quarta-feira, 29 de abril de 2015

Psicólogo lança livro em Sacramento




Depois de São Paulo, Sacramento sediará nesta quinta-feira (30), na Casa da Cultura, o lançamento do livro "O Toque de Xangô" - A saga de um homem em busca de justiça para seu povo (Editora Baraúna), de autoria do psicólogo Vicente de Paulo Higino.



N’Futa Kuezida era um adolescente feliz e despreocupado vivendo em sua aldeia natal. Após passar pelo ritual de iniciação, vai passear na selva, mas é escravizado e levado para longe. Vivendo a situação de embarque e todo o terror que isso representava, Kuezida aprende, devagar, a conviver com outras etnias, enquanto a nau atravessa a “passagem do meio” e chega à costa brasileira. A chegada ao Rio de Janeiro desencadeou quarentena, enterro de companheiro no “cemitério dos pretos novos”, leilões e viagem por terra até São João del-Rei e, de lá, para uma fazenda próxima a Formiga, Minas Gerais...

Dia do Jazz traz Carlos Malta a Uberaba



O músico dos sopros Carlos Malta, conhecido como o escultor do vento, é multi-instrumentista, compositor, orquestrador, educador e produtor, dono de um estilo totalmente original e criativo é o convidado da Fundação Cultural de Uberaba para o show International Jazz Day nesta quinta-feira (30), a partir das 19h30, na Concha Acústica, com entrada gratuita.
Malta se apresentará com seus variados instrumentos acústicos – saxofones, flautas, pífanos, clarinetes – ligados a recursos eletrônicos, como pedais de loopinge harmonizer. Também se apresentarão neste espetáculo de jazz, Victor Bertrami, Jefferson Lescowith e Carlos Valeriano.

Nascido no Rio de Janeiro, em 1960, a trajetória de Malta inclui o lançamento de vários CDs, entre eles Rainbow, em duo com o violoncelista suíço Daniel Pezzotti, indicado ao Prêmio Sharp. Em 2009, lançou CDs distribuídos na Dinamarca: Live Brasilcom o Pife Muderno e a Big Band do Royal Conservatory of Music (Aarhus/DK); After the Carnaval, em trio com o pianista dinamarquês Thomas Clausen e a brasileira radicada na Califórnia, Célia Malheiros. No Brasil, apresenta-se nas principais cenas da música instrumental do país.
Sua carreira tem sido plural, com participações especiais nos shows de Bob Mc Ferryn, Dave Matthews Band, e Roberto Carlos & Caetano Veloso no tributo a Tom Jobim. Seu novo trabalho sinfônico, a Suite Os elementos em 5 movimentos foi interpretada em primeira audição mundial pela Orquestra Petrobras Sinfônica, juntamente com o Pife Muderno em um concerto memorável. Logo após, tocou com o Pife Muderno na China, no Concert Hall da Cidade Proibida, em Pequim. Recentemente, Malta e seu Pife Muderno arrebataram o Carnegie Hall, em Nova York.
Carlos Malta segue esculpindo seus múltiplos timbres nos saxofones (barítono, tenor, alto e soprano), nas flautas (soprano, alto em sol, dó, baixo, piccolo), no pife, na di-zi e no shakuhachi, traduzindo através de seu sopro a alma da música do Brasil. Em 2013, estreou o espetáculo Saravá – Tributo a Baden e Vinícius, numa releitura dos afro-sambas da dupla. E tocou com a Dave Mathews Band em turnê de verão na Flórida (EUA). No ano passado lançou CD ao vivo e turnê do grupo Carlos Malta & Pife Muderno, para comemorar 20 anos de carreira.

Jazz - O dia 30 de abril foi decretado como o Dia Internacional do Jazz por iniciativa da Unesco, em 2011, para promover e destacar o papel do jazz na união das pessoas e suas culturas. A data foi proposta pelo pianista e compositor Herbie Hancock.








Fonte: Fundação Cultural de Uberaba