quarta-feira, 24 de setembro de 2014

Megafauna convida paleoartista de Uberaba


Com três prêmios internacionais (Espanha, China e França) pelo documentário “O Brasil da Pré História - O Mistério do Poço Azul”, o paulistano Tulio Schargel, diretor e produtor de filmes com especialização em cinegrafia subaquática, idealizou o projeto Megafauna nas Escolas, que até o fim deste ano terá como convidado o paleoartista uberabense, Rodolfo Nogueira.


Rodolfo ministrará mais de 40 oficinas para crianças e jovens entre 9 e 17 anos em escolas de Mogi Mirim, Votorantim, Jundiaí e Porto Feliz e no Cata Vento, em São Paulo. Durante a graduação em Desenho Industrial pela Unesp-Bauru, ele desenvolveu uma metodologia para reconstruir animais extintos, à qual chamou de Paleodesign que seria a aplicação dos conceitos e métodos do design, juntamente aos suportes e técnicas artísticas ao estudo da paleontologia. Cursou disciplinas do curso de Ciências Biológicas, dissecou animais e estudou bastante sobre anatomia e paleontologia. Hoje é um dos mais requisitados paleoartistas do país. Coleciona prêmios e recentemente foi um dos convidados do programa Encontro, comandado pela jornalista e apresentadora Fátima Bernardes.


Schargel já trabalhou com feras como Lawrence Wahba. Fez um documentário sobre a preguiça gigante encontrada no Poço Azul e se encantou. Então, criou o projeto que já está na terceira edição.


Por meio do Megafauna, ele leva, desde 2011, aos centros culturais e escolas de São Paulo, um formato de palestra/exposição/exibição que aguça a curiosidade infantojuvenil sobre temas pouco estudados no currículo normal, como paleontologia, geologia, antropologia e arqueologia; o trabalho em equipe - a conquista da multidisciplina, além de contar sobre os 10 anos de dedicação para a realização de um sonho - da ideia à premiação do filme; a importância da exploração e descoberta de espécies para a ciência e o Homem. 



Além de palestras, agora promove também oficinas para crianças do país inteiro com réplicas interativas e paineis, vários deles criados por Rodolfo Nogueira, que deixam a plateia inebriada. Schargel fundou, em 2001, a Marca D’água Filmes, uma produtora artesanal de filmes de natureza, meio ambiente e educação e, desde então, vem assinando com sucesso a fotografia, produção executiva e/ou direção de documentários, entre os quais, três grandes coproduções internacionais. Além do premiado filme “O Brasil da Pré História, o mistério do Poço Azul”,  exibido em mais de 60 países e com exibição desde fevereiro de 2011 no Brasil, pelo Canal National Geographic, também as séries de TV “Extinções” e “Animais do Brasil”.

Revela que observando as interações da vida marinha acabou apaixonando-se pela natureza.  Em 2004, com a série “Animais do Brasil, Lutando pela Sobrevivência” para NatGeo, encontrou a fórmula para ajudar cientistas e a natureza. E sua dedicação tem trazido resultados espetaculares, bem como atraindo a atenção de grandes patrocinadores  que têm investido e apoiado o projeto com entusiasmo, como o Governo de São Paulo. "Nosso objetivo é transmitir ao maior numero possível de crianças, jovens e adultos um conhecimento restrito aos meios acadêmicos. Acreditamos que a democratização do saber ajudará a construir um Brasil melhor", frisa.









Nenhum comentário:

Postar um comentário