terça-feira, 27 de setembro de 2016

UFTM comemora Dia Nacional do Surdo

"1º Setembro Azul da UFTM" acontece nos dias 30 de setembro e 1º de outubro





O Núcleo de Acessibilidade da Pró-Reitoria de Assuntos Comunitários e Estudantis da Universidade Federal do Triângulo Mineiro promove o "1º Setembro Azul da UFTM" em comemoração ao Dia Nacional do Surdo, 26 de setembro, data em que são relembradas as lutas históricas por melhores condições de vida, trabalho, educação, saúde, dignidade e cidadania, ressaltam os organizadores.

Proporcionar momentos de reflexão, reconhecimento e valorização da cultura surda em encontros com a comunidade surda de Uberaba e região, é a proposta do evento que comemorará a data pela primeira vez na UFTM.
No dia 30, das 14h às 17h, acontece o Passeio Cultural no Museu dos Dinossauros em Peirópolis e o "Café com Libras - Língua Brasileira de Sinais".
O dia 1º de outubro será destinado aos debates. A conferência de abertura, "Cultura Surda", será proferida pela professora Flaviane Reis, da Universidade Federal de Uberlândia - UFU. Na sequência, acontece a mesa-redonda "Relatos de Experiências no Contexto Universitário e de Saúde" com a participação do professor Hely César,  do Departamento de Linguística e Língua Portuguesa da UFTM;  do aluno Weverton, do curso técnico em Radiologia do Cefores; e do  servidor Antônio Carlos, técnico em Radiologia lotado no Hospital de Clínicas. A programação da manhã termina com a homenagem ao Surdo Destaque.
À tarde, das 14h às 17h, o professor Rimar Ramalho Segala, da Universidade Federal de São Carlos - UFSCar, ministra a oficina "Expressão facial e corporal na gramática da Libras". Para participar é preciso ter fluência em linguagem de sinais.
As inscrições são gratuitas para participar e podem ser feitas até 30 de setembro.
Mais informações pelo e-mail: libras@proace.uftm.edu.br



Fonte:
Rosangela R. Cunha
Jornalista