sexta-feira, 2 de dezembro de 2016

Cia. Maria Helena dança O Lago dos Cisnes




Com o grande clássico dos balés, O Lago dos Cisnes, a escola completa dez anos. O jovem corpo de baile da Companhia de Dança Maria Helena sobe ao palco neste fim de semana (sábado e domingo), às 20h, no Teatro SESI/Centro de Cultura José Maria Barra.  A diretora da Cia., Nathália Luz, garante que o espetáculo vai encantar o público com a magia de uma das grandes obras de Tchaikovsky. 




Além de O Lago dos Cisnes, a plateia poderá conferir ainda números inéditos e premiados da escola e números que fizeram sucesso ao longo de uma década em toda sua diversidade e beleza.








Sobre a Companhia Maria Helena
A companhia foi fundada em 2007, tendo Nathália Luz como professora de ballet clássico, sapateado irlandês e jazz. Desde 2014 está sob sua direção artística e administrativa. A escola oferece cursos de baby class, jazz, contemporâneo, ballet clássico, sapateado irlandês e alongamento, além de dança de salão. O corpo de baile é jovem, em que a turma mais velha está entre a faixa etária de 15 anos.
A escola conta com o profissionalismo e o talento dos professores Clayton Fernandes, Julia Luz, Ana Thereza Marques e Maria Helena Pontes e a diretora Nathália Luz, que é a única na cidade certificada pela Escola Boshoi do Brasil como professora do método russo Vaganova.
A companhia foi premiada em todos festivais de que participou desde 2007 até hoje, festivais como: Festival de Franca, Dança Ribeirão, Circuito Mineiro de Dança, Rv Festival, Dança Araxá e o Festival Internacional Passo de Arte.


Tem em seu repertório os seguintes ballets: A filha do faraó, La bayadère, O corsário, Raymonda, Sylvia, Coppélia e Don Quixote, apresentados por bailarinos de 03 a 17 anos. A escola ainda iniciou um projeto cultural chamado "Na ponta dos pés", em 2014, beneficiando com bolsas de estudos crianças da rede pública de ensino que não podem custear o curso de dança.


Serviço
O Lago dos Cisnes com a Cia. de Dança Maria Helena

3 e 4 de dezembro (sábado e domingo) . 20h
Teatro SESI Uberaba - Centro de Cultura José Maria Barra
Ingresso Promocional R$ 19
Vendas na Companhia de Dança Maria Helena - 3315-0847/99201-5771
Classificação Livre

quarta-feira, 30 de novembro de 2016

Coral abre eventos de Natal da PMU





                                Orquestra Municipal e Coral Artístico Uberabense em apresentação recente

A programação especial "Cantos e Encantos de Natal" preparada pela Prefeitura de Uberaba, por meio da Fundação Cultural, vai dar oportunidade ao público de conhecer o talento de pelo menos 300 artistas incluindo corais, bandas, grupos de dança e artesãos. A realização conta com o apoio de mais de 15 instituições e parceiros. Concerto de Natal da Orquestra Municipal e o Coral Artístico Uberabense abrirá a programação nesta sexta-feira (2), às 19h30, no Museu de Arte Sacra (MAS), na Igreja Santa Rita, com entrada é gratuita. O grupo também se apresentará na Catedral Metropolitana, no dia 11, às 19h. A maestrina Olga Frange diz que eles mostrarão a Missa em Fá Maior para coro, solistas e orquestra, do compositor Lobo de Mesquita, muito aplaudida quando interpretada na Igreja São Domingos. 


No dia 12 de dezembro, estará aberta a Mostra de Corais e Feira de Artesanato na Praça Rui Barbosa , que começará com uma grande Carreata de Natal da Coca-Cola,  a partir das 18h. O percurso inclui as principais ruas e avenidas de comércio de Uberaba terminando na praça Rui Barbosa, onde a partir das 20h  haverá diversas atrações culturais que prometem encantar o público. 
A programação prosseguirá até o dia 23, com apresentações de corais, bandas e músicos no coreto da praça Rui Barbosa e na escadaria da Catedral, de segunda a sexta, sempre a partir das 17h30. A decisão do presidente da Fundação Cultural, Antônio Carlos Marques, de concentrar os eventos na praça, inclusive a feira de artesanato, de segunda a sexta, das 16h às 21h e aos sábados, das 8h às 14h,  visa a tornar o centro da cidade ainda mais  atrativo para o público que deseja fazer suas compras.  E a festa também vai se estender a um palco montado na rua Arthur Machado, com a parceria da Associação Centro Forte.
No dia 18, o show será na praça do Quartel, a partir das 18h, com apresentação da Banda do 4º BPM, Coral Cidade de Uberaba e o cantor Niltinho Paiva. 
A programação diária com todas as atrações do Cantos e Encantos de Natal está disponível no site www.culturauberaba.com.br.

terça-feira, 29 de novembro de 2016

SESI apresenta Los Maias dia 15








O projeto artístico musical liderado pelo professor e compositor Aulete Maia com os professores e músicos Thiago Costa e Rodrigo Leite será mostrado no palco do Teatro SESI/Centro de Cultura José Maria Barra, no dia 15 de dezembro, às 19h, com entrada gratuita limitada por ordem de chegada.
O trio utiliza variadas fontes sonoras para preencher as canções e temas. Samplers e loops pré-gravados ou feitos em tempo real conferem uma amplitude e preenchimento das camadas sonoras com  muita criatividade e bom gosto.
Com um repertório variado que vai de MPB e pop ao jazz e ritmos brasileiros, o Projeto Los Maias procura divulgar a música instrumental e vocal da cidade com muita originalidade e pesquisa, além de vislumbrar novas possibilidades de timbres e formações instrumentais dentro do contexto musical contemporâneo e apresentação de viola e violão com os alunos do curso de música da Escola de Cultura SESI.


15/12
Projeto Los Maias
Aulete Maia – Thiago Costa – Rodrigo Leite
19h
Teatro SESI/Centro de Cultura José Maria Barra

Entrada gratuita limitada por ordem de chegada

segunda-feira, 28 de novembro de 2016

ALTM convida para sessão de posse



A Academia de Letras do Triângulo Mineiro (ALTM) realizará nesta quarta-feira (30), a Sessão Solene de posse dos acadêmicos Gilberto Rezende, como titular da cadeira nº 19, ocupada pelo antecessor Dom Benedito de Ulhôa Vieira, cujo patrono é Artur Lobo.



Marta Zednik de Casanova, tomará posse como titular da cadeira nº 27, ocupada pela antecessora, a saudosa Terezinha Hueb de Menezes, cujo patrono é Machado de Assis. A posse dos dois está marcada para começar às 19h, no auditório da Associação Comercial e Industrial de Uberaba (Aciu), localizada na avenida Leopoldino de Oliveira, 3.433.

domingo, 27 de novembro de 2016

Cia FIT Uirapuru mostra talento no SESI


Harlequinade e Alice no País das Maravilhas são os espetáculos apresentados pela Companhia de Dança da Academia FIT Uirapuru, no Teatro SESI/Centro de Cultura José Maria Barra, em Uberaba, neste fim de semana. A primeira exibição neste sábado atraiu grande público. E neste domingo (27), às 19h30, tem bis!
                             
                                                                        Fotos Mauro Costa

Baseado na comédia del’art, Harlequinade é criação do antológico coreógrafo russo Petipa e estreou em 1900. Com música de Riccardo Drigo, foi o último ballet de sucesso coreografado por Petipa e estreou no Hermitage Teather em 1900. O ballet é baseado na comedia del'art, espetáculo muito popular entre os séculos XVI e XVII na Itália e na França de humor e personagens mascarados. O ballet conta as aventuras de Harlequin, Columbine, Pierrot e Pierrete e é o mais conhecido de Riccardo de Drigo, tendo gozado de muito sucesso que se fez sentir já na sua noite de estreia onde o público ficou encantado com as músicas. A canção Serenade, a qual é tida como a mais popular composta por Drigo, é do primeiro ato do ballet e tem diversas versões com várias vozes.



Alice - Quando decidiu seguir um coelho que estava muito atrasado, Alice caiu em um enorme buraco. Só mais tarde descobriu que aquele era o caminho para o País das Maravilhas, um lugar povoado por criaturas que misturam características humanas e fantásticas como o Gato, o Chapeleiro, a Lebre de Março, o Rato, Absolen, Rainha Branca e a Rainha de Copas e lhes apresentam enigmas.

Em Araxá


Falando em arte, o  grupo de Teatro dos alunos do SESI Uberaba se apresentou no 26°Encontro SESI de Artes Cênicas de Araxá. O grupo Engrenagens de Teatro do SESI apresentou o espetáculo Auto da Serra. Também foram convidados para conversar com a cantora Soraya Ravenle. O SESI estimula e incentiva a formação artística de seus alunos.

Eastwood dirige a grande estreia de dezembro







Dezembro começará especial para os cinéfilos que são fãs incondicionais de Clint Eastwood, ator e diretor que do alto de seus 86 anos exibe uma lucidez admirável. Vencedor do Oscar (“Sniper Americano”, “Menina de Ouro”) , Clint assina a direção do drama da Warner Bros. Pictures, "Sully: O Herói do Rio Hudson", estrelado pelo vencedor do Oscar Tom Hanks (“Ponte dos Espiões”, “Forrest Gump - O Contador de Histórias”) no papel do Capitão Chesley “Sully” Sullenberger.

Em 15 de janeiro de 2009, o mundo testemunhou o “Milagre no Hudson”, quando o Capitão “Sully” planou com seu avião danificado até cair nas águas geladas do Rio Hudson, salvando as vidas dos 155 passageiros a bordo. Contudo, apesar de Sully ser saudado pelo público e pela mídia por seu feito sem precedentes na história da aviação, inicia-se uma investigação que ameaça sua reputação e sua carreira.

"Sully: O Herói do Rio Hudson" também é estrelado por Aaron Eckhart (“Invasão à Casa Branca”, “Batman – O Cavaleiro das Trevas”) no papel do copiloto de Sully, Jeff Skiles e a indicada ao Oscar Laura Linney (“A Família Savage”, “Kinsey – Vamos Falar de Sexo”, da série de TV “The Big C”) no papel da esposa de Sully, Lorraine Sullenberger. 
Eastwood dirige o filme a partir de um roteiro de Todd Komarnicki, baseado no livro Highest Duty, de Sullenberger e Jeffrey Zaslow. O projeto está sendo produzido por Eastwood, Frank Marshall, Allyn Stewart e Tim Moore, com Kipp Nelson e Bruce Berman como produtores executivos.


O filme reúne Eastwood com vários de seus colaboradores frequentes, que mais recentemente trabalharam com o diretor no sucesso mundial “Sniper Americano”: o diretor de fotografia Tom Stern e o desenhista de produção James J. Murakami, ambos indicados ao Oscar por seus trabalhos em “A Troca”; a figurinista Deborah Hopper; e o editor Blu Murray. 
A Warner Bros. Pictures apresenta, em associação com a Village Roadshow Pictures, "Sully: O Herói do Rio Hudson", uma produção da Flashlight Films, Kennedy/Marshall Company e Malpaso. O filme, que tem estreia mundial marcada para 1º de dezembro de 2016, será distribuído pela Warner Bros. Pictures, uma empresa da Warner Bros. Entertainment Company e, em territórios selecionados, pela Village Roadshow Pictures.


Fonte: https://www.youtube.com/watch?v=2LgrsbIElcE

http://www.facebook.com/WarnerBrosPic...
http://www.sullyofilme.com.br

Biblioteca sedia atos pelos 25 anos da Baremblitt




A abertura oficial da programação que marcará os 25 anos da Fundação Baremblitt - CAPs Maria Boneca, na Biblioteca Pública de Uberaba, será nesta segunda-feira (28), às 19h, quando o doutor Jorge Bichuetti (foto), falará sobre "Cuidado e Acolhimento na Dor Psíquica - Saúde Mental - O Papel do Amor na Cura"
A Oficina Vivências - sonhos e mandalas será ministrada no dia 1º, das 19h às 21h, sendo necessário fazer inscrição pelo telefone (34) 3332 1900.
Para o dia 2, a programação destaca Oficina de Danças Circulares e Sagradas, das 9h às 10h30, com Graça Machado. A Vivência: olhar bioenergético sobre o corpo do professor- cuidando de quem cuida do outro está marcada para o dia 5, das 19h às 20h30 voltada para professores. Os interessados podem se inscrever através do telefone 3332-1900.
No dia 6 de dezembro acontece a Roda de Conversa – Os transtornos mentais na juventude, das 9h às 10h, na sala Multimeios da Biblioteca, e no dia 7 a palestra Esquizodrama – a juventude e as suas potencialidades, das 9h às 10h30. Para esta atividade o público-alvo é formado por adolescentes e as vagas são limitadas, com inscrições pelo telefone 3332-1900.
A programação especial se encerra com a palestra Vivência dos direitos humanos entre os moradores da residência terapêutica,  das 9h às 10h30,  aberta ao público.