sábado, 13 de setembro de 2014

CEM Renato Frateschi promove Palco Livre


O Palco Livre de Outubro, com os músicos Jonas de Sousa e Thiago de Freitas, apresentará um repertório de violino e piano, contando com peças de Beethoven, Camargo Guarniei, Charles de Bériot, Kreisler, Pablo de Saraste e Vittorio Monti. O projeto é uma realização do Conservatório Estadual de Música Renato Frateschi, que integra as comemorações de seus 65 anos. O show será no dia 8 de outubro, às 20h, no anfiteatro do CEM Renato Frateschi, em Uberaba (MG).
O Palco Livre é um espaço que surgiu em 2013 para promover o contato da comunidade do Conservatório com músicos profissionais (professores da casa ou não). O trabalho se propõe à formação de público, à educação do ouvido musical e à criação de um nicho cultural no Conservatório para estimular a participação de alunos e professores na apreciação e performance de gêneros diversos.

quinta-feira, 11 de setembro de 2014

Lançamento de jovem escritora encanta público

                                                                                        Fotos Rose Dutra
O lançamento do livro A joaninha bailarina, de Mariana Ávila Silvano, 7 anos, no Ramon Studio Photo, em Uberaba (MG), na noite desta quinta-feira, 11, proporcionou um turbilhão de emoções no seleto público começando pela abertura feita pela avó da jovem escritora, a pedagoga Jeanne Ávila, passando pela linda apresentação do Grupo Fluistória, formado pelas arte-educadoras Adriana Fonseca, Darci Bosco e Ana Teresa Teixeira; o encantador número de balé com bailarina da Dançarte e o som inspirador a cargo do cantor Tito Rios. 
O evento contou com a presença da professora de arte, Elisa Carvalho, responsável pelas ilustrações do primeiro livro de Mariana, escrito quando estava com 5 para 6 anos. Ela completou 7 anos no último dia 24 de agosto. Na entrada, uma bela mesa com os exemplares do livro à venda pela Alternativa Cultural representada pela Jozy. O talentoso Ramon Magela fazia a competente cobertura fotográfica, enquanto Ana Nery, como sempre, agradável anfitriã.
Também compareceu ao lançamento, a Irmã Maria Helena Salazar, do Colégio Nossa Senhora das Dores, onde a escritora cursa o primeiro ano do Ensino Fundamental. A professora Lilian Costa Souza Guimarães, a quem Mariana dedica o livro, fez questão de receber o autógrafo e o abraço carinhoso da aluna autora.
A dentista Cyntia Camilo Zago, com as filhas Luiza e Heloísa, prestigiou o evento, levando seus cumprimentos à Mariana e à mãe dela, Paula Ávila, sua amiga e colega de profissão.
Foi uma noite perfeita, em que era possível ver no brilho dos olhos das crianças e também dos adultos, o gosto ávido pela leitura e por ouvir histórias. O clima envolveu a todos fazendo com que desejassem pular da vida real para as páginas de um livro infantil.  



 






Vera Cruz sedia Encontro de Corais






 A coordenadora do evento, Marly Gonçalves, com o regente convidado, David Junker



Começa nesta sexta-feira, 12, e prossegue até domingo, o 11º Encontro de Corais, no Teatro Municipal Vera Cruz.  De acordo com Marly Gonçalves, coordenadora do evento, é um projeto que reunirá grupos corais da cidade e região em apresentações abertas ao público. Está programada também uma Oficina Coral com o regente convidado, David Junker, da cidade de Brasília-DF.
O evento é uma realização da Prefeitura de Uberaba, através da Fundação Cultural e reunirá grupos
corais de Uberaba e região em apresentações abertas ao público.
O objetivo, segundo a coordenadora, é contribuir com o movimento cultural de Uberaba, em especial com o movimento do canto em coro, divulgar os trabalhos dos corais e possibilitar o intercâmbio e a troca de experiências entre coristas e regentes.
Marly Gonçalves lembra que as oficinas serão realizadas em duas etapas, uma destinada aos regentes e outra para os coralistas. Nas tardes de sábado e domingo acontece a oficina com coralistas e nas manhãs de sábado, domingo e na sexta à tarde, com regentes interessados no seu aprimoramento.
Participam do encontro os grupos Coral do Cerrado (Uberlândia-MG), Coral Municipal Infantil, Coral Infantil Frateschi, Maracanã Coral Infantil, Coral Canta Marista, Scola Cantorum e Coral Cidade de Uberaba

Sobre o regente
David Junker é maestro com PhD em Educação Musical e atual professor da Universidade de Brasília, onde ministra aulas de RegênciaCanto CoralPrática de Conjunto e Prática de Orquestra, tanto na graduação quanto na pós-graduação.

Serviço
11º Encontro de Corais
12, 13 e 14 de setembro
20h
Cine Teatro Municipal Vera Cruz
Entrada – Produtos para higiene pessoal



quarta-feira, 10 de setembro de 2014

Menina de 7 anos lança livro em Uberaba


A mais jovem escritora do Brasil pode ser de Uberaba. O lançamento de “A joaninha bailarina” (Editora Colégio Cenecista Dr. José Ferreira), primeiro livro escrito por Mariana Ávila Silvano, de apenas 7 anos, será nesta quinta-feira, 11, às 19h,  no Ramon Magela Studio Photo. 
Filha caçula da dentista Paula Ávila, Mari, como é carinhosamente chamada pelos familiares e amigos, tomou gosto pela literatura assim que foi alfabetizada, de forma precoce. Mari se encantou pelo inseto e como é bailarina decidiu unir a joaninha à dança e escrever uma bela história competentemente ilustrada pela professora de arte, Elisa Carvalho, que é mestre em Educação pela Uniube.






Na casa da jovem escritora, que cursa o primeiro ano do Ensino Fundamental no Colégio Nossa Senhora das Dores, todos gostam muito de leitura, o que pode ser influência da avó materna, a pedagoga Jeanne Ávila, que sempre apresentou os livros à família de forma muito atrativa incentivando todos a ler cada vez mais, pois quem lê, além de adquirir mais conhecimento, viaja e enriquece o vocabulário. 
















O lançamento desta noite contará com atrações bem interessantes: coreografia da Dançarte, onde a autora é aluna de ballet; contação de histórias com o grupo Fluistória e, também, o cantor Tito Rios, que é multi-instrumentista e tem atraído seleto público às suas apresentações com um repertório de muito bom gosto. Não há dúvida de que será uma noite memorável!

terça-feira, 9 de setembro de 2014

Renato Muniz lança quinto livro em Uberaba


Recém-chegado da Bienal Internacional do Livro em São Paulo, onde lançou A máquina de ensinar, o professor Renato Muniz Barretto de Carvalho, formado em Geografia pela Universidade de São Paulo (USP), pós-graduado em Educação e mestre em Geografia, vai lançá-lo em Uberaba, no próximo dia 19, às 20h, na sede do Sindicato dos Professores de Minas Gerais (Sinpro-Uberaba), e no dia 20, às 15h, na Biblioteca Pública Bernardo Guimarães, em conversa com amigos e leitores.





O livro reúne crônicas selecionadas sobre educação, leitura e meio ambiente, escritas por ele entre 1990 e 2010, e publicadas em jornais da cidade e região. "Máquina de ensinar" é o título de uma delas e que foi premiada num concurso estadual e publicada em livro pelo Sinpro, em 2000, e, muito apropriadamente, foi escolhido pela Giz Editorial para titular este que é o quinto livro de Renato.



         
A trajetória deste incansável defensor da educação no seu sentido pleno, como escritor, começou em 1989, quando passou a assinar artigos, crônicas e outros textos publicados em outros veículos da imprensa local, regional e nacional. 
O primeiro livro foi lançado em 1998, "A cidade perdida - anotações sobre o cotidiano", editado pelo Colégio Cenecista Dr. José Ferreira. O segundo, "Crônicas Impertinentes", foi lançado na 20ª Bienal Internacional do Livro, em 2008, no estande da Editora Scortecci. 
Na foto à esquerda, Renato Muniz autografa "A máquina de ensinar", no estande da Giz, na Bienal, no último dia 30 de agosto

Em 2010, lançou "Bichos são gente boa", com ilustrações de Mara Maciel, também pela Giz Editorial, de São Paulo, na Bienal. Este livro, inclusive foi selecionado pelo governo do Estado de São Paulo para compor o currículo das escolas estaduais paulistas em 2013.
Como publicou o blog Alternativa Cultural, "Bichos são gente boa" estimula os leitores a pensarem sobre a situação de espécies em risco de extinção ao mesmo tempo em que instiga a pensar na própria condição humana.


E Renato Muniz já está com novos projetos para a felicidade de seus leitores e companheiros de jornada em busca de uma educação que forme não apenas acadêmicos mas, sobretudo, cidadãos conscientes. Parabéns, professor! Suas ideias, pontos de vista e iniciativas são inspiradores!

domingo, 7 de setembro de 2014

Conheça os convidados da FLU


O espetáculo “Duas mãos e o sentimento do mundo”, encenado pela turma de formação da Cia Rogê abrirá a quarta edição da Festa Literária de Uberaba (FLU), no dia 24, às 20h, na Casa de Artes e Ofícios Paulo Souza Lima, localizado na praça Comendador Quintino, 162. No dia seguinte, das 10h às 11h15, na Praça do Grupo Brasil, em Conexões Literárias: Teatro haverá apresentação seguida de bate-papo do espetáculo Carne Quebrada, com texto de Tiago de Melo Andrade e dramaturgia da Cia. Rogê, com bis, sem debate,   no dia 26, das 19h às 20h, na praça. Confira o perfil resumido dos convidados e a programação de cada um na Festa. A entrada é livre, mas limitada, por isso, os ingressos devem ser retirados gratuitamente na Alternativa Cultural.


Leandro Narloch 
Autor do best-seller Guia Politicamente Incorreto da História do Brasil, publicado em 2009,  o jornalista já vendeu mais de 700 mil exemplares de suas obras. Em 2011, Leandro publicou o livro História Politicamente Incorreta da América Latina. Em 2013 escreveu o Guia Politicamente Incorreto da História do Mundo
Dia 26
Bate-papo Tiros no Pé
20h às 22h
Escola Estadual Brasil
Praça Comendador Quintino

Dia 27
Vivência com Leandro Narloch
9h às 12h
Casa de Artes e Ofícios Paulo Souza Lima
Praça Comendador Quintino, 162

Elisa Lucinda
Publicou 12 livros. Atualmente, se prepara para lançar o seu primeiro romance: Fernando Pessoa, o Cavaleiro de Nada, uma autobiografia não autorizada. Além de atriz e poetisa, Elisa é jornalista, cantora e idealizadora e fundadora da Casa Poema. 
Dia 25
Bate-papo A poesia do encontro
20h às 22h
Escola Estadual Brasil
Praça Comendador Quintino 
Dia 26
Vivência  Poesia falada
9h às 12h
Casa de Artes e Ofícios Paulo Souza Lima,
Praça Comendador Quintino, 162
    

Nani
Ernani Diniz Lucas, Nani, cartunista, escritor, autor-roteirista mineiro, é autor de A Menina que Acordava as Palavras A traça de A a Z e muitos outros, além de livros de cartuns, romances e livros infantis.  Já foi premiado em vários salões de humor, inclusive em Montreal.  Também fez textos de humor para televisão nos programas do Chico Anysio, Casseta & Planeta Urgente e Sai de Baixo. 

Dia 25
Vivência - volume I
14h às 17h
Casa de Artes e Ofícios Paulo Souza Lima
Praça Comendador Quintino, 162


Dia 26
Bate-papo Tudo dá História!
9h30 às 11h
Escola Estadual Brasil
Praça Comendador Quintino
Vivência - volume II
14h às 17h
Casa de Artes e Ofícios Paulo Souza Lima
Praça Comendador Quintino, 162


Pedro Bandeira
É um dos mais premiados autores brasileiros de literatura infantojuvenil. É autor dos livros A Droga da Obediência,  A Droga do AmorO Fantástico Mistério da Feiurinha, A Eleição da Criançada, O Medo e a Ternura, entre muitos outros. Ele recebeu vários prêmios entre eles o Prêmio Jabuti, da Câmara Brasileira do Livro em 1986, e a Medalha de Honra ao Mérito Braz Cubas, da cidade de Santos, em maio de 2012. 

Dia 27
Bate papo       
15h às 17h
Escola Estadual Brasil

Praça Comendador Quintino


Fábio Sombra
O livro A Lenda do violeiro invejoso, obra de 2005, recebeu da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ) o selo de Altamente Recomendável Para o Jovem.   Também é autor do livro  A Peleja do Violeiro Chico Bento com o Rabequeiro Zé Lelé em parceria com Mauricio de Sousa


Dia 26
Bate-papo
Pátio da Escola Estadual Brasil 
Exclusivo para alunos da Escola                      
7h30 às 9h30 


Vivência com Fábio Sombra 
Um passeio pelo universo da literatura de cordel
14h às 17h
Casa de Artes e Ofícios Paulo Souza Lima
Praça Comendador Quintino, 162 



Sergio Merli 
Autor e ilustrador de três livros sobre o consumo consciente publicados pela Editora Melhoramentos: O Camelo, o Burro e a Água; O Gato, o Porco e a Porcaria e O Pinguim de Geladeira, a Preguiça e a Energia. Também escreveu, em parceria com Carolina Carneiro, Bicho-Pau, Bicho-Folha.

Dia 25
Vivência Criando Personagens
9h às 12h
Casa de Artes e Ofícios Paulo Souza Lima 
Praça Comendador Quintino, 162
13h30 às 15h
Bate-papo Água, não vivo sem 
Escola Estadual Brasil
Praça Comendador Quintino 



Celso Sisto
Tem mais de 60 livros publicados para crianças e jovens. Recebeu o prêmio de autor revelação, em 1994 e ilustrador revelação, em 1999, ambos da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ).  É mestre em literatura brasileira, doutor em teoria da literatura e responsável pela formação de inúmeros grupos de contadores de histórias pelo país. 
Dia 26
Vivência Escrever para viver 
9h às 12h
Casa de Artes e Ofícios Paulo Souza Lima 
Praça Comendador Quintino, 162  
Bate-papo Porque eu gosto tanto de literatura!
13h30 às 15h 
Escola Estadual Brasil
Praça Comendador Quintino 



Sandra Pina
Foi premiada com o Carioquinha, prêmio da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, e o Adolfo Aizen, da União Brasileira de Escritores (UBE), ambos em 2001, antes de publicar seu primeiro livro. O seu último livro já está sendo traduzido para o espanhol. É jornalista e publicitária, especialista em Literatura Infantil e Juvenil, além de presidente da Associação de Escritores e Ilustradores de Literatura Infantil e Juvenil (AEILIJ). 

Dia 25
Bate-papo O que os adolescentes querem ler?
9h30 às 11h
Escola Estadual Brasil
Praça Comendador Quintino 
14h às 17h
Vivência Literatura Juvenil para quem?
Casa de Artes e Ofícios Paulo Souza Lima, 
Praça Comendador Quintino, 162

Morena Leite
É uma das chefs presentes no livro As Chefs publicado pelas editoras Melhoramentos e Boccato, que recebeu recentemente o prêmio Gourmand em Beijing, na China, como Melhor livro Woman Chefs. Estudando na Europa, se apaixonou pela culinária. Estudou por quatro anos na Escola de Gastronomia Le Cordon Bleu, na França. Voltou para o Brasil com apenas 19 anos, já formada e com o desafio de comandar um restaurante aberto pela família em São Paulo, o Capim Santo.

