sábado, 12 de novembro de 2016

SESI abre biblioteca para lançamento




Fátima Aparecida Vale convida para o lançamento de seu mais recente livro: "Chamas da Fé", no dia 19 de novembro de 2016, na Biblioteca SESI Uberaba – Centro de Cultura José Maria Barra, com entrada gratuita. Independente das crenças e convicções, a autora entende ser necessário ter algo que vá além da visão física. Acrescenta que o mundo precisa de transformações positivas e, consequentemente, o mundo preciso dos seres humanos.  Pensando nisso, o livro traz algumas reflexões sobre a Fé em suas diversas manifestações. "Quando temos fé, a nossa vida passa ter outro sentido e alegria. Cada vez que rezamos e entregamos nossos caminhos ao Pai Celeste, estamos colocando a nossa fé em ação e podemos afirmar que estamos reacendendo a chama da fé." 
Fátima reconhece que há momentos em que nada e nem uma palavra animam a pessoa, o que é normal. Ela cita que haverá situações como uma tempestade para apagar a sua fé. "Caberá a você não deixar que ela se apague", frisa. 

Uberaba sedia Convenção de Animes e afins



Marcella Rossetti, autora do livro "Filhos da Lua: o Legado", que alcançou a lista dos 100 mais vendidos em todas as categorias do site Amazon, estará em Uberaba no dia 10 de dezembro para bate-papo sobre sua obra e o universo da escrita, durante a Convenção de Animes Otaku Sekai. A autora está entre os convidados para o evento que será promovido na Faculdade Talentos Humanos-Facthus, nos dias 10 e 11 do mês que vem. Ingressos estarão disponíveis em vários pontos da cidade, entre eles, o quiosque da Piticas, no Shopping Uberaba.

"Filhos da Lua: o Legado" é uma obra juvenil, lançada no dia 6 de outubro de 2016, na Saraiva da cidade de Santos-SP. Momento em que esgotou o estoque da loja em apenas uma hora, com fila de até três horas para autógrafos. A obra foi e está sendo um grande sucesso. 
Mitologia, personagens carismáticos, fortes emoções e uma aventura sobre lobisomens no Brasil é a receita do sucesso da autora. Lançado inicialmente de forma independente pelo site da Amazon brasileira, “Filhos da Lua: O Legado” de Marcella Rossetti alcançou a lista dos 100 mais vendidos em todas as categorias do site. E tem permanecido entre os mais vendidos em Fantasia Urbana, categoria na qual ele é o e-book mais bem avaliado pelos leitores (+60 avaliações, todas positivas).
Agora chegou a vez de esse romance ganhar uma edição impressa e em qualidade de luxo pela Avec Editora.
Para a autora, ainda melhor do que estar entre os mais vendidos da Amazon é a confiança dos leitores e editores: “A sensação é a de um sonho sendo realizado. A Amazon abriu as portas para meu romance ser conhecido e a Avec Editora acreditou no potencial da obra para o grande público. Entretanto, a coisa mais valiosa na Amazon para mim são as avaliações carinhosas dos leitores”, comenta Marcella. Também professora, a escritora diz ter encontrado na sala de aula uma fonte de rica de inspiração para o universo de “Filhos da Lua”. “Com certeza o livro não seria o mesmo sem a presença de meus
alunos em minha vida. Também peguei deles algumas qualidades físicas e personalidades. Eles sabem disso e ficaram muito felizes.
Talvez tenha sido isso que tenha deixado os personagens verdadeiros e carismáticos para os leitores. Eles foram inspirados em jovens reais. ”, conta.





Convenção de Animes Otaku Sekai
É um evento pop oriental com foco nas animações e quadrinhos japoneses, mas que também abrange comics, séries, filmes renomados e todo universo nerd e conta com a presença de dubladores, além de bandas, grupo de dança, artes marciais, concurso de cosplay, estandes de produtos, vários workshops temáticos e muito mais. 
O evento que no começo era apenas de animes e jogos agora é também a única oportunidade que os fãs têm para conhecer seus ídolos, as celebridades da internet e por isso o evento passou por uma processo de adaptação, o que não significa que abandonou sua essência, apenas acrescentou mais um tipo de atração para pode alegrar a todos.




Grupo Galpão ministra oficina e faz sarau



Fotos Guto Muniz


Encontro da música e do teatro que se tornou uma marca em mais de 30 anos de história leva o Grupo Galpão a celebrar com o público. Em cena, o grupo mostra um formato de sarau com cantoria, festa e poesia ao apresentar “De Tempo Somos- Um Sarau do Grupo Galpão”. Para divulgar este trabalho, quatro cidades do Triângulo e Alto Paranaíba são palco de uma turnê com programação integralmente aberta ao público.



De Tempo Somos – Um Sarau do Grupo Galpão, que sobe ao palco do Teatro SESI Uberaba, no domingo, às 20h, com entrada gratuita, também será apresentado nesta segunda-feira, na praça Pôr-do-Sol, às 20h, no bairro Universitário, aberto ao público. 
O supervisor técnico do SESI, Diógenes Marques, diz que a Turnê Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba do Grupo Galpão, inclui Ituiutaba, Uberaba, Uberlândia e Patos de Minas e, além do sarau, há oficina com o Grupo, neste domingo (13), das 13h às 17h, no Centro de Cultura José Maria Barra/Teatro Sesiminas (praça Frei Eugênio, 231), com inscrições gratuitas. Diógenes lembra que na segunda-feira, haverá bate-papo, das 14h às 16h, no Centro de Cultura José Maria Barra.





Espetáculo
Uma cantoria de atores à beira-rio, durante uma das turnês da companhia pelo Vale do Jequitinhonha, foi inspiração para a criação do novo trabalho do Grupo Galpão. Com direção de Lydia Del Picchia e Simone Ordones, o experimento foge ao rótulo de um espetáculo, lançando aos atores do grupo o desafio de se reinventar em cena e na relação com o público. Mais próximo de um sarau literário musical, “De Tempo Somos - Um Sarau com o Grupo Galpão" tem direção musical e arranjos de Luiz Rocha.

A cantoria vem acompanhada de textos escolhidos por Eduardo Moreira e Lydia Del Picchia que falam da passagem do tempo e do estado embriagado e libertador que é inerente à criação artística. Reflexões e poemas de Eduardo Galeano, Anton Tchékhov, Olga Knipper, Calderón de la Barca, Charles Baudelaire, Manuel Bandeira, Nelson Rodrigues, Jack Kerouac, Paulo Leminski e José Saramago compõem esse caleidoscópio em que os atores do Galpão compartilham, com o público, suas indagações e vivências artísticas.


Oficina

A oficina “Encontro com o Grupo Galpão” propõe fazer uma exposição de alguns princípios artísticos que norteiam a prática dos atores do Galpão. Com exercícios e jogos de sensibilização, atenção e concentração, o trabalho busca trazer o ator para o jogo com o outro, numa presença viva que se realiza sempre no momento do aqui e do agora. Estimulando a ludicidade a partir de jogos coletivos, a oficina celebra a prática do teatro como uma construção essencialmente coletiva.

Duração: 4 horas
Público-alvo: atores, estudantes de artes cênicas e interessados em teatro
Faixa etária: a partir de 16 anos
Vagas limitadas: 20

Bate-papo
O “Bate-papo com o Grupo Galpão” será uma exposição sobre a história e os principais dilemas e soluções encontradas na trajetória de construção e de consolidação do Grupo Galpão. Haverá exibição de vídeo, com imagens das 23 montagens realizadas pelo grupo, em seus 34 anos de existência, que ilustram e testemunham as transformações e a evolução de um dos trabalhos artísticos mais reconhecidos e celebrados no país como o do Grupo Galpão.

Duração: 2 horas
Público alvo: atores, estudantes de artes cênicas e público em geral
Faixa etária: a partir de 16 anos


Confira a programação:

Ituiutaba
Ituiutaba será a primeira cidade a receber o evento nos dia 9 e 10 de novembro.
Oficina
Dia 9, quarta-feira, das 18h às 22h
Local: Teatro Vianinha, na Rua 24, nº 154 , no Centro

Bate-papo
Dia 10, quinta-feira, das 13h às 15h
Local: FIEMG Regional Pontal do Triângulo, na Avenida 17, nº 1154, no Centro

Espetáculo "De Tempo Somos – Um Sarau do Grupo Galpão"
Dia 10, quinta-feira, às 20h
Local: Praça Cônego Ângelo, no Centro

