terça-feira, 12 de maio de 2015

Orquestra embala entrega de igreja reformada


Depois de passar por reforma estrutural e de conservação, a Igreja de Santa Rita será entregue à população nesta quarta-feira (13). Realizada pela Prefeitura de Uberaba, através da Fundação Cultural e do Conselho de Patrimônio Histórico e Artístico de Uberaba (Conphau), a obra envolveu investimento da ordem de R$ 44,5 mil da limpeza de telhados à passarela de concreto de entorno da parede do fundo da igreja.


O ato solene será após a missa das 19h, por volta das 19h45, com o descerramento da placa, seguido de recital com professores da Orquestra Jovem de Uberaba. Cinco professores farão o recital: Milton Bergo (violino), Daniel Isaías (viola); Gabriel Gonçalves (violoncelo), Daniel Lopes (piano) e Nayane Nogueira (piano). Na Igreja, construída em Uberaba, no ano de 1854, e tombada pelo Patrimônio Histórico e Artístico Nacional em 1939, está instalado o Museu de Arte Sacra. Por ser um bem histórico tombado pelo Iphan, toda a originalidade da igreja foi mantida. 


Museu – O Museu de Arte Sacra (MAS), instalado na Igreja de Santa Rita, possui um acervo rico em peças barrocas dos séculos XVIII e XIX, que conta a história da Igreja Católica na região. Muitas peças são provenientes de doações da Cúria Metropolitana, sobressaindo-se as cessões de vestes sacras, estandartes de procissões, paramentos, alfaias, imagens e mobiliário. Um dos exemplos de seu valioso acervo é o Conjunto de Casula feito com tecido bordado com linha e fios de ouro, proveniente da França em 1909. 

O museu pode ser visitado de terça a sexta, das 12h às 18h, e aos sábados e domingos, das 8h às 12h.



Fonte: Comunicação PMU/FCU

Um comentário: