quarta-feira, 26 de julho de 2017

Circuito ou "circuíto"?? Qual é o certo?







Se a vendedora de uma loja fala "circuíto" causa um desconforto, mas é compreensível, agora na área da comunicação em rádio e TV, principalmente, o perdão é mais difícil rsrs Digo isso porque parte-se do princípio de que a forma como eles falam é a correta, pois repórteres e apresentadores estudaram para estar ali. E muitos acabam por multiplicar o erro. Mas para tudo há esperança. Achava-se que dificilmente as pessoas aprenderiam a falar gratuito e não "gratuíto" e já está melhor. Grande parte já absorveu. A palavra circuito é paroxítona. Assim, segundo as regras de acentuação da língua portuguesa, não deverá ser acentuada graficamente e deverá ser pronunciada corretamente com a tonicidade na sílaba cui (cir-cui-to). Circuito é uma linha exterior que delimita uma superfície, um contorno, um caminho que circunda. Também se refere a um itinerário organizado no âmbito de alguma atividade, como circuito com provas esportivas, circuito com monumentos turísticos de uma cidade, circuito elétrico com condutores da corrente elétrica. A palavra circuito deverá ser pronunciada como as palavras gratuito, fortuito, intuito, sendo a vogal u a vogal tônica. 

Exemplos: 

O piloto de Fórmula 1 completou o circuito em tempo recorde. 

Todo o circuito elétrico deverá ser revisto. 

O circuito turístico proposto para esta cidade está muito bom. 

A nossa língua, de fato, é complexa. Há muitas armadilhas, mas quem dedica um tempinho para leitura de veículos como a revista Veja e outros nessa linha, tende a errar menos tanto para falar como para escrever.
Agora, vamos combinar, há casos que demonstram mesmo falta de conhecimento da escrita, da pronúncia e às vezes até o significado de algumas palavras. Muitos como eu já devem ter ouvido a pessoa dizer "asterístico". O correto é asterisco. Também é comum a gente ouvir alguém dizer que tal evento é "beneficiente". Não é. O correto é beneficente. "Previlégio" também é um erro comum. O certo é privilégio. O mesmo acontece com "impecilho". A forma correta é empecilho. E por aí vai... Para minimizar essas gafes é que essa coluna existe. Não há intenção de denegrir ou desmerecer ninguém, apenas trazer dicas para que mais pessoas possam saber se estão falando certo ou errado..

Nenhum comentário:

Postar um comentário