sábado, 25 de março de 2017

Língua Afiada: Um dos que foi ou Um dos que foram?




Muitos falam e escrevem assim: o time tal foi um dos que "jogou" bem essa semana. E tenho observado que o equívoco tem se alastrado com muita força passando pelos redatores e chegando até a políticos adeptos aos discursos! O correto é O time tal foi um dos que jogaram bem essa semana.
Thaís Nicoleti diz que a construção “um dos que” é sempre um convite à confusão – as pessoas hesitam entre fazer o verbo concordar com “um” (ou “uma”) e fazê-lo concordar com o pronome “os” (ou “as”) que está contraído com a preposição “de”. Esse pronome demonstrativo (“os” nessa construção equivale a “aqueles”) é o antecedente do pronome relativo “que”, portanto, é com ele que se faz a concordância verbal. Ninguém diria “as que perdeu a disputa foram...”, portanto, também não se deve dizer “uma das que perdeu a disputa”.
Não há problema algum se uma pessoa ou outra cometa esse erro, mas ele não fica bem quando é cometido por exemplo, por comunicadores na TV, rádio ou jornal/revista e por políticos e/ou empresários na hora de falar em público. É essencial que eles estejam atentos, porque são multiplicadores.
O expert Sérgio Nogueira garante que a concordância deve ser feita no plural: “Ele é um dos que FIZERAM o trabalho”; “Ela é uma das atrizes que FORAM PREMIADAS no festival de Gramado”.

Até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário