sábado, 19 de outubro de 2013

Recital comove seleta plateia em Uberaba



O recital Melancholie apresentado neste sábado, 15, pelo tenor Arthur Raymundo e a soprano Cecília Massa, acompanhados pelo pianista Flávio Lago, encantou a seleta plateia que compareceu à Sala Cecília Palmério. O programa com as traduções das canções alemãs permitiu que o público acompanhasse a apresentação compreendendo a emoção dada a cada interpretação. 
Não foi raro ver no rosto dos espectadores o surgimento de lágrimas furtivas ou não. Muitas cenas que fizeram parte deste recital foram capturadas pela competente fotógrafa Francis Prado, que disponibiliza aqui a cobertura completa do evento.
A sala se transformou em um charmoso cantinho alemão com as peças chamadas de Lieder, gênero da música alemã extremamente marcante do século XIX, atraindo pessoas de todas as gerações, de bebês, passando por antenados jovens a comovidos maiores de 60.
A primeira parte do recital relembrou e homenageou Franz Schubert, Robert Schumann, Hugo Wolf e Felix Mendelssohn  e a segunda deu lugar à ópera com árias de W. A. Mozart, G. F. Händel e Claudio Monteverdi. 



No meio do público que aplaudiu de pé os jovens artistas, estavam Gilberto Rezende, incondicional apoiador da cultura em Uberaba, ao lado de sua Maria; a professora de música Arahilda Gomes ao lado da amiga Lovani Fischer, fluente em alemão; a cirurgiã dentista Cláudia Cartafina (que integra o Coral do Marista) com os filhos e muitos mais que foram essenciais para valorizar o concerto de primorosa qualidade. Houve quem, em sua poltrona, cantasse entusiasmadamente em alemão acompanhando Cecília e Arthur em todas as peças. Foi lindo!










             Em horário inusitado, 15h, houve quem comentasse que a ideia foi acertada, uma vez que facilita para as pessoas se deslocarem, especialmente aquelas que temem sair à noite.
O recital também serviu como despedida de Cecília Massa do Brasil. Na semana que vem ela viaja para a Alemanha onde permanecerá em temporada de trabalho e estudos. A ela, o nosso desejo de muito boa sorte e que também lá a uberabense possa com a força de sua voz e talento despertar nos alemães a mesma emoção com que encantou a todos naquela tarde!















Sobre os artistas

Arthur Raymundo, tenor
Atualmente finaliza o bacharelado em Música com habilitação em Canto Erudito na Unicamp no estúdio de Adriana Kayama, onde ingressou em 2009. Participou de festivais de música pelo Brasil como o XIII Festival Nacional de Canto de Piracicaba, 29ª Oficina de Música de Curitiba e da III Semana de Música Antiga da UFMG. 
Por dois anos consecutivos (2011 e 2012), foi aluno bolsista do curso de verão Dartington International Summer School, na Inglaterra, tendo orientação de Dame Emma Kirkby, Robert Murray, Linda Hirst e Andrew Watts. Participou da ópera Actéon de Charpentier e de demais atividades. 
Em 2012 recebeu uma bolsa do governo brasileiro para graduação-sanduíche na Universidade de Alberta, no Canadá, onde estudou por um ano no estúdio da mezzo-soprano Elizabeth Turnbull. 
Ainda no Canadá, participou do programa de verão Opera on the Avalon, onde cantou o papel de Giuseppe em La Traviata (Verdi) e primeiro Sacerdote e Homem de Armadura em A Flauta Mágica (Mozart). Como solista cantou com a Corporação Villa-Lobos de Indaiatuba, Orquestra Sinfônica da Unicamp, Newfoundland Symphony Orchestra e colaborou com diversos pianistas em vários recitais.

Cecília Massa, soprano
Natural de Uberaba, cursou o bacharelado em Música com habilitação em Canto Erudito na Unicamp. Participou do 27º Festival de Música de Londrina, 29ª Oficina de Música de Curitiba e da III Semana de Música Antiga da UFMG e da 31ª Oficina de Músuca de Curitiba tendo aula com Gisa Volkmann, Luiz Francisco Fontanari, Marília Vargas, Adriana Fernandez, Maria Cristina Kiehr, Dominique Visse, Nicolau de Figueiredo, Rodrigo Del Pozo, Hopkinson Smith, William Carter e Rachel Brown.
Em 2011 participou do Dartington International Summer School, na Inglaterra, tendo orientações de Emma Kirkby e David Miller. 
Atualmente se dedica ao repertório de câmara para voz e piano e é integrante do grupo Sopro Continuum, quinteto dedicado ao repertório europeu e colonial brasileiro.

Flávio Lago, piano

Iniciou seus estudos de piano aos 13 anos de idade, com a professora Nair Fernandez. Após um ano ingressou na classe de piano e música de câmara de Hermes Jacchieri, na Universidade Livre de Música Tom Jobim, onde permaneceu por dois anos, quando recebeu bolsa de estudo da Fundação Magda Tagliaferro para estudar na classe do professor Armando Fava Filho, com quem estuda desde então. 
Como pianista, participou e obteve premiações em diversos concursos como ArtLivre, Souza Lima, ECA Pompéia, Conservatório Villa-Lobos/FITO e Magda Tagliaferro. Cursou também os Festivais de Música de Curitiba, Brasília e Londrina. Nos últimos anos tem tido intensa atividade como camerista.
Como regente teve aulas e master-classes com os regentes Carlos   Kaminski, Vitor Gabriel Araújo, Marcello Stasi e Daisuke Soga (Japão). Formado em regência pela Unesp, na classe do maestro Lutero Rodrigues, manteve paralelamente aulas particulares com o maestro Roberto Tibiriçá.



quinta-feira, 17 de outubro de 2013

Concerto Melancholie é o programa deste sábado



Melancholie - Canções Alemãs, Árias de Óperas e Duetos 

Cecília Massa, soprano  
Arthur Raymundo, tenor
Flávio Lago, piano



A soprano Cecília Massa e o tenor Arthur Raymundo são grandes amigos e parceiros musicais desde 2010 realizando juntos o mais variado repertório da música erudita. Uma parceria como esta, cheia de afinidades resultou neste recital chamado Melancholie que conta com a colaboração do pianista paulistano Flávio Lago. 
A melancolia representa o mais profundo sentimento que move as composições artísticas do século XIX, e este programa conta com canções alemãs, chamadas de Lieder, gênero da música alemã extremamente marcante deste período. Numa conexão entre poesia, melodia e a escrita pianística, Franz Schubert, Robert Schumann, Hugo Wolf e Felix Mendelssohn são relembrados e homenageados nesta seleção de peças contempladas na primeira parte deste concerto. A Ópera é vivida na segunda parte deste recital, com árias das óperas de W. A. Mozart, G. F. Händel e Claudio Monteverdi. 


Dia 19 de outubro (sábado), às 15h
Sala Cecília Palmério - Campus Centro Uniube
- ENTRADA FRANCA -

terça-feira, 15 de outubro de 2013

Palco do Vera recebe A Noviça Rebelde





A Noviça Rebelde, com orquestra, coral e solistas, baseado no musical da Broadway, é o espetáculo que será mostrado no dia 5 de novembro, às 20h, no Cine Teatro Municipal Vera Cruz. A realização é do Conservatório Estadual de Música Cora Pavan Capparelli, de Uberlândia, com renda revertida para o Lar Espírita Jarbas Leone Varanda, de Uberaba, com apoio da Prefeitura Municipal/Fundação Cultural, da Aliança Municipal Espírita (AME), e patrocínio do Hospital Santa Clara. 

Os ingressos R$ 50 (inteira) e R$ 25 (meia) podem ser adquiridos na bilheteria do teatro (3317-1476) e nos pontos de venda: Casa do Estudante, Chandelly Sorveteria, Eva Quitandas, ICBEU e as livrarias Aurélio Agostinho, Espírita Academia do Pensamento, Espírita Emmanuel, Espírita Ponto de Luz e F,C,X. (Francisco Cândido Xavier).

segunda-feira, 14 de outubro de 2013

Poetinha ganha tributo no Domingo na Concha



No dia 19 de outubro de 2013, o poeta, músico e diplomata Vinicius de Moraes - que morreu aos 66 anos em 9 de julho de 1980 - completaria 100 anos e o período é de celebrações do centenário dele. Família e amigos falaram sobre a intimidade do Poetinha ao GloboNews Especial, que começou neste domingo, 13, e prosseguirá até o dia 27. Confira: http://especial.g1.globo.com/globo-news/100-anos-vinicius-de-moraes/



Em Uberaba, é claro, o centenário de Vinicius não passaria despercebido. O talentoso intérprete
Marcelo Prado fará um tributo ao Poetinha neste domingo, 20, na Praça da Concha Acústica, das 11h às 14h, em mais um evento bacana promovido pela Fundação Cultural batizado de Domingo na Concha.



O músico e intérprete Pedro Amui, que se apresentará após Marcelo Prado, inseriu uma canção de Vinicius no repertório. Amui estará acompanhado por Gringo (baixo), Giovani Longo (bateria) com participação especial de Elias Jr. Ainda haverá canjas especiais de Douglas Oliveira e Limão. 






Recentemente, a festa na Concha foi da literatura com o Projeto LGP-Livro de Graça na Praça com o lançamento do livro Uberaba 20 Autores, autografado na hora pelos escritores de Uberaba. 



                                          Gilberto Rezende, Lélia Inês e Lívia Ferolla






Foi simplesmente emocionante ver tanta gente assistindo aos shows e engrossando a fila para receber os autógrafos da maioria dos autores participantes: André Kondo, Ani e Iná Bittencourt, Arahilda Gomes Alves, C.A. Cerchi, Dom Benedito de Ulhôa Vieira, Eduardo de Paula Nascimento, Guido Bilharinho, Ilcéa Borba Marquez, Jorge Alberto Nabut, José Humberto, Marcus Vinícius Lessa de Lima, Maria Antonieta Borges Lopes, Maria Aparecida Vilhena dos Reis, Mário Salvador, Padre Prata, Pedro Lima, Samir Cecílio, Terezinha Hueb, Tiago de Melo Andrade e Vilma Cunha Duarte.

Parabéns ao coordenador do projeto LGP, Carlos Perez, e à presidente da Fundação Cultural, Sumayra Oliveira, por tornar os domingos mais agradáveis na cidade enchendo a Concha de musicalidade, arte e cultura!!

A presidente da Fundação Cultural, Sumayra Oliveira, ao lado do vereador Franco Cartafina, que apresentou a ela o pedido de revitalização e ocupação cultural da praça da Concha Acústica, em reunião no primeiro mês de seu mandato. Cumprimentos aos dois!

Língua Afiada: Entre eu e ela ou entre mim e ela?




O ator Ricardo Tozzi, na novela de Walcyr Carrasco, Amor à Vida,  interpretando Thales, escorregou no português no capítulo desta segunda-feira. Ele disse à Leila (Fernanda Machado): "O assunto é entre eu e ela" se referindo à Nicole, vivida pela atriz Marina Ruy Barbosa. Ele deveria ter dito entre mim e ela porque não há verbo após o pronome. O professor Sérgio Nogueira explica que no caso da expressão “entre MIM e você”, há a preposição ENTRE antes e não há verbo após o pronome. Isso significa que deve-se usar o pronome oblíquo “MIM” em vez do pronome reto “EU”.
O pronome pessoal “EU” é do caso reto, por isso deve ser usado fundamentalmente na função do sujeito (ou predicativo do sujeito): “EU e ela estamos apaixonados”; “O preterido fui EU”; “Ela pediu pra  EU fazer”; “Ela terminou antes de EU começar”; “Ela cozinhou por EU estar ocupado”.
Nestes exemplos há uma preposição antes do pronome “EU”. Mas a presença de um verbo no infinitivo após o pronome caracteriza uma oração reduzida: “…para EU fazer  (=para que EU faça)”; “…antes de EU começar (=antes que EU começasse)”; “…por EU estar ocupado (=porque EU estava ocupado)”. Nos três casos, o pronome “EU” exerce a função de sujeito.

Dicas de concordância


Sempre é possível perceber que há muitas dúvidas na hora da concordância, por exemplo quanto a dia da semana. Ouvem-se muitos dizerem hoje são dia 10. Hoje é um dia, neste caso, o uso deve ser no singular, ou seja, hoje é dia 10. No caso de horas, quando não há sujeito (=referindo-se a tempo ou a espaço), deve concordar com a palavra seguinte: “É uma hora da tarde.” “SÃO duas horas da tarde.” “SÃO treze horas.” “DEVE SER meio-dia e meia.” “PODERIAM SER doze horas e trinta minutos.” “ERAM dez para as três.” “SÃO treze quilômetros até o centro da cidade.”
Se o sujeito estiver no singular e o predicativo no plural (ou vice-versa), a concordância se faz de preferência no PLURAL: “Tudo SÃO sonhos.” “O difícil ERAM as dores.” “O resultado da pesquisa FORAM números assustadores.” “Esses dados SÃO parte de um relatório elaborado pela comissão especial do Senado.” “As cadernetas de poupança ERAM a melhor garantia para o futuro.” “Estas providências FORAM a salvação da empresa.”

domingo, 13 de outubro de 2013

Zeca Baleiro canta no Uberlândia Shopping


O site G1 Globo Triângulo Mineiro (http://g1.globo.com/mg/triangulo-mineiro/musica/show/zeca-baleiro-17-10-2013-zeca-baleiro.html) divulga show do compositor maranhense Zeca Baleiro, em Uberlândia, nesta quinta-feira, 17 de outubro, às 19h30, no Uberlândia Shopping (avenida Nicomedes Alves dos Santos, na Morada da Colina), com entrada gratuita e classificação livre. A Serifa Comunicação confirma o show e conta que o intérprete e compositor receberá a imprensa em horário anterior ao espetáculo.

Zeca vem à região depois de participar de um dos maiores festivais de música do mundo, o Rock in Rio. O repertório deverá incluir releituras de canções famosas do cantor como “Salão de Beleza”, “Babylon”, “Telegrama”, “Quase Nada” e “Vai De Madureira”, além de canções de seu novo CD “O Disco do Ano”, como “Calma Aí, Coração”, “Nada Além”, “Tattoo”, “Último Post” e “Ela Não se Parece com Ninguém”. O show também integra o calendário postado no link http://www.calendarioshowseventos.com.br/tag/zeca-baleiro/.