quinta-feira, 1 de setembro de 2016

Estrelas da Moda anunciam Primavera


Mês da primavera traz à Praça de Eventos do Shopping Uberaba, a exposição "As Estrelas da Moda", em que  bonecas (esculturas gigantes de tecido) da saudosa artista plástica Suzy Gheler,  vestem o que era moda nos Anos 60. Mais uma vez o Shopping Uberaba apresenta um evento que agrega informação e cultura de maneira lúdica, criativa e artística. A exposição permanecerá até o primeiro dia da estação mais florida do ano. A entrada é gratuita.




Celso Munhoz, diretor de Imagem e Estilo da Asa Cultural, diz que os anos 60, acima de tudo, viveram uma explosão de juventude em todos os aspectos. Era a vez dos jovens, que influenciados pelas idéias de liberdade. Criou um movimento que passou a caminhar pelas ruas e influenciaria novas mudanças de comportamento jovem, a transformação da moda iria ser radical. Era o fim da moda única, que passou a ter várias propostas e a forma de se vestir torna se cada vez mais ligada ao comportamento. Consciente desse novo mercado consumidor e de sua voracidade, as empresas criaram produtos específicos para os jovens, que, pela primeira vez, tiveram sua própria moda, não mais derivada dos mais velhos. Aliás, a moda era não seguir a moda, o que representava claramente um sinal de liberdade da época.

A grande vedete dos anos 60 foi, sem dúvida, a minissaia. A inglesa Mary Quant divide com o francês André Courrèges sua criação. Entretanto, nas palavras da própria Mary Quant: "A idéia da minissaia não é minha, nem de Courrèges. Foi a rua que a inventou". Não há dúvida de que passou a existir, a partir de meados da década, uma grande influência da moda das ruas nos trabalhos dos estilistas. Mesmo as idéias inovadoras de Yves Saint Laurent foram atualizações das tendências que já eram usadas nas ruas de Londres ou Paris. 




A Asa Cultural  oferece atrações que buscam maior envolvimento com o publico, usando da linguagem artística e da interatividade como suas principais ferramentas. Trabalha com um especial grupo de artistas entre eles a artista Suzy Gheler que desenvolveu esculturas em tecido representando a moda da década de 60 usando com maestria a escolha de tecidos e acessórios assim como a perfeita combinação de cores criando personagens em tamanho natural e cheios de charme. 
Dos seus trabalhos a Asa Cultural escolheu a exposição “As Estrelas da Moda” que representa trajes ícones da década de 60, época que transformou o comportamento e maneira de se vestir e que até hoje é referência para os criadores de moda e estilo.