sábado, 29 de março de 2014

Língua Afiada: o clube traz ou trás?




Você sabe o que são palavras homófonas? Não? Normal, muita gente não sabe, e, pior, quem deveria saber também confunde. Tem sido comum surgirem em jornais, folders, cartazes e até em outdoors várias destas palavras com sentido incorreto.
Dizer que tal clube “trás” um diferencial ou que a decisão do juiz “trás” tranquilidade, enfim, para um redator é bastante constrangedor. O correto é traz, de trazer.
Trás e traz estão corretas, mas elas têm significados diferentes. Da mesma forma para quem escreve, por exemplo, que a vítima estava no banco de “traz”. O certo é de trás, de lugar.
A palavra trás é um advérbio de lugar, indicando uma situação posterior, ou seja, atrás, após. Traz é a forma conjugada do verbo trazer na 3ª pessoa do singular do presente do indicativo ou na 2ª pessoa do singular do imperativo. Quem traz leva para perto de quem fala.
O uso da palavra trás exige preposição de ou para. Por exemplo:

·                           Os alunos desinteressados preferem sentar nas carteiras de trás.
·                          Ele se foi sem olhar para trás.




Já vi escrito em ônibus coletivo que os “acentos” da frente são destinados a idosos. É o mesmo caso de outras palavras com o mesmo som, mas escritas de forma diferente e com significados distintos. Assento serve para sentar-se e acento é o sinal gráfico que demarca a palavra. O mesmo ocorrendo com concerto, que com c é uma sessão musical e conserto com s é reparo. Exemplos: O concerto de Fernando Calixto atraiu grande público. A geladeira precisa de conserto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário