quinta-feira, 20 de março de 2014

Domingo na Concha traz Daniela Borela

                                                                          Fotos Marcio Spaolonse

O Domingo na Concha, neste dia 23, traz o show Voz de Mulher, idealizado pela cantora Daniela Borela, que abrange clássicos do jazz e da MPB, contemplando canções consagradas nas vozes de grandes cantoras como Sarah Vaughan, Leny Andrade, Elis Regina, Nana Caymmi, entre outras. Ela subirá ao palco às 12h. Antes, às 11h, haverá apresentação de novos talentos.
O trio que acompanha a cantora é formado por Helton Silva (violão/ guitarra), Gringo (contrabaixo) e Cajuzinho (bateria). Os instrumentistas conferem ao show o clima jazzístico que, aliado ao timbre e a interpretação de Daniela Borela, imprimem em cada canção um tom de releitura, de recriação, remodelando as canções a partir de novas ideias, fraseados, colagens e improvisos. 
Summertime (G. Gershwin), Triste (Tom Jobim), Incompatibilidade de Gênios (João Bosco e Aldir Blanc) e Resposta ao Tempo (Cristóvão Bastos/ Aldir Blanc) são algumas das canções que compõem Voz de Mulher, um show construído pelo estudo-homenagem a tantas mulheres cantoras cheias de arte, voz e vontade!


Além da privilegiada voz, a cantora mostra talento também como compositora. É o que se percebe ao ouvir "Poética", belíssima canção em parceria com Cleusa Bernardes, do disco que leva o nome Daniela Borela, que ainda nos presenteia com outras duas próprias: "Voltando atrás" e "Cá pra mim". As demais faixas são assinadas por parceiros como Enzo Banzo com Cleusa Bernardes em "Asa Norte", mais Eder Jorge e George Thomaz em "Bem no quintal"; Rodrigo Santiago e Virgílio Azevedo em "Bem obrigada", e outros.
Devota de João Bosco e dos baianos (Caetano Veloso, Gilberto Gil, Tom Zé, Nana Caymmi, Novos Baianos), Daniela percorre a sintaxe musical de seus precursores com a simplicidade de quem, também, vive música. A antiga relação Bahia‐Minas é revisitada dentro de um tempo em que não mais os trens nos movimentam, mas os aviões.


"Mulheres e canções... Que combinação!
Histórias, caprichos, sorrisos, gargalhadas, choro, amor, paixão, drama,... Tudo e mais 
ainda!
Quantas canções escritas por elas... Quantas canções escritas para elas...
Quantas canções consagradas por elas...
Como elas vivem as canções!!!
Pedacinhos melódicos e poéticos de vida e entrega movidos por inspirações, expirações (e ex-pirações), aspirações... desejo, necessidade, vontade!"

Daniela Borela





                                                                                                                      Foto Douglas Luzz


Voz de Mulher - 23/03/2014
Praça da Concha Acústica Uberaba

Daniela Borela - voz
Helton Silva - guitarra
Gringo - baixo
Cajuzinho - bateria







Sobre Daniela Borela
Natural de Araguari –MG. Formada em Música – Canto, pela Universidade Federal de Uberlândia, atua como professora de canto e técnica vocal, lecionando atualmente no Conservatório Estadual Cora Pavan Capparelli, e realizando a preparação vocal de vários cantores e grupos artísticos de Uberlândia e região.
Como cantora, integra o Quarteto VagaMundo, com o qual se apresentou no Sesc Pompéia – SP, em Poços de Caldas pelo Conexão Telemig, em teatros de Uberlândia, Uberaba, Belo Horizonte e em unidades do Sesi do Estado de São Paulo com o show Dá Aqui, idealizado pelo quarteto. Apresenta-se também em projetos solo, em gravações e shows de outros artistas.
Em abril de 2011, lançou seu primeiro CD solo, gravado ao vivo, no Estúdio El Rocha (São Paulo). Neste trabalho, a cantora apresenta canções inéditas de sua autoria e de compositores de Uberlândia e região, em um disco que perpassa a delicadeza do canto grave, do lirismo e da concepção de arranjos de base influenciados por gêneros como jazz, bossa nova e tropicalismo.

domingo, 16 de março de 2014

IBDFAM exibe debate "Guerra dos Roses"


Dirigido por Danny DeVito e estrelado por Michael Douglas e Kathleen Turner, o filme “A Guerra dos Roses”, que mostra o casal em pé de guerra durante o processo de separação, será exibido no dia 25, as 19h30, no Le Bistrot (anexo ao Teatro Sesiminas), em uma realização do Instituto Brasileiro de Direito de Família (IBDFAM-Núcleo Uberaba).
Além da projeção, haverá discussão interdisciplinar sobre conflitos e dramas familiares com a participação do jurista presidente do Instituto, Rodrigo da Cunha Pereira e da psicanalista Sandra Abadia Gomes de Andrade, tendo como mediadora a diretora do IBDFAM, Marli Martins de Assis. 
Informações: (34) 9192-6700.