sexta-feira, 7 de agosto de 2015

De Paris para Uberaba: Maria Inês em Norte e Sul

                                                                                                                        
                    Radicada em Paris, a pianista uberabense Maria Inês Guimarães lança CD no Sesi


Um encontro entre o choro e a harmonia do século XX é o que propõe o novo trabalho de Maria Inês Guimarães: o CD Norte e Sul, que a pianista uberabense radicada em Paris desde 1988, lançará em Uberaba, em show no próximo dia 12, às 20h, no Teatro Sesi, em mais uma boa atração do Projeto Quarta Cultural. Os ingressos gratuitos têm distribuição limitada à capacidade do teatro. A turnê passará por São Paulo, Brasília, Belo Horizonte, Curitiba e outras.  
Construído como uma trama narrativa do primeiro ao último título, Norte E Sul sacode uma arquitetura conhecida para inventar novas formas e novas paisagens, com um fio de interpretação feito entre escrita, re-escritura e improvisação. Norte e Sul é uma fotografia impressionista, encontro do figurativo e do abstrato. O início de uma aventura nascente acompanhando o público para novas sensações. 
Maria Inês sobe aos palcos acompanhada dos músicos Dominique Muzeau (baixo acústico), Carlos Walter (violão), Marcelo Taynara (voz), Henrique Neto e Ricardo Pauletti (7 cordas), Marcelo Oliveira (flauta e clarineta), Toca de Tatu (músicos Luisa Mitre, Lucas Telles, Abel Borges e Lucas Ladeia), Noemi Biet (flauta) e Cesar Roversi (saxofone).

Sobre Maria Inês
É pianista, compositora, musicóloga e pedagoga, diretora do Centro Euro-brasileiro de Música (Cebramusik) e do Clube de Choro de Paris, professora de piano e improvisação livre no Conservatório de Antony, França. Começou seus estudos de piano com Odette Camargos em Uberaba (MG), e, em São Paulo, trabalhou com Eudóxia de Barros e Rafael dos Santos. Acompanhou também as masters classes de Magdalena Tagliaferro. Ela se formou também com os músicos de jazz e improvisação livre Harry Swift, Jean Marie Machado e Bruno Wilhelm.
Em Paris, estudou piano com Anna Stela Schic, Françoise Parrot-Hanlet. Desde o início de sua carreira Maria Inês dedica uma parte de seus concertos à música brasileira popular ou clássica. Seja no Brasil ou no exterior, Bach, Beethoven, Fauré e Kurtág cohabitam com Nazareth, Mignone, Abreu, Villa-Lobos e Antunes.
Em música de câmara ela tocou entre outros com Israel de França, Andrea Merenzon, Gilson Barbosa, Daniel Ramirez, Marcos Kiehl, Shinobu Saito, Aline Soulhat e Nathalie Villedieu-Afchain… Como as salas de concerto não são o melhor lugar para apreciar a música popular ela também se produziu em bares e Clubs de jazz na América Latina e na Europa com o grupo Ilustrando o Choro (desde 1986) composto de piano, flauta e de percussão, bateria e baixo.
Faz do piano um verdadeiro instrumento chorão. A improvisação livre sendo uma de suas paixões, fundou em 2004, o Duo Asymétrie com a percussionista brasileira Brenda Ohana. Desde 2007 ela criou um grupo para aliar música brasileira e improvisação livre que se transformou no Choro Quarteto com Bruno Wilhelm, Paul Mindy et Dominique Muzeau. Preside o Club de Choro de Paris desde 2006.



Serviço
Maria Inês Guimarães Show Norte e Sul
Dia: 12/08/2015
Horário: 20h
Ingressos: Entrada gratuita
Local: Teatro Sesi (Praça Frei Eugênio, 231)
Telefones:  (34) 3322-2023 / 3322-2021