Dia 27 
Conexões Literárias: Gastronomia - Bate papo gastronômico
10h às 12h
 O Comendador Choperia e Restaurante                      

Mais  informações:
http://festaliterariadeuberabamg.com.br/?secao=certificacoes


Festa Literária de Uberaba começa dia 24



             Elisa Lucinda está entre os consagrados autores convidados para a FLU


Com a presença de consagrados autores da literatura brasileira: Leandro Narloch, Elisa Lucinda, Nani, Pedro Bandeira, Fábio Sombra, Sergio Merli, Celso Sisto e Sandra Pina, além da chef Morena Leite e do espetáculo inédito da Cia. Rogê, Carne Quebrada, baseado na obra do uberabense Tiago de Melo Andrade, a quarta edição da Festa Literária de Uberaba (FLU) , entre os próximos dias 24 e 27, promoverá encontros gratuitos e com ingressos limitados.

Todas as atividades têm entrada livre, mas limitada, por isso é importante que a gente retire os ingressos antecipadamente, o que podemos fazer até o dia 23, na Alternativa Cultural (rua Major Eustáquio, 500). Cada pessoa pode retirar até dois convites para cada atividade, de segunda a sexta-feira, das 10h às 19h, e aos sábados, das 10h às 13h. A FLU traz para Uberaba programação para todas as idades, que proporciona atividades culturais onde o livro é a atração principal.





O evento vai ocupar a praça Comendador Quintino e seu entorno, com a proposta de aproximar o público da Festa, acreditando que ler é para todos. Em sua quarta edição, a FLU vai promover Bate-papos com os autores, que acontecem na E. E. Brasil para público de até 500 pessoas. As Vivências, um encontro intimista para até 30 pessoas, possibilitam uma troca de ideias entre leitor e autor, na Casa de Artes Paulo Souza Lima (Foto Ana Paula Neves), o casarão branco da praça. O espetáculo Carne Quebrada será no centro da praça, enquanto Conexões Literárias: Gastronomia traz a chef Morena Leite no deck do restaurante O Comendador, ao lado do casarão.

Sua escola na FLU
A Festa recebe anualmente as escolas de Uberaba e região, que são convidadas especiais da FLU. Os professores têm a possibilidade de reservar o lugar de seus alunos nos Bate-papos, Vivências e Conexões Literárias, de acordo com o número de vagas disponíveis. As reservas devem ser feitas pelo e-mail alternativacultural@alternativacultural.com.br com antecedência. A programação completa da FLU está disponível no site festaliterariadeuberaba.com.br e nas redes sociais da Festa.



Serviço
Festa Literária de Uberaba (FLU)
Local: Praça Comendador Quintino, E. E. Brasil e Casa de Artes Paulo Souza Lima
Data: 24 a 27 de setembro
Entrada franca (retire seu ingresso gratuitamente na Alternativa Cultural)
A FLU é apresentada pela Editora Melhoramentos, realizada pela Alternativa Cultural com apoio da Cia. Rogê e Casa de Artes e Ofícios Paulo Souza Lima, e deste blog na divulgação.




Fonte: jornalista Natália Escobar

Livro de jornalista foca paixão por cães



O anfiteatro do Centro Cultural Cecília Palmério será palco para o lançamento do livro Cães – O lado cor-de-rosa da vida, de autoria da jornalista Cecília Schroden. O evento será no próximo dia 12, às 19h, no anfiteatro localizado no campus Centro da Universidade de Uberaba (Uniube). O livro trata com suavidade e paixão o comportamento canino e a interação dele com o homem. Narra as experiências pessoais da autora, fazendo uma alusão à cor rosa, cujo significado conota justamente o que, de fato, é conviver com os cães: suavidade, inocência e carinho. É voltado para pessoas apaixonadas por cães e que querem saber um pouco mais sobre a inteligência cognitiva e o comportamento dessas criaturinhas encantadoras. 
Cecília é uma profissional que se destaca nas variadas áreas em que atua sempre deixando aflorar a sua sensibilidade. Quem convive com ela observa que a sua determinação no desempenho de suas funções é sempre marcada pela doçura e, portanto, a chegada deste livro vem corroborar com o que ela transmite no dia a dia. Muito sucesso para você, Ceci!!!! Você merece!
Após o lançamento, o livro estará disponível para vendas nas principais livrarias da cidade.