sexta-feira, 16 de dezembro de 2016

ALTM homenageia parceiros em noite memorável

A Academia de Letras do Triângulo Mineiro, presidida por Ilcea Borba Marquez, em noite de confraternização nesta quinta-feira (15), na Casa do Folclore, aberta pelo mais recente membro da ALTM, Gilberto Rezende, reuniu imortais e convidados para a devida comemoração das realizações e efetivas parcerias no biênio 2015/2016. Durante o evento, receberam o “Diploma de Honra ao Mérito” aqueles que contribuíram de forma altamente eficaz para o alcance dos objetivos e ações da ALTM

                                                                                          Fotos Francis Prado
                          Fernando recebe o diploma das mãos do escritor Pedro Lima

Fernando Carlos Hueb de Menezes, chefe de gabinete da PMU, que sempre esteve pronto para buscar soluções econômicas, mesmo em épocas de restrição de gastos enfrentada pela prefeitura. Ele lembrou os constantes pedidos de sua mãe, a saudosa escritora Terezinha Hueb de Menezes, para lutar pela sede própria da ALTM. 

                                                                                                                                         


Marcelo Palmério, reitor da Uniube, também recebeu o diploma, pois está presente nas conquistas acadêmicas como a Edição da Revista Convergência nº 30; a retomada do Projeto Sessão Arte; o contrato de comodato de 10 anos do Casarão da rua Lauro Borges, 347. 




                  Dutra entre Maria Antonieta Borges Lopes e Ilcea Borba Marquez


Ainda mereceu a homenagem, o vereador Luiz Humberto Dutra pela inclusão e aprovação no orçamento municipal de verba para a ALTM. Ilcea apresentou o seu sincero agradecimento a todos os participante e homenageados.

terça-feira, 13 de dezembro de 2016

Cine UFTM exibe Che, O Argentino





O projeto de extensão universitária, Cine Cultura UFTM, uma iniciativa do curso de História da Universidade Federal do Triângulo Mineiro, em Uberaba (MG), exibirá nesta sexta-feira (16), às 19h, no Cine Urbano Salomão, o filme Che, O Argentino, dirigido por Steven Soderbergh, com Benicio Del Toro, Demián Bichir, Rodrigo Santoro, Santiago Cabrera, Kahlil Mendez, Julia Ormond, Jorge Perugorría, Catalina Sandino Moreno. A entrada é gratuita. 



O longa retrata não apenas a importância histórica da derrubada de Fulgêncio Batista, mas também faz jus ao espírito revolucionário de uma das figuras mais emblemáticas do século 20: Ernesto Guevara Serna, o “Che”. 
É basicamente um filme de idéias políticas: desde o histórico primeiro encontro entre Fidel e Che até o plano final, esta produção se preocupa em estabelecer o protagonista como um homem de princípios, como alguém que não se interessa pela luta armada por ter uma personalidade violenta ou por gostar de adrenalina, mas sim por amar profundamente os camponeses que sofrem sob o jugo imperialista que, no período pós-Guerra, caracterizou a principal estratégia econômica norte-americana na América Latina.
Para o professor doutor Wagner da Silva Teixeira e os estudantes do curso de História da UFTM, Priscilla Sathler e José Luiz Pollo, que coordenam o projeto, o cinema é uma arte, como toda arte retrata a realidade por meio da ficção, por vezes a arte mostra a verdade/realidade de forma mais franca e contundente do que a História. 
A sociedade contemporânea incorporou o cinema, o sistema econômico fez dele parte da chamada indústria cultural. Apesar disso, temos muitos exemplos de filmes realizados de forma extremamente cuidadosa, independente dos grandes estúdios e que procuram retratar aspectos relevantes do mundo atual e tempos passados de forma crítica, desnudando características e questões que muitas vezes a sociedade prefere encobrir. Além disso, o cinema é um importante instrumento pedagógico, que bem utilizado, pode contribuir e muito com o processo de formação escolar/acadêmica de nossos alunos.
O projeto pretende construir um canal de comunicação entre a Universidade e a Comunidade através do cinema. Escolher filmes que estejam fora dos circuitos comerciais, que sejam raros e tragam uma contribuição efetiva à arte e à História do Cinema. Exibir filmes de qualidade, que estimulem uma reflexão crítica e profunda sobre a realidade atual, bem como, sobre a história do Brasil. Debater e analisar os filmes a partir de uma perspectiva crítica. Realizar mostras de filmes sobre temas relevantes para a compreensão da sociedade e da inserção dos homens no tempo. Abordar o cinema com um instrumento pedagógico de formação pessoal, intelectual e acadêmica.
O público alvo é formado por integrantes da Comunidade Acadêmica da UFTM, comunidade em geral e, é claro, os amantes e admiradores da sétima arte.

segunda-feira, 12 de dezembro de 2016

SESI Uberaba abre programação de Natal



O espetáculo “A História da Bolsa Amarela” com o grupo Engrenagens de Teatro, abriu a programação de Natal do SESI Uberaba/Centro de Cultura José Maria Barra, nesta segunda-feira (12).  

O supervisor técnico do SESI, Diógenes Marques, diz que nesta terça-feira (13), às 20h, subirá ao palco do Teatro SESI, o Coral Canário da Terra. O coral é formado por jovens músicos de projeto  sociocultural da unidade, desenvolvido com recursos do Ministério da Cultura, que há três anos vem revelando grandes talentos. No repertório, músicas populares e natalinas. Será às 20h, com entrada gratuita limitada por ordem de chegada. 



O concerto de encerramento das atividades de 2016 do Projeto Maracanã  é o programa desta quarta-feira (14). A formação resulta das atividades de ensino de instrumentos de cordas friccionadas iniciados no segundo semestre de 2014 em Uberaba. O supervisor cita que o projeto atende 24 crianças matriculadas na rede pública de ensino com atividades de aulas de violino, viola, violoncelo e contrabaixo, além de aulas complementares para a formação musical: musicalização, canto coral, expressão corporal e percepção rítmica com a pianista Cristina Arruda e regente Rosana Caetano. O projeto vem sendo realizado nos últimos anos por meio de contribuições espontâneas de pessoas físicas e jurídicas uberabenses.



O projeto artístico musical Los Maias, liderado pelo professor e compositor Aulete Maia com os professores e músicos Thiago Costa e Rodrigo Leite, é o programa da quinta-feira (14),  às 19h. No formato de trio, os integrantes utilizam variadas fontes sonoras para preencher as canções e temas. Samplers e loops pré-gravados ou feitos em tempo real conferem uma amplitude e preenchimento das camadas sonoras com muita criatividade e bom gosto. Com um repertório variado que vai de MPB e Pop ao Jazz e ritmos brasileiros, Diógenes comenta que o Projeto Los Maias procura divulgar a música instrumental e vocal da cidade com muita originalidade e pesquisa, além de vislumbrar novas possibilidades de timbres e formações instrumentais dentro do contexto musical contemporâneo e apresentação de Viola e Violão com os alunos do curso de música da Escola de Cultura SESI.


A Banda Clave de Sol se apresentará na sexta-feira (16) fechando a programação de Natal da unidade. Segundo Diógenes, a banda é um projeto sociocultural do SESI, desenvolvido com recursos do Ministério da Cultura, onde têm surgido músicos de inquestionável talento. Com regência a cargo do maestro Reginaldo Costa, conta com os professores Rodrigo Quintino (percussão) e professores de instrumentos de sopro: Darci Silva e Uebert, além dos músicos: Rafael José da Silva, Lucas Daniel Soares de Oliveira, Yuri Vieira Silva, Thayna Gonçalves Ribeiro, Lucas Gabriel Ribeiro Silva, Rayssa Silva Maximiano, Felipe Morais Alves, Diva Silva Prates, Bianca Desiderio Oliveira, Érica Gonçalves Pereira, Peterson Cristiano Gonçalves e Najara Roel Zago.




Programação

Dia 12/12 (segunda) às 15h
A História da Bolsa Amarela
Teatro SESI Uberaba – Centro de Cultura José Maria Barra
Entrada gratuita limitada por ordem de chegada
Classificação Livre

Dia 13/12 (terça) às 20h
Coral Canário da Terra
SESI Uberaba – Centro de Cultura José Maria Barra
Entrada gratuita, limitada por ordem de chegada
Classificação Livre

Dia 14/12 (quarta) às 20h
Orquestra de Cordas Maracanã
SESI Uberaba – Centro de Cultura José Maria Barra
Entrada gratuita limitada por ordem de chegada
Classificação Livre

Dia 15/12 (quinta) às 19h
Trio Los Maias
SESI Uberaba – Centro de Cultura José Maria Barra
Entrada gratuita limitada por ordem de chegada
Classificação Livre

Dia 16/12 (sexta) às 20h
Banda Clave de Sol
SESI Uberaba – Centro de Cultura José Maria Barra
Entrada gratuita limitada por ordem de chegada
Classificação Livre