sexta-feira, 22 de maio de 2015

Peirópolis expõe anfíbio de 70 milhões de anos

                                                          Fotos Luís Adolfo/UFTM

O mês de maio trouxe novidades para o Complexo Cultural e Científico de Peirópolis, da Universidade Federal do Triângulo Mineiro – CCCP/UFTM. Foi apresentado nesta sexta-feira, 22, o fóssil da espécieUberabatrachus carvalhoi, uma rã que habitou a região de Peirópolis há 70 milhões de anos. Esta nova atração é mais uma ação do CCCP que culminará com o evento “Terra dos Dinossauros” com uma programação variada, que ocorrerá entre 8 e 12 de junho, coincidindo com o lançamento do filme “Jurassic World: o mundo dos dinossauros” nos cinemas.

O fóssil foi encontrado em 2002, num bloco de rocha, ao norte do CCCP/UFTM em Peirópolis. A descoberta foi realizada em laboratório durante a preparação da rocha,pois o material estava agrupado com outro exemplar fóssil de um dinossauro. As informações sobre a espécie foram publicadas em 2012 em um trabalho em conjunto entre pesquisadores do CCCP/UFTM e do Museo Argentino de Ciencias Naturales de Buenos Aires, que na época foram convidados para estudar o exemplar encontrado. A descoberta foi publicada na revista internacionalGondwana Research no mesmo ano.

O nome da espécie Uberabatrachus carvalhoi é uma homenagem ao paleontólogo da Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ, Ismar de Sousa Carvalho, que realizou em parceria com o CCCP/UFTM diversos trabalhos na descrição de espécies fósseis.



“Ele foi o responsável pela descrição de diversas espécies descobertas aqui na região de Uberaba. Esta foi uma forma de homenagear uma pessoa que colaborou ativamente com as pesquisas do Complexo Cultural e Científico de Peirópolis”, afirmou o geólogo Luiz Carlos Borges Ribeiro.

A espécie de rã media cerca de oito centímetros de comprimento, possuía cabeça grande, curta e larga. Vivia em lagoas e córregos e se alimentava de pequenos insetos, larvas, e outros invertebrados. As características da espécie são semelhantes às encontradas em rãs e sapos neotropicais atuais.

“Assim como os anfíbios viventes, a espécie tinha uma membrana timpânica grande perto dos olhos que capitava as vibrações sonoras do ambiente. Os membros eram adaptados para saltar grandes distâncias e seus olhos possuíam uma membrana protetora e retrátil, chamada membrana nictante, que mantinha a umidade. Além disso, a espécie possuía uma extensa língua retrátil e pegajosa capaz de capturar sua presa instantaneamente",afirmou o professor e também supervisor do CCCP/UFTM, Thiago Marinho.



A reconstrução em vida da espécie em exposição no CCCP/UFTM foi realizada pelo paleoartista Rodolfo Nogueira (na foto com a apresentadora Fátima Bernardes). Já a réplica do esqueleto foi confeccionada pelo paleontólogo argentino e pesquisador associado ao CCCP/UFTM Agustín Martinelli. Todo o material ficará em exposição permanente no Museu dos Dinossauros.

O fóssil e o exemplar da reconstrução da espécie estarão em exposição nas dependências administrativas do Complexo Cultural e Científico de Peirópolis – CCCP/UFTM com visitação de terças a sextas das 8h às 17h, e sábados, domingos e feriados das 8h às 17h30.

As reconstruções de Uberabatrachus carvalhoi foram desenvolvidas no âmbito de projeto coordenado pelo Prof. Vicente de Paula Antunes Teixeira, com recursos da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Fapemig e Fundação de Ensino e Pesquisa de Uberaba - Funep e Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq.




Programação junho

De 8 a 11 de junho, uma programação especial irá movimentar Peirópolis. Dois eventos acontecem simultaneamente nas dependências do CCCP/UFTM, um aberto para o público geral e outro para o público acadêmico.
O “Terra dos Dinossauros”, aberto ao público geral, irá promover visitas aos espaços e escavações do Complexo, oficinas infantis e a exibição dos filmes Jurassic Park onde haverá mesa redonda com a participação especial dos paleontólogos Aline Ghilardi e Tito Aureliano.
Já o “3º Simpósio da Liga Acadêmica de Evolução”, é voltado para o público acadêmico. Os interessados devem se inscrever, pois as vagas são limitadas. Informações pelo e-mail: laeuftm@outlook.com