sexta-feira, 13 de outubro de 2017

Sesc traz projeto Sonora a Uberaba




Nesta sexta-feira, 13, ABandinha, de Manaus, é a atração em Uberaba, a partir das 19h30, no Espaço da Diversidade Cultural do Sesc Uberaba, localizado na Praça Estevão Pucci. Evento faz parte da grande caravana do Sonora Brasil, que desembarcou no Triângulo Mineiro nesta quinta-feira, 12, com o Quinteto de Metais da UFBA que apresentou um concerto didático e de altíssimo nível. Neste sábado, 14, será a vez de o público conferir o trabalho da Sociedade Musical União Josefense (SC). Quem encerra a programação no município é Corporação Musical Cemadipe (GO), neste domingo, 15. Todas as atrações ocorrem a partir das 19h30 e com entrada gratuita.
Consagrado como o maior projeto de circulação musical do país, o Sonora Brasil, a cada biênio, aborda duas novas temáticas. Para 2017/2018, serão apresentados: Na pisada dos cocos e Bandas de Música: formações e repertórios, desenvolvidos com a participação de quatro grupos cada um. Até o fim de 2017, o projeto promoverá 420 concertos de música regional brasileira, em 108 cidades, incluindo municípios fora dos grandes centros urbanos.

ABandinha (AM)
Grupo formado, em 2015, por músicos da cidade de Manaus, capital do estado do Amazonas, inspirado na Bandinha de Altamiro Carrilho, que era caracterizada como uma formação compacta, composta pelos naipes de madeiras, metais, percussão e um instrumento harmônico, o banjo, e que nas décadas de 1950 e 1960 fez grande sucesso nas rádios tocando repertório de valsas, choros, maxixes, marchas-rancho e outros ritmos populares. A sonoridade do grupo e o repertório também fazem referência aos antigos ranchos carnavalescos que precederam os blocos de Carnaval e as Escolas de Samba no Carnaval carioca, dos quais Ameno Resedá é o mais lembrado até hoje.

Sociedade Musical União Josefense (SC)
Fundada em 1876, a partir da fusão de três antigas bandas, a União Josefense é uma das mais antigas do estado de Santa Catarina e está sediada na cidade de São José, na Grande Florianópolis. Formada por 28 músicos, desenvolve repertório variado, transitando por arranjos e adaptações de música popular e erudita, mas também domina repertórios tradicionais que envolvem marchas, hinos, dobrados e músicas ligadas a festividades religiosas.


Corporação Musical Cemadipe (GO)
A Corporação Musical Cemadipe é uma banda formada por jovens de Aparecida de Goiânia, cidade localizada na região metropolitana de Goiânia, capital do estado de Goiás. A criação do grupo, em 2005, ocorreu como uma proposta de educação musical baseada em referências comumente encontradas em cidades do interior do Brasil. No caso deste grupo, é realizado um trabalho bastante sistematizado e embasado teoricamente pelo fato de ter à frente um maestro/professor com formação acadêmica.

Sobre o Sonora Brasil
Criado em 1998, o Sonora Brasil é uma iniciativa do Departamento Nacional do Sesc e tem o objetivo de divulgar grupos tradicionais que trabalham com músicas não comerciais e valorizar a cultura regional, além formar novos ouvintes e plateias. A seleção dos artistas e a definição das temáticas é feita por uma curadoria nacional, formada por profissionais do Sesc de todo o país.

O projeto possibilita ao público o contato com a diversidade da música brasileira e contribui para o conjunto de ações desenvolvidas pela instituição. A proposta é despertar um olhar crítico sobre a produção e sobre os mecanismos de difusão de música no país. Todas as apresentações são essencialmente acústicas, valorizando as especificidades das obras e de seus intérpretes.

SERVIÇO
Sonora Brasil 2017 - Bandas: formações e repertórios, em Uberaba
Data: Até 15 de outubro
13/10, às 19h30: Abandinha (AM)
14/10, às 19h30: Sociedade Musical União Josefense (SC)
15/10, às 19h30: Corporação Musical Cemadipe (GO)
Local: Espaço da Diversidade Cultural do Sesc Uberaba (Praça Estevão Pucci 386)
Entrada gratuita



Nenhum comentário:

Postar um comentário