terça-feira, 7 de março de 2017

SESI recebe peça que foca poder e assédio




Discurso sobre e incomunicabilidade humana são levados a cena no premiado espetáculo “Oleanna”, com  Luciana Fávero e Fernando Vieira, de autoria do dramaturgo David Mamet, que fará apresentação única em Uberaba, no próximo sábado (11),  às 20h, no Centro de Cultura José Maria Barra/Sesi, com entrada gratuita.
Sucesso de público e crítica, desde sua estreia em 2014 “Oleanna” não parou mais e caminha para sua 200ª apresentação. Realizou cinco temporadas no Rio de Janeiro, três em São Paulo, além dos circuitos Sesc e Sesi e Festivais como: Tiradentes, Porto Alegre em Cena, Garanhuns, Ilha Cumprida e Caxias do Sul. Em São Paulo realizou temporada no Sesc Pompeia onde rendeu o Prêmio Aplauso Brasil de Melhor espetáculo de Cia eleita pelo juri, além das indicações de Melhor Direção e Melhor Elenco e da Indicação do Premio APCA.
A proposta da peça consiste num espaço-confronto que envolve o espectador e o incita a dialogar, revendo conceitos nos temas abordados: poder, incomunicabilidade e o politicamente correto. "Oleanna" traz uma importante contribuição artística, política e social nos dias atuais, inspirando reflexões sobre poder, limite e comunicação.
No espetáculo, o público acompanha a impossibilidade de diálogo que se apresenta, além de ser testemunha das diferenças irreconciliáveis com que seres humanos se relacionam somadas às questões "politicamente corretas"; com que somos habituados e levados a conviver resultam numa total incompreensão e afastamento. A peça gerou diversas teses em vários países, reafirmando a importância da temática.
Desde a estreia a Cia realiza um debate com a plateia depois de cada apresentação. Esse debate foi crescendo, tomando consistência e se transformou numa ação tão importante quanto o próprio espetáculo, por tratar com o público assuntos tão controversos e instigantes, provocando além de uma catarse, a reflexão, o diálogo, dando a certeza da importância da comunicação direta. “Mamet dá um soco na boca do estômago... e no intelecto. Um malicioso e oportuno diálogo sobre assédio sexual e o politicamente correto. Pinter, Albee, Miller. Todos observam por sobre o ombro de Mamet.”

New York Times.Crítico Teatral
David Mamet é considerado um dos autores contemporâneos mais importantes da atualidade devido a características particulares de abordagem de temáticas atuais, da maneira questionadora com que trata assuntos delicados e conflituosos, pela maestria com que lida com diálogos "fragmentados"; e pela forma peculiar com que deixa a "decisão"; ou o "tomar partido" na mão do público, instigando, provocando, desafiando e tirando o fôlego da plateia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário