quarta-feira, 14 de junho de 2017

Violoncelada destaca Peirópolis até sábado




Público que superlotou o Teatro Sesi Uberaba nesta quarta-feira (14) assistiu a um concerto espetacular da Orquestra Municipal de Uberaba, sob a regência do maestro Eliézer Thiago, anunciando a primeira Violoncelada em Peirópolis, com direção artística do violoncelo e professor Kayami Satomi, que fez mestrado na Escola Superior de Música de Münster, na Alemanha.  


O violoncelo foi protagonista com os solistas Kayami Satomi (UFU – Uberlândia/MG),  e Gabriel Gonçalves, acompanhados pela Orquestra, sob a regência do maestro Eliézer. Kayami disse antes do concerto começar que o festival deixará marcas indeléveis em seus participantes e em quem assistir. Emocionado ao ver o teatro lotado não escondeu sua surpresa e a sensação de que valeu a pena cada minuto para organizar o evento que homenageia Ernani Aguiar, nascido em 1950, no Rio de Janeiro, e é um dos musicistas de maior atividade atualmente no Brasil, como compositor, regente, professor e pesquisador.

No repertório do concerto desta quarta, o Concerto para Dois Violoncelos em Sol menor do compositor Antonio Vivaldi, além do Concerto para violoncelo do compositor Georg Matthias Monn e outras obras de peso do universo musical brasileiro e mundial.
Foi um dos concertos mais importantes para a Orquestra Municipal, que inclusive completa um ano com o apoio da Prefeitura de Uberaba, por meio Fundação Cultural. 
O restaurante e Choperia Caçarola do Dino e a Pousada Dona Ilza são alguns dos apoiadores da Violoncelada Peirópolis, que  consta de concertos e recitais gratuitos abertos à comunidade diariamente no auditório. Além de Kaiami e Gabriel, estão na cidade para o festival os mestres Matias de Oliveira Pinto (Alemanha), Hugo Pilger (UniRio– Rio de Janeiro/RJ) e Eduardo Swerts (Orquestra Filarmônica de Minas Gerais)


O concerto de encerramento acontecerá no sábado, 17, às 16h, no gramado do Museu em Peirópolis, em que todos os alunos formarão uma Orquestra de Violoncelos.
Quem diz que em Uberaba penas shows de música com letras deprimentes, que denigrem homens e mulheres, ou repletas de palavras com duplo sentido lotam teatro, a partir de agora deve pensar duas vezes. Há espectadores ávidos por shows de qualidade em Uberaba e não são poucos. 


SERVIÇO 
Violoncelada Peirópolis
Concertos e recitais gratuitos e abertos à comunidade diariamente no auditório 
Concerto final: sábado, dia 17, às 16h, no gramado do Museu.
Realização: ArtCello Produção Cultural LTDA e Fundação Cultural de Uberaba,  com parcerias do Teatro SESI, Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM), Associação dos Amigos do Sítio Paleontológico de Peirópolis, Complexo Cultural e Científico de Peirópolis, Prefeitura Municipal de Uberaba, Pousada Dona Ilza, Restaurante Estação Peirópolis, Restaurante e Choperia Caçarola do Dino, Espaço Arte Café Sorveteria, Casa do Turista de Peirópolis, Laura Millya Arte e Fotografia, UDI CelloEnseble, Curió e Dexigngráfico
Entrada franca