicar”. Já a maior dificuldade é ficar longe da família e a adaptação à diversidade: “Eu sou o único brasileiro e muitos dos meus costumes são diferentes do resto do pessoal. São treze nacionalidades diferentes. Entender e respeitar as diferenças é, às vezes, difícil, quando se convive diariamente.”

Quem vê o espetáculo não sabe como esses artistas/atletas tiveram que preparar-se para as apresentações: “Durante a fase de criação, treinávamos das 8 horas da manhã às 6 da tarde. Isso durou cerca de cinco meses."

Lucas está entusiasmado com o sucesso do seu trabalho e está longe do Brasil, mas o Brasil está pertinho dele, no coração: “Pretendo continuar no Cavalia, mas quero abrir minha própria companhia, no Brasil, e compartilhar lá tudo que eu aprendi aqui.”.


Confira as notícias:



O Jornal Brazilian Times e os residentes de Massachusetts tiveram o prazer de conhecer o Cavalia Odysseo bem de pertinho. Com a presença de 63 cavalos e 43 participantes, o Odysseo mostrou a harmoniosa convivência entre esse belo animal e o homem. Munidos de uma fantástica variação de figurinos, cenários, cavaleiros, amazonas, malabaristas, dançarinos, cantores e ate uma orquestra tocando ao vivo nas copas de arvores, formaram esse show único, com muito profissionalismo, precisão, requinte e doçura.

A adestradora e atriz francesa Elise Verdoncq, amazona desde seus 6 anos de idade, foi um show a parte. Ela simplesmente, com sua exuberante beleza, sussurrava, em sua doce voz, os comandos a um grupo de 15 cavalos árabes, seus pensamentos e mandamentos. Pareciam hipnotizados por tanta ternura!

Outra grande alegria, foi descobrir que tínhamos dois grandes artistas brasileiros participando e representando o Brasil no Odysseo. A dupla de acrobatas, Lucas Tormin Mendonça, natural de Uberaba, MG e Lucas Altemewer, de São Bernardo do Campo, SP, mostraram o porque da ascendência da ginastica brasileira, no mundo. Eles inovaram, com suas botas especiais, saltos alem de normais, com muita técnica, precisão e claro, muita alegria, "Made in Brazil." Carrossel descendo do céu, imagens num painel enorme de led I-MAX, roupas que nos remetiam a lugares diferenciados, desde uma floresta irlandesa, passando pela África, subindo aos montes gelados cobertos de neve, voltando ao árido Grand Cannyon e culminando o espetáculo num cenário, onde a água, insípida e de verdade, foi inserida. Ao final, cavalos, equitadores, dançarinos, ginastas e malabaristas, se movimentavam pelos rios, bem em frente aos nossos olhos marejados e extasiados, de tanta beleza. Inacreditável!

Parabéns à produção do Cavalia Odysseo, por essa maravilhosa produção, que é considerada o maior espetáculo de cavalos do planeta.




AcheiUSA

Lucas Tormin Mendonça conta ao AcheiUSA, com exclusividade, como entrou para o Odysseo – um show majestoso, que reúne 70 cavalos e 50 artistas.


Lucas Mendonça foi ginasta no Brasil por cerca de dez anos e treinou junto com alguns campeões mundiais. O atleta revela que chegou a ser o terceiro no Brasil na modalidade de cavalo com alças. Lucas, de 23 anos, mineiro de Uberaba criado em São Paulo, conta como sua carreira começou na terra do Tio Sam: “Eu vim para os Estados Unidos, sozinho, aos 17 anos, para treinar ginástica com um dos maiores campeões do mundo, Vitaly Scherbo. Um amigo me havia indicado o treinamento. O objetivo era me aperfeiçoar e aprender um pouco de inglês, por cerca de dois meses. Após observar meu desempenho, o próprio Vitaly disse que, se eu decidisse ficar mais tempo, ele provavelmente me conseguiria uma bolsa. Comecei a competir para o clube dele e, com isso, recebi várias propostas de bolsa. Fui aceito pela Faculdade do Estado de Michigan, mas decidi ficar em Las Vegas mesmo onde eu tinha minha ‘família americana’, que me havia adotado durante meu intercâmbio. Segui no College of Southern Nevada”.


