quinta-feira, 20 de fevereiro de 2014

Mostra de arte em miniatura homenageia Uberaba


Foto Alysson Oliveira


Será nesta sexta-feira, 21, às 19h30, na Praça de Eventos, no Shopping Uberaba, a abertura da Exposição 194 Anos de Uberaba - Uma nova cidade a cada novo olhar, com obras do talentoso artista José Eduardo, que produz maquetes decorativas de forma artesanal reaproveitando materiais que iriam para o lixo. A mostra destaca reprodução de prédios com arquitetura antiga restaurada e de outros emblemáticos na história de quase 200 anos do município. É a homenagem do Shopping que carrega com orgulho o nome da cidade pelo seu aniversário. A exposição, com organização a cargo da assistente de Marketing, Morgana Garcia, tem apoio de Sandra Monteiro, ABCZ/Museu do Zebu e Arte em Papelão, e permanecerá aberta à visitação pública até o dia 5 de março. 



Para reunir o material, José Eduardo conta com o apoio de algumas pessoas que cedem caixas que seriam descartadas. Com um amigo dono de fábrica de caixas, ele consegue retalhos que iriam para o lixo. Sua seleção a princípio é baseada em antigas e belas construções de Uberaba, Por coincidência algumas são pontos turísticos, outras ele reproduz por admiração à arquitetura.



Nascido em São Paulo (SP), José Eduardo começou a fazer maquetes decorativas em 2001, como hobby, e na mesma época passou a residir em Uberaba. Sua arte foi vista e logo recebeu convite da Casa do Artesão para expor. A partir daí surgiu a ideia de surpreender o público com uma exposição reproduzindo alguns casarões da cidade, pois não conhecia ainda os pontos turísticos. José Eduardo optou por reproduzir os imóveis que despertam nele grande encantamento.




Nenhum comentário:

Postar um comentário