quarta-feira, 28 de maio de 2014

Sesiminas recebe mostra Vultos do Não se Pode





Inspirada na lendária figura “Não se Pode” – que saía todas as madrugadas pelas ruas de Teresina, capital do Piauí, em uma época em que as mulheres não saíam sozinhas – Alessandra Cunha criou a mostra Vultos do Não se Pode, composta de nove ilustrações feitas em serigrafia, com abertura marcada para o dia 11 de junho, às 19h, na Galeria de Arte do Centro de Cultura José Maria Barra/Sesiminas, em Uberaba. A partir do dia 12 estará aberta à visitação pública das 9h às 21h até o dia 13 de julho.



Em uma viagem a trabalho, a artista conheceu a personagem, muito presente no imaginário popular da capital do Piauí. Conta a lenda que quando via um homem na calçada, “Não se Pode”, como ficou conhecida, pedia-lhe um cigarro e acendia se esticando para alcançar o fogo do poste de iluminação pública. E se o homem tentasse conversar, a dama saía correndo e gritando: “Não se pode! Não se pode!”
“O carinho que todos têm por esta dama me comoveu e despertou uma curiosidade sobre como teria vivido esta mulher, que tinha a mesma idade que tenho agora, mas em um período de domínio machista. E se fosse eu, suportaria um ou vários ‘não se pode’? O que uma mulher com idade entre 30 e 40 anos não pode fazer? O que uma mulher não pode fazer durante toda a vida?”, indaga a artista.



A história ganhou um toque contemporâneo nas ilustrações de Alessandra. O resultado final é uma mistura de fotografias e edifícios da cidade de Ouro Preto (MG), com camadas de tinta acrílica, criando texturas e contrastes.

terça-feira, 27 de maio de 2014

"Ruas de Barros" sobe ao palco do Vera

                                                                          Camila Coimbra
Frederico Foroni e Paulo Williams em cena do espetáculo


A Sociedade Amigos da Biblioteca (Sabi) Uberaba e o Projeto Ponto de Cultura Livro em Cena convidam para o espetáculo poético-musical “Ruas de Barros”, baseado na obra do escritor brasileiro Manoel de Barros, nesta quarta-feira, 28, às 19h30, no Cine Teatro Vera Cruz.
Viviane de Almeida Cataldi, presidente da SABI, conta que o projeto tem sido desenvolvido em Uberaba, em algumas escolas públicas para democratizar o acesso ao livro e o incentivo à leitura, sempre valorizando a literatura brasileira, e, principalmente, o escritor e a literatura uberabense. 
Arahilda Gomes, Jorge Alberto Nabut, Mário Salvador, Renato Muniz, Padre Prata, Terezinha Hueb de Menezes, Tiago de Melo Andrade e Vânia Resende tiveram uma de suas obras ou crônicas trabalhadas nas oficinas de leitura realizadas.



Sinopse
Ruas de Barros narra o perfil biográfico do poeta Manoel de Barros através de seus próprios poemas, com ênfase em seu estilo de criação literária, denominado pelo próprio autor de “criançamento das palavras”. Os mais importantes personagens presentes em seus livros aparecem materializados e são colocados em contato com o poeta. Desta maneira, os andarilhos Andaleço e Bernardo, o Menino-Poeta e a Anima-Mãe tornaram-se os eixos de relação do Poeta com sua história. Enquanto o Velho-Poeta viaja através da própria memória, o público acompanha através dos versos-diálogos, além de uma exposição do fazer literário do poeta, a narrativa da trajetória biográfica e intelectual de Manoel de Barros. A relação do poeta com seus personagens é intercalado por intervenções musicais e por canções cujas letras são poemas do próprio autor. Exemplos de toda a obra do poeta permeiam este espetáculo de rua, que através de uma linguagem simbolista traz o humor e a poesia de um dos mais importantes poetas brasileiros vivos.

Dia 28 de maio, às 20h, em Uberaba
Local: Teatro Vera Cruz / Rua São Benedito, 290 /
Gratuito e para todas as idades.

FICHA TÉCNICA:

Textos: Manoel de Barros
Direção e Dramaturgia: Frederico Foroni
Cenografia e Figurino: Carolina Bassi
Trilha e Direção Musical: Marcus Siqueira

ELENCO:

Frederico Foroni
Antônia Mattos
Iris Yazbek
Paulo Williams
Gabriel Ivanoff
Produção: Grupo Chão
Produção Executiva: Elise Guedes


Fonte: Estúdio Terra Forte

segunda-feira, 26 de maio de 2014

Filarmônica de Minas vem a Uberaba dia 6





O concerto da Orquestra Filarmônica de Minas Gerais, sob a regência de Marcos Arakaki, no dia 6 de junho (sexta-feira), às 20h, na Praça da Igreja de Nossa Senhora da Abadia, será gratuito. Marque presença no evento e convide a família e os amigos! Integra o repertório, a Suíte nº 1 de Peer Gynt de Grieg.


Marcos Arakaki é natural de São Paulo. Bacharel em violino pela Universidade Estadual Paulista (Unesp), concluiu seu mestrado em Regência Orquestral pela Universidade de Massachusetts em 2004, sob a orientação do maestro Lanfranco Marcelletti. Sua trajetória artística é marcada por prêmios como o do I Concurso Nacional Eleazar de Carvalho para Jovens Regentes, promovido pela Orquestra Petrobras Sinfônica em 2001, e I Prêmio Camargo Guarnieri, realizado pelo Festival Internacional de Campos do Jordão, em 2009. Arakaki é Regente Associado da Orquestra Filarmônica de Minas Gerais, regente titular da Orquestra Sinfônica UFPB e professor visitante da Universidade Federal da Paraíba.


A Orquestra Filarmônica de Minas Gerais foi criada em 2008 pelo Governo de Minas com o intuito de inserir o Estado nos circuitos nacional e internacional da música clássica. Excelência artística e vigorosa programação – esse é o perfil da Filarmônica de Minas Gerais, formada por 90 músicos, provenientes de todo o Brasil, além de países da Europa, da Ásia e das Américas.


Na Sala São Paulo, onde já esteve em anos anteriores, foi orquestra convidada da temporada 2013 da Osesp, realizando três concertos em outubro último. A Filarmônica também já se apresentou nos teatros municipais do Rio de Janeiro e de São Paulo, sempre com ótima receptividade do público e elogiosas críticas. A Orquestra realizou sua primeira turnê internacional em 2012, com cinco concertos na Argentina e no Uruguai.