Uberlândia
Uberlândia, receberá a programação entre os dias 11 e 12 de novembro.
Bate-papo
Dia 11, sexta-feira, das 14h às 16h
Local: Fiemg Regional Vale do Paranaíba, na Avenida João Naves de Ávila, nº 206 , no Centro

Espetáculo "De Tempo Somos – Um Sarau do Grupo Galpão"
Dia 11, sexta-feira, às 18h
Local: Sesi Uberlândia - Escola "Guiomar De Freitas Costa", na Rua Ernesto Vicentini, Bairro Presidente Roosevelt

Dia 12, sábado, às 18h
Local: Pátio do Teatro Municipal, na Avenida Rondon Pacheco, Bairro Tibery

Oficina
Dia 12, sábado, das 9h às 13h
Local: Escola Sesi, na Rua Ernesto Vicentini, nº 245, Bairro Presidente Roosevelt

Uberaba

Em Uberaba a programação será nos dias 13 e 14 de novembro
Oficina “Encontro com o Grupo Galpão”
13 de novembro
Domingo – 13h às 17h
Centro de Cultura José Maria Barra (Pça. Frei Eugênio, 231 – São Benedito)

Espetáculo
13 de novembro
Domingo – 20h
Teatro SESI Uberaba(Pça. Frei Eugênio, São Benedito)

14 de novembro
Segunda – 20h
Praça. Pôr do Sol (Av. Nené Sabino, s/n – Universitário)

Bate-papo com o Grupo Galpão
14 de novembro
Segunda – 14h às 16h
Centro de Cultura José Maria Barra (Praça Frei Eugênio, 231 – São Benedito)
+info.:(34) 3322-2021

Patos de Minas
Patos de Minas será a última cidade a receber o Grupo Galpão, nos dias 15 e 16 de novembro. Bate-papo
Dia 15, terça-feira, das 14h às 16h
Local: Sesi Patos de Minas – Clube Pedro Pereira dos Santos, na Avenida Afonso Queiróz, nº 966 , Bairro Sebastião Amorim

Oficina
Dia 15, terça-feira, das 16h30 às 20h30
Local: Sesi Patos de Minas – Clube Pedro Pereira dos Santos, na Avenida Afonso Queiróz, nº 966 , no Bairro Sebastião Amorim
Inscrições até o dia 8 de novembro pelo site do grupo

Espetáculo "De Tempo Somos – Um Sarau do Grupo Galpão"
Dia 16, quarta-feira, às 20h30
Praça Irmão Sol - Igreja dos Capuchinhos, na Avenida Paranaíba, no Bairro Brasil

Shopping abre programação de Natal

                                                       Fotos Francis Prado


A cidade ganha uma programação cultural que tem como objetivo unir os amantes de música instrumental, artistas e público, com realização do Shopping Uberaba. A abertura aconteceu nesta sexta-feira (11), com a Orquestra Sopro de Vida, sob a regência do maestro Reginaldo Costa, e o Coral Frateschi, regido pela maestrina Kátia.
Natal é tempo de luz, magia, de espalhar amor e é também momento de apresentações musicais com repertório que remete à mais emocionante festa das famílias para comemorar o aniversário de Jesus Cristo.  





As apresentações serão sempre das 19h às 20h, na Praça de Alimentação. No dia 24, a atração é o Grupo de Flauta Doce do Conservatório Estadual de Música Renato Frateschi; no dia 26, quarteto da Escola de Música Sounds: carron, piano, violão e voz. Duo de Violão e Flauta do conservatório embala a quarta-feira, dia 30. No dia 2 de dezembro, será a vez de apresentação com violões e flauta e, no dia 9, os músicos da Sounds voltam e, desta vez, com violão, viola e voz.
O Coral UAI prepara apresentação especial para a programação de Natal do Shopping, no dia 12 de dezembro. No dia 13, o número vai destacar o som de acordeons. Para os dias 15 e 22 de dezembro, está programada a apresentação de violão e voz. 
Os uberabenses e visitantes poderão desfrutar um repertório de música instrumental e contemporânea de ritmos brasileiros e do mundo. A intenção é que os frequentadores do Shopping possam se reunir em um local agradável com a presença de pessoas de bom gosto.