sábado, 26 de outubro de 2013

Marcelo Taynara canta no Domingo na Concha


O cantor, compositor, arranjador e instrumentista Marcelo Taynara, natural de Conceição das Alagoas (MG), que Uberaba conquistou, lança "Pretinha", quinto CD de sua bela carreira, no Domingo na Concha, neste dia 27, a partir das 11h. O CD gravado ao longo deste ano conta com a participação de Toi, Marboy e Gugu (rapers), com arranjos sampleados e remixados por Jonas Pheer.
Autodidata, Taynara iniciou na música com dez anos de idade, tocando bateria e cantando em bandas, viajando por grande parte da Brasil e América Latina. Suas composições trazem os elementos de sua descendência negra e indígena brasileira, os ritmos do estado de Minas Gerais, a influência da bossa-nova, Villa Lobos, samba e música latino-americana. Suas raízes estão igualmente representadas em imitações com efeitos vocais de pássaros, cachoeiras, animais silvestres, e outros sons da natureza e de percussão, uma marca peculiar do artista. Suas canções são simples, ternas e cuidadosamente elaboradas - ressaltando a pureza das intenções e a urgência de se adotar o sentimento como bússola da vida.
Lembro-me da primeira entrevista que fiz com o então garoto recém-chegado de sua pequena cidade natal, cheio de sonhos e sem certeza do que representaria a sua escolha por viver da sua arte. Extremamente tímido e com peculiar simplicidade, ele não pensava em fama ou dinheiro, mas em espalhar seu canto para o mundo de uma maneira natural, instintiva e tomada por uma indescritível emoção.




Logo comecei a assisti-lo na noite pelos bares da cidade. Não demorou muito e Taynara foi descoberto por importantes músicos, compositores e intérpretes de Minas, como o saudoso Dércio Marques, além de Saulo Laranjeira e Paulinho Pedra Azul.

Com o ano 2000 chegou o primeiro CD, “A Cor de Minas”, evidenciando a jovem mineirice contemporânea e a simplicidade do menino do sertão. Taynara passou a receber inúmeros convites e participou de vários laboratórios de percussão. Depois veio “Sete Colinas”, em parceria com o violonista Sérgio Ramos, apresentando músicas cantadas e instrumentais, com sofisticação harmônica, sem fugir das características mineiras. Durante cinco anos o multitalentoso Taynara residiu em Belo Horizonte, onde dividiu palcos com vários artistas mineiros, destacando-se na abertura da Eco Latina 2001, ao lado de Dércio Marques e outros, no palco do Minas Centro. 












Também naquele período sua
 produtividade foi intensa e contou com o lançamento de Marcelo Taynara Cantos e Congos.














Depois, “Pilão Marcado”, lançado em 2008, com show no Teatro Sesiminas, sob a direção de Tobias Ferraz. No CD Pilão Marcado, de estúdio, contou com a participação especial de Saulo Laranjeira, Paulinho Pedra Azul, Emilio Victtor, Dércio Marques, Denílson Mabuzzy e o guitarrista de jazz norte- americano Ralph Pritikin Warren.







Além de lançar  Marcelo Taynara Cantos e Congos, fez incursões como ator e redator de documentários e muito mais. Não há dúvida de que ao optar por viver da sua arte, ele fez a coisa certa e mantém os mesmos sentimentos da época em que começou: seu incondicional amor à música e seu desejo de ver suas composições e interpretações tocarem cada vez mais um número maior de pessoas.

quarta-feira, 23 de outubro de 2013

Le Circule seleciona obra de Francis Prado


A fotógrafa de sensibilidade rara e apurado talento, Francis Prado, de Uberaba, está entre os artistas selecionados para a Exposição Coletiva "Sem Título", com vernissage neste sábado, 26, às 19h, na Le Circule Galerie Concept , em Uberlândia.


"Sagrado" é o título da obra de Francis, uma fotografia analógica de 1999. Ela destaca que inicialmente a imagem causa estranheza. "Incomum à fotografia de gente, que sempre procura o belo, nesta imagem o que parece feio se torna belo dependendo da busca do observador". Bravo!! 



A mostra resulta do segundo edital de ocupação da Galeria de Juliana Capello, na foto de Cleiton Borges publicada no Correio de Uberlândia, ao lado do diretor Rafael Biagini. Artistas de toda a região e também de São Paulo e Goiás inscreveram seus trabalhos no edital que conta com o apoio da Diretoria de Cultura (Dicult) da UFU e do site Página Cultural, com a participação da curadora Maria Carolina Boaventura e do colaborador Pedro Santoro.
Além dos expositores, a noite terá como convidado o artista Muzai, de Uberlândia, que iniciou sua pesquisa dentro do universo da Arte urbana em 1999, através do Grafitti, e atualmente realiza pinturas em telas, murais em empresas, residências, espaços públicos e escolas, e  paralelamente atua como oficineiro em projetos de arte educação. 



Serviço
Vernissage Exposição "Sem Título"
Dia 26 de outubro, às 19h
Le Circule Galerie Concept
Rua Professor Mário Porto, 37 - Lídice - (34) 3255-5237
Uberlândia (MG)

domingo, 20 de outubro de 2013

Reunião literária é o programa deste sábado








O programa imperdível deste sábado, 26, às 10h, na sala de Multimeios da Biblioteca Municipal de Uberaba, é o lançamento dos livros Monsenhor Juvenal Arduini - In Memoriam "Crônicas de Natal" - coletânea de crônicas 





e Ziraldo e o livro para crianças e jovens no Brasil, de Vânia Maria Rezende, que encerrarão a reunião mensal da Academia de Letras do Triângulo Mineiro (ALTM). 
O primeiro resulta de projeto idealizado pelas Irmãs Dominicanas do Hospital e Maternidade São Domingos, organizado pela jornalista Evacira Coraspe, com prefácio de Jorge Alberto Nabut, presidente da ALTM. E o segundo reforça em Vânia Rezende o seu grande e profundo incentivo à literatura nacional. 






Foto Rose Dutra







O público que admira a sensibilidade da escritora compareceu ao "Encontro com Vânia Resende: revelações poéticas sob o signo de Flicts", no último dia 8, na Biblioteca Municipal Bernardo Guimarães, com apoio das editoras Humanitas e Paulinas e Livraria Alternativa Cultural.