sexta-feira, 13 de outubro de 2017

Sesc traz projeto Sonora a Uberaba




Nesta sexta-feira, 13, ABandinha, de Manaus, é a atração em Uberaba, a partir das 19h30, no Espaço da Diversidade Cultural do Sesc Uberaba, localizado na Praça Estevão Pucci. Evento faz parte da grande caravana do Sonora Brasil, que desembarcou no Triângulo Mineiro nesta quinta-feira, 12, com o Quinteto de Metais da UFBA que apresentou um concerto didático e de altíssimo nível. Neste sábado, 14, será a vez de o público conferir o trabalho da Sociedade Musical União Josefense (SC). Quem encerra a programação no município é Corporação Musical Cemadipe (GO), neste domingo, 15. Todas as atrações ocorrem a partir das 19h30 e com entrada gratuita.
Consagrado como o maior projeto de circulação musical do país, o Sonora Brasil, a cada biênio, aborda duas novas temáticas. Para 2017/2018, serão apresentados: Na pisada dos cocos e Bandas de Música: formações e repertórios, desenvolvidos com a participação de quatro grupos cada um. Até o fim de 2017, o projeto promoverá 420 concertos de música regional brasileira, em 108 cidades, incluindo municípios fora dos grandes centros urbanos.

ABandinha (AM)
Grupo formado, em 2015, por músicos da cidade de Manaus, capital do estado do Amazonas, inspirado na Bandinha de Altamiro Carrilho, que era caracterizada como uma formação compacta, composta pelos naipes de madeiras, metais, percussão e um instrumento harmônico, o banjo, e que nas décadas de 1950 e 1960 fez grande sucesso nas rádios tocando repertório de valsas, choros, maxixes, marchas-rancho e outros ritmos populares. A sonoridade do grupo e o repertório também fazem referência aos antigos ranchos carnavalescos que precederam os blocos de Carnaval e as Escolas de Samba no Carnaval carioca, dos quais Ameno Resedá é o mais lembrado até hoje.

Sociedade Musical União Josefense (SC)
Fundada em 1876, a partir da fusão de três antigas bandas, a União Josefense é uma das mais antigas do estado de Santa Catarina e está sediada na cidade de São José, na Grande Florianópolis. Formada por 28 músicos, desenvolve repertório variado, transitando por arranjos e adaptações de música popular e erudita, mas também domina repertórios tradicionais que envolvem marchas, hinos, dobrados e músicas ligadas a festividades religiosas.


Corporação Musical Cemadipe (GO)
A Corporação Musical Cemadipe é uma banda formada por jovens de Aparecida de Goiânia, cidade localizada na região metropolitana de Goiânia, capital do estado de Goiás. A criação do grupo, em 2005, ocorreu como uma proposta de educação musical baseada em referências comumente encontradas em cidades do interior do Brasil. No caso deste grupo, é realizado um trabalho bastante sistematizado e embasado teoricamente pelo fato de ter à frente um maestro/professor com formação acadêmica.

Sobre o Sonora Brasil
Criado em 1998, o Sonora Brasil é uma iniciativa do Departamento Nacional do Sesc e tem o objetivo de divulgar grupos tradicionais que trabalham com músicas não comerciais e valorizar a cultura regional, além formar novos ouvintes e plateias. A seleção dos artistas e a definição das temáticas é feita por uma curadoria nacional, formada por profissionais do Sesc de todo o país.

O projeto possibilita ao público o contato com a diversidade da música brasileira e contribui para o conjunto de ações desenvolvidas pela instituição. A proposta é despertar um olhar crítico sobre a produção e sobre os mecanismos de difusão de música no país. Todas as apresentações são essencialmente acústicas, valorizando as especificidades das obras e de seus intérpretes.

SERVIÇO
Sonora Brasil 2017 - Bandas: formações e repertórios, em Uberaba
Data: Até 15 de outubro
13/10, às 19h30: Abandinha (AM)
14/10, às 19h30: Sociedade Musical União Josefense (SC)
15/10, às 19h30: Corporação Musical Cemadipe (GO)
Local: Espaço da Diversidade Cultural do Sesc Uberaba (Praça Estevão Pucci 386)
Entrada gratuita



quarta-feira, 11 de outubro de 2017

Foyer do Sesi exibe Entre Linhas







Foi aberta no dia 7 deste mês e permanecerá até dezembro no Foyer do Tratro Sesi Uberaba as obras de Suze Vilas Boas. São linhas que se cruzam, se movimentam, se contorcem. Saem de um ponto a outro, dos espaços vazios, do emaranhado de pontos, do silêncio, da parede em branco, entrelaçando, acompanhando, escutando, refazendo. 
Na apresentação, Suze diz que a vida começa por um fio, nasce das entrelinhas, e quando menos se espera, ganham forma, ganham vida, uma nova oportunidade de serem vistas. 
À Rede Vitoriosa, Suze contou que após se aposentar como bancária em 2004, passou a expor seus trabalhos artísticos em diversos cantos do Brasil. Ela explica que este é um projeto ainda é novo e espera diferentes reações do público. “Como é um desenho cheio de linhas, cada pessoas vai enxergar uma coisa diferente. Quero ver o impacto que a obra terá para cada pessoa, qual é a sensação que transmite”, contou a artista.
A classificação é livre e a entrada gratuita.

domingo, 8 de outubro de 2017

Língua Afiada: ele foi um dos que jogou ou um dos que jogaram?


Quando ouvimos algo que soa estranho, na maioria das vezes é porque está errado. Muitos falam e escrevem assim: o time tal foi um dos que jogou bem essa semana. Errado! O time tal foi um dos que jogaram bem essa semana. 

Thaís Nicoleti diz que a construção “um dos que” é sempre um convite à confusão – as pessoas hesitam entre fazer o verbo concordar com “um” (ou “uma”) e fazê-lo concordar com o pronome “os” (ou “as”) que está contraído com a preposição “de”. Esse pronome demonstrativo (“os” nessa construção equivale a “aqueles”) é o antecedente do pronome relativo “que”, portanto é com ele que se faz a concordância verbal. Ninguém diria “as que perdeu a disputa foram...”, portanto também não se deve dizer “uma das que perdeu a disputa”. Não há problema algum se uma pessoa ou outra cometa esse erro, mas ele não fica bem quando é cometido por um repórter de TV, rádio ou jornal impresso. É essencial que eles estejam atentos, porque são multiplicadores. 

O expert Sérgio Nogueira garante que a concordância deve ser feita no plural: “Ele é um dos que fizeram o trabalho”; “Ela é uma das atrizes que foram premiadas no festival de Gramado”.

Outro equívoco frequente é quando a pessoa quer citar número de visualizações acima de um milhão. Já ouvi muitos dizerem que a personalidade tem postagens com mais de duas milhões de visualizações. Sérgio Rodrigues que assina blog na Veja diz que está errado. Neste caso, prevalece o gênero masculino de milhão, como ocorre também com bilhão, trilhão e assim por diante.

Isso se dá porque milhão, que gramaticalmente é um numeral mesmo, se aproxima nesse caso dos substantivos cento e milhar, masculinos, ou dúzia e dezena, femininos, que são chamados de “coletivos numerais” por seu papel de quantificação. Estes, como milhão, bilhão e o resto da turma, fazem valer seu próprio gênero sobre o dos elementos quantificados: “dois centos de mariolas”, “dois milhares de folhas”, “uma dúzia de ovos”.

Monumento Viva Uberaba faz um ano


Há um ano a cidade ganhou o monumento Viva Uberaba, na rotatória do Shopping Uberaba, e neste mês ele estará iluminado de cor-de-rosa, em apoio ao Outubro Rosa, campanha mundial para disseminar informações sobre o câncer de mama. O letreiro é uma homenagem do Shopping à cidade com o objetivo de promover interação com as pessoas e criar uma nova atração turística. Desde a inauguração, tem sido o cenário escolhido pelas pessoas para declarar seu o amor a Uberaba por meio de fotos, seja por uberabenses ou por visitantes que reúnem os amigos no monumento para eternizar suas lembranças. Cada vez mais o local se consolida como point para os uberabenses, em especial,  demonstrarem a sua cumplicidade com a cidade. Paralelamente, a cor da luz no letreiro também chama atenção das pessoas para importantes campanhas de conscientização, como Outubro Rosa, Novembro Azul, Setembro Verde, Maio Amarelo e outras.

Projeto - Assinado pela CLA Programação Visual, do Rio de Janeiro, dirigido por Cynthia Araújo, o projeto do Viva Uberaba foi elaborado pelo designer Pedro Paiva. Para atender à solicitação dos empreendedores do Shopping, a CLA  criou o monumento  para ser  visualizado e lido nos dois sentidos da avenida Santa Beatriz. Para evitar que o verso interferisse na leitura,  o designer desenvolveu a ideia empregando dois letreiros rebatidos, separados por uma divisória espelhada em aço inox polido, que tanto proporciona profundidade às letras quanto dá a impressão de transparência. O letreiro ganhou iluminação com tecnologia LED em cada letra, possibilitando iluminá-lo em momentos diferentes de várias cores.

Sobre o Outubro Rosa

O câncer de mama é uma doença grave. Quanto mais cedo for detectado, maior a chance de cura. Tipo mais comum entre as mulheres no mundo e no Brasil, o câncer de mama responde por mais de 25% dos casos novos a cada ano.  A principal arma dessa luta é a mamografia. Em 95% dos casos há cura. O autoexame também é importante e pode ser feito visualmente e por apalpação. Em 19 de outubro, é celebrado o Dia Internacional do Câncer de Mama, data que relembra a importância de prevenir e tratar a doença.