Há cinco anos nos Estados Unidos, Lucas revela como surgiu o convite para a carreira artística: “Estava treinando na faculdade e o técnico geral do Cavalia me conheceu e perguntou se eu queria mudar a minha vida. Achei o desafio interessante.” Lucas Mendonça diz que não se arrepende da decisão tomada: “Valeu a pena. Adoro o que faço. O espetáculo é lindo, o grupo é muito unido e estou muito feliz, graças a Deus.”

Ele conta que não tinha experiência com cavalos: “No Brasil, meu tio tinha fazenda… eu montava cavalos…mas não tinha tanto conhecimento. Entrei no espetáculo como acrobata. No nosso treinamento, todos aprendemos equitação. Apesar de eu não ter muitos números com o cavalo, a gente aprende a lidar com os animais e entendê-los. Eles têm vontade própria muitas vezes, sua própria cabeça… e às vezes decidem que não vão fazer o que têm que fazer... É preciso conhecê-los e entendê-los, para lidar com eles. Na fase da chamada ‘criação’ do espetáculo, no Canadá, a gente aprendeu e treinou muito.”

O artista já está no Odysseo – entre criação e turnê – há cerca de um ano. Entre suas especialidades está o jump stilt : “É praticamente uma perna de pau com fibra de vidro, que te permite pular. É como ter um trampolim nos pés”. Ele se desenvolveu em números aéreos também, como a lyra – “uma espécie de arco ou bambolê, que fica pendurado”–e outros números circenses, como o chinese pole, onde é necessário muita força e equilíbrio.




segunda-feira, 9 de setembro de 2013

FLU traz a Uberaba escritores renomados










O escritor e jornalista angolano José Eduardo Agualusa é o convidado para a abertura da Festa Literária de Uberaba (FLU), nesta quarta-feira (11) , às 20h, no Teatro Sesiminas, com entrada  gratuita. 

A organização alerta que é necessário retirar os ingressos antecipadamente na Alternativa Cultural (rua Major Eustáquio, 500) ou na bilheteria do teatro.  

Agualusa também participa de bate-papo literário na quinta-feira, 12 , às 14h, no mezanino do Centro de Cultura José Maria Barra. Os ingressos para este encontro estão esgotados.











Organizada pela Editora Melhoramentos em parceria com o Sesi e a Alternativa Cultural, a FLU objetiva  resgatar e estimular o prazer pela leitura aproximando o público dos autores e livros de maneira lúdica e festiva voltada para crianças, jovens, adultos e idosos, além de todas as suas atividades serem oferecidas gratuitamente.









Escritores convidados
São dez escritores convidados, de renome nacional e internacional. Todos eles participarão de bate-papos e ministrarão oficinas gratuitas: José Eduardo Agualusa, Breno Lerner, Rosana Rios, Alessandra Pontes Roscoe, Luiz Antonio Aguiar, Roseana Murray, Guga Murray, Leo Cunha, Anna Claudia Ramos e Mauricio de Sousa.


• Alguns escritores permanecerão em Uberaba durante toda a semana de realização da FLU e estarão disponíveis para atender a imprensa.


Oficinas
Restam algumas vagas para as oficinas. Os interessados podem se inscrever, gratuitamente, na Alternativa Cultural (R. Major Eustáquio, 500).







Locais e ingressos
A programação da FLU será realizada no Centro de Cultura José Maria Barra / Sesi: bate-papos com autores serão realizados no Teatro. Já as oficinas e programação paralela (música, intervenções artísticas) serão realizadas no Casarão.
Para participar de qualquer atividade é obrigatório retirar os ingressos antecipadamente na Alternativa Cultural ou na bilheteria do Teatro. Limite de dois ingressos por pessoa.
Sesi Uberaba / Casarão do Centro de Cultura José Maria Barra – Praça Frei Eugênio, 291

Pagina Oficial: facebook.com/festaliterariadeuberaba
Site: http://www.festaliterariadeuberabamg.com.br/
E-mail: festaliterariadeuberaba@yahoo.com.br

Assessoria de Comunicação
Mariana do Espirito Santo
Danielle Furtado