sexta-feira, 29 de janeiro de 2016

Língua Afiada: Asterístico ou asterisco???






Você já ouviu alguém dizer: asterístico? Logo me vem à cabeça o imexível de certo político que ficou famoso por inventar o termo. Aquela pequena estrelinha que colocamos no texto, ao lado de alguma palavra, para explicá-la ou comentar logo depois (*) se chama asterisco. Esqueça "asterístico". Isso não existe. A palavra vem do grego e significa exatamente "pequeno astro" ou "estrelinha". Devemos utilizar o substantivo comum masculino asterisco sempre que quisermos referir o sinal gráfico em forma de estrela *.


A gosto do cliente ou à gosto do cliente?
Acertou aquele que escolheu "A gosto". É assim mesmo, sem a crase. A explicação é óbvia : gosto é palavra masculina. A crase é machista, só aparece antes de palavras femininas. Lembre-se de que Crase é um fenômeno: a fusão de duas vogais iguais - a preposição + a artigo. No caso de "a gosto", não há o artigo feminino .


A partir de ou À partir de
A forma correta é "a partir de" (sem crase). O motivo é bem simples: não usamos crase diante de verbos.
Portanto, não se esqueça: "a reunião começa a partir das oito horas", "vamos começar as vendas a partir da próxima semana", etc...


À prazo" (com crase) ou "a prazo" (sem crase)?
"Prazo" é uma palavra masculina e a crase deve ser usada antes de palavras femininas (pois a crase é a união da preposição "a" com o artigo feminino "a", que só pode ser usado diante de palavras femininas). Portanto, o correto é escrever "a prazo" (sem crase).


À vista" (com crase), "a vista" (sem crase) ou "avista" (junto)?
À vista (com crase): significa algo que é pago por inteiro momento da compra (vou comprar à vista) ou então significa algo que está a uma distância suficiente para ser visto (terra à vista).
A vista (sem crase): se refere ao substantivo feminino "vista" (associada à visão, aos olhos). Exemplo: "eu estou com a vista cansada porque eu li muito".
Avista (junto): se refere ao verbo "avistar": eu avisto, tu avistas, ela avista (conjugação da terceira pessoa).

A todos ou à todos?
A primeira forma é a correta, sem crase. Relembrando, a crase marca a fusão do artigo “a(s)” com a preposição “a”. A palavra “todos” é um pronome indefinido plural e significa todo mundo, todas as pessoas. Como os pronomes não são acompanhados de artigos, aquele “a” que tem antes de “todos” é somente preposição, portanto, sem crase.

Nenhum comentário:

Postar um